PneusPneus CONSELHOSCONSELHOS DISTRIBUIDORESDISTRIBUIDORES

Manutenção dos pneus de circuito e estrada

Manutenção dos pneus de circuito e estrada

  • Que controlo se deve realizar nos pneus antes de voltar à estrada depois de uma jornada em circuito?
    Há que comprovar que a pressão esteja no valor adequado e que não seja visível nenhum elemento da estrutura do pneu (desgaste, anomalia, golpe, etc.).
  • Quais são os sinais de desgaste anormal dos pneus em circuito e como afeta a geometria do meu carro ou da condução?
    Os esforços produzidos pela rodagem em circuito implicam um desgaste mais rápido e diferente à de uma utilização em estrada. Normalmente, os esforços repetitivos nas curvas provocam um desgaste frequentemente importante na parte exterior do pneu. Um desgaste anormal seria as lonas do pneu ficarem a descoberto na sua zona exterior e,ou interior. O desgaste na zona exterior do pneu é produzido por uma condução agressiva com forte subviragem. O desgaste na parte interior é produzido pelas adaptações na geometria do veículo.
  • Porque é que os indicadores de desgaste situam-se nas ranhuras interiores dos pneus e não no exterior?
    Os indicadores de desgaste encontram-se no interior porque a legislação (código da estrada e anexos) assim o determina:
    Indicadores do desgaste do piso
    - No caso dos pneus para automóveis particulares, o piso do pneu deve incluir, pelo menos, seis filas transversais de indicadores de desgaste, dispostas aproximadamente a intervalos iguais e situadas nas ranhuras largas da zona central do piso que cobre, aproximadamente, três quartos da largura do piso.
    - Os indicadores de desgaste do piso devem ser de molde para não poderem ser confundidos com as saliências de borracha entre os frisos ou blocos do piso.
    - Os indicadores de desgaste do piso devem advertir visualmente quando a profundidade das ranhuras correspondentes do piso estiver reduzida a 1,6 mm, com uma tolerância de + 0,6 / -0 mm.
    Os pneus devem apresentar sobre toda a superfície de rolamento ranhuras visíveis. Não deve aparecer nenhum cabo ou fio metálico em toda a superfície, nem o fundo da ranhura dos pneus. Para além disso, estes não devem apresenta denhum desgaste profundo nos lados.
  • Se o pneu está com 2 mm abaixo do indicador de desgaste no interior, mas no mas no lado exterior está acima, é considerada uma infração?
    O que está em jogo não é unicamente respeitar a legislação em vigor, mas também o cumprimento das condições ótimas de segurança. É por este motivo que o aconselhamos que mude os seus pneus se o desgaste no ombro é considerável. Por último, se o desgaste é anormal (no exterior da banda de rolamento) recomendamos-lhe que verifique a geometria do veículo.
    06/2013 - Pneus desportivos - club911.net

Partlhe a sua paixão

Gama de pneus de altas performances

Gama de pneus de altas performances

Descubra os pneus MICHELIN de altas performances Encontre-os aqui
Descubra o MICHELIN Pilot <br/> Sport <sup>4</sup> S

Descubra o MICHELIN Pilot
Sport 4 S

Conhece a última inovação da Michelin? Descubra-o agora
MICHELIN Passion

MICHELIN Passion

O canal Youtube totalmente dedicado à competição e às altas performances Descubra-o agora