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Controle a pressão dos seus pneus

Controle a pressão dos seus pneus

  • Como se deve ajustar a pressão dos pneus em circuito?
    A pressão dos pneus em circuito depende de distintos fatores como as características do veículo, as condições de circulação e o estilo de condução. Deve-se baixar ligeiramente a pressão recomendada para utilização normal em estrada.Por motivos de segurança não se deve baixar mais de 0,4 bar "respeitante à pressão recomendada para utilização normal em estrada, sobretudo se circula a alta velocidade.
    Por outra parte, uma diminuição importante pode afetar a precisão da condução devido à diminuição da rigidez do pneu".
    Para baixas superiores a 0,4 bar recomendamos consultar um especialista.
  • Que controlo se deve realizar nos pneus antes de voltar à estrada após uma jornada em circuito?
    Haverá que comprovar que a pressão se situe no valor adequado e que não seja visível nenhum elemento da estrutura do pneu (desgaste, anomalia, golpe, etc.)
  • Com que frequência se deve controlar a pressão dos pneus em circuito?
    Durante a fase de aquecimento, a pressão aumentará volta após volta até que o pneu alcançe a sua temperatura ótima de funcionamento. Por isso é conveniente ajustar a pressão depois de cada sessão (3-4 voltas) para tentar ajustar a pressão correta de funcionamento.
  • Com que tipo de aparelho se deve controlar a pressão dos pneus em circuito?
    Recomendamos um manómetro de qualidade.
  • Qual é a pressão ótima de funcionamento para rodar em circuito com pneus tipo MICHELIN Pilot Sport 4 ou o MICHELIN Pilot Super Sport?
    Para os pneus MICHELIN de estrada recomendamos uma pressão de 0,3 bars acima da pressão standard recomendada a frio. Se a pressão é demasiado baixa, o pneu pode ficar demasiado macio, pode-se perder resposta na direção ou pode provocar desgaste anormal. Se for demasiado alta pode reduzir a aderência e até provocar um aquecimento excessivo do pneu.
  • Qual é a pressão ótima de funcionamento para rodar com pneus de circuito homologados tipo MICHELIN Pilot Sport Cup 2?
    Em circuito, é conveniente começar sempre com a pressão recomendada para UTILIZAÇÃO EM ESTRADA e aquecer volta após volta, de forma gradual, os pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2.
    Depois de várias voltas a velocidade constante, se ajustará a pressão para atingir os níveis ótimos.
    PNEUS AQUECIDOS
    A pressão ótima dos pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2 situa-se entre 2,3 e 2,7 bar, segundo o veículomemo circuito. No entanto, alguns fabricantes recomendam uma pressão acima dos 2,7 bar.
    PNEUS FRIOS
    Não se deve utilizar uma pressão abaixo de 1,9 bar.
    Para otimizar a duração dos pneus MICHELIN Pilot Sport Cup 2, a Michelin recomenda usar uma pressão mínima entre 2,0 e 2,4 bar.
    ATENÇÃO!
    É conveniente verificar regularmente o estado dos flancos exteriores. Em caso de desgaste poderia significar que a pressão é DEMASIADO BAIXA. Neste caso haveria que incrementar pelo menos +0,2 bar para melhorar a aderência e otimizar a duração dos pneus em circuito.
    Antes de regressar à estrada depois do circuito, uma vez que os pneus arrefeceram, é importante voltar a ajustar a pressão recoemndada pelo fabricante para utilização em estrada.
  • Em circuito, deve-se modificar a pressão em função do solo: seco ou molhado?
    "Com solo molhado recomenda-se subir a pressão de rodagem em circuito em 0,2 ou 0,3 bar".
    "Para incrementos superiores recomendamos consultar um especialista".
  • Porque é que é necessária mais pressão (entre 0,5 e 1 bar) num pneu de chuva em comparação com um pneu liso para obter um rendimento ótimo?
    Nem sempre é recomendável aumentar a pressão a quente dos pneus chuva para um rendimento ótimo.
    Pelo contrário, para obter pressões a quente equivalentes tem de se partir de pressões mais elevadas a frio, devido ao arrefecimento caisado pela água no circuito. Nalguns casos, pode ser que seja necessário utilizar pressões mais elevadas para combater o frnómeno aquaplaning.
  • É conveniente insuflar os pneus com nitrógenio para utilização em circuito?
    Pode-se insuflar com nitrogénio mas não é necessário. O nitrogénio trava o aumento da pressão. Para além disso as características termodinâmicas do nitrogénio não são suficientemente distintas das do ar. E muito menos não esquecer que o ar é composto por 78% de nitrogénio. Recomendamos utilizar ar o mais seco possível.

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