Portugal

Guia de condução

Prepare-se para a condução de inverno

Michelin 18 dez 2012

Prepare-se para a condução de inverno

No inverno, as condições na estrada são imprevisíveis e podem piorar numa questão de horas. Damos-lhe uma série de conselhos para que esteja preparado perante os imprevistos invernosos. Não arrisque!

A chuva, o frio e o gelo tornam a estrada pouco aderente. Mesmo que o seu veículo esteja preparado e conduza com cuidado, ainda assim, poderá melhorar a sua segurança. Quando chegam os primeiros dias de gelo, comprove o estado do seu veículo e precaução ao volante!

 

Mude os seus pneus

A montagem de pneus de inverno torna a condução mais segura a baixas temperaturas, visto que melhora a motricidade, a aderência e reduz a distância de travagem. Nalguns países europeus, a lei obriga a montar pneus de inverno, assim deverá ter isto em conta se vai viajar pela Europa. É recomendável montar 4 pneus de inverno em lugar de apenas 2, já que pode provocar instabilidade na condução.

Prepare o seu veículo

Verifique os níveis de óleo e do limpa pára-brisas. Assegure-se do correto funcionamento do aquecimento, bem como, dos limpas pára-brisas e dos faróis. Os pneus perdem pressão quando descem as temperaturas, por isso recomendamos comprovar a pressão pelo menos uma vez por mês. Em caso de dúvida, leve o seu carro a uma oficina especializada.

Prepare-se para as emergências

Equipe o seu veículo para os imprevistos como por exemplo um kit de primeiros socorros, um pneu sobresselente com enchimento correto, comida, água, um cobertor e roupa de abrigo. Se ficar bloqueado numa estrada gelada, será uma alegria poder contar com tudo isto.

Planifique o seu itinerário

Consulte a previsão do tempo e a informação de trânsito antes de sair de viagem. Tal ajudá-lo-á a prevenir situações perigosas e a reduzir a duração da sua viagem.

Limpe o seu veículo

Antes de partir para viagem limpe a neve ou o gelo do seu veículo. Se deixar restos a sua visibilidade e a dos restantes condutores poderá ser afetada. Os faróis, as janelas e os espelhos devem estar particularmente limpos de gelo ou neve.

Conduza com precaução

Reduza a velocidade, aumente a distância de segurança e evite acelerar e travar repentinamente. Utilize os médios quando a visibilidade seja reduzida. Os pneus de inverno podem melhorar a sua segurança e confiança ao volante. Procure uma marca que lhe ofereça duração e travagem.

ARTIGOS LIDOS RECENTEMENTE

Não há artigos vistos recentemente

  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader