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Inovação e Tecnologia

Inovação e Tecnologia

  • Em média, quanto tempo é preciso para passar de uma solução técnica eficaz em circuito que passe a ser um protótipo para um pneu de série?
    Tudo depende da tecnologia, mas tal como demonstra a história, as melhorias levadas a cabo no circuito aplicam-se de forma sistemática aos pneus de estrada. Prova disso, é a zona de contacto variável criada pela Michelin para a Fórmula 1 que mais tarde foi utilizada nas 24 horas de Le Mans.
    A zona de contacto variável permite uma repartição homogénea da pressão e da temperatura na superfície de contacto.Mesmo que a forma da zona de contacte mude, a quantidade de borracha em contacto com o solo continua a ser a mesma.
    Foi necessário um ano e meio para levar esta tecnologia da Fórmula 1 e competição de resistência para os pneus de utilização normal, com um modelos de altas performances apto para uso diário. Assim nasceu o pneu MICHELIN Pilot Super Sport, bastante apreciado pelos donos de super desportivos.
  • O que é a resistência ao rolamento e quais são os últimos avanos tecnológicos desenvolvidos na competição para minimizá-la?
    A resistência ao rolamento é o efeito gerado pela perda de energia por causa das deformações do pneu. É produzida uma força contrária ao rolamento do pneu, quer dizer, à deslocação do veículo. Em média, 1 em cada 5 reabastecimentos é consumido derivado da resistência ao rolamento.
    Exploram-se múltiplas áreas para reduzir esta perda de energia: a arquitetura do pneu, a composição de borracha e o peso do pneu. Convidamo-lo a descobrir na nossa página "Tudo sobre o pneu" para mais informação a este respeito.
    06/2013 - Pneus desportivos - club911.net
  • De que modo se pode encontrar nos pneus para o grande público, sobretudo, nos veículos 4X4 concebidos para a condução fora de estrada, as tecnologias empregues nos pneus de competição? São utilizadas exatamente as mesmas tecnologias, matérias-primas ou processos de fabrico?
    A competição é um banco de ensaios fantástico para a Investigação e Desenvolvimento da Michelin. É o nosso laboratório de condições extremas que nos permite analisar o comportamento de um pneu em condições muito duras para compreender e estabelecer um modelo dos pontos de funcionamento.
    No Campeonato do Mundo de Rally (WRC), os veículos são similares quanto às características básicas (peso, potência, etc.) e os pneus têm piso, pelo que apresentam similitudes com os pneus de um carro standard. Assim, podemos desenvolver pisos nos pneus durantes os nossos testes no WRC para verificar que resistirão numa utilização fora da competição.
    Para além disso, a resistência extrema aos choques dos pneus do WRC permite-nos desenvolver determinadas tecnologias nos pneus de estrada. Nas corridas de resistência, o estudo dos pneus permite-nos entender melhor os mecanismos geradores da aderência em seco.
    Também, as tecnologias de otimização da superfície de contacto (rasto) sob os efeitos da pressão e diferentes esforços (longitudinais e laterais) são obtidas diretamente da competição. Vemo-las, por exemplo, no novo MICHELIN Pilot Sport Cup 2. Podemos, igualmente, mencionar o pneu MICHELIN Pilot Super Sport, onde adotámos a tecnologia Bi-compound: uma nova combinação de borrachas distintas entre as partes direita e esquerda da banda de rolamento.
    No lado exterior conta com um elastómero exclusivo reforçado com negro de carbono que foi provado nas 24 horas de Le Mans e que permite uma resistência extrema nas curvas fechdas. No lado interior, a última geração de elastómero com grande aderência em superfície molhada permite adaptar-se às irregularidades da estrada e romper com a película de água.
  • Nas 24 horas de Le Mans todas as equipas e os seus veículos recebem o mesmo tratamento por parte da Michelin?
    Sem dúvida. O respeito pelo cliente é um dos valores do Grupo Michelin. A Michelin sempre se comprometeu a oferecer a todas as equipas de competição o mesmo nível de serviço e qualidade.

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