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O aquaplaning é um perigo bastante real mas invisível

Michelin 05 mar 2012

O aquaplaning é um perigo bastante real mas invisível

O aquaplaning ou a hidroplanagem produz-se quando a água que está entre os pneus e a superfície da estrada não pode ser expelida. Esta capa de água forma-se ante os pneus até que a pressão da mesma supera à pressão dos pneus, fazendo com que estes percam o contacto com o solo. Esta perda de tração origina a patinagem das rodas e impede que o veículo responda ao movimento do volante, travagem ou aceleração. O resultado é que o veículo pode perder o controlo, começar a patinar ou virar, situação potencialmente perigosa.

Como prevenir ou reduzir o aquaplaning

Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Uma pressão insuficiente aumenta consideravelmente o risco de aquaplaning. Se a pressão do pneu estiver 30% abaixo da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.

Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos seus pneus, mais água poderá dispersar, o que reduz o risco de aquaplanagem.

Reduza a sua velocidade. Principalmente quando se aproximar de poças de água.

O que provoca o aquaplaning?

A presença de demasiada água pode fazer com que o veículo perca o contacto com a superfície da estrada. Um pneu que role a relativa velocidade sobre uma superfície alagada, impulsiona um pequeno banco de água à sua frente. O impacto da escultura na água diante da zona de contacto faz com que suba a pressão da água. Se esta pressão é maior que a pressão média do pneu na superfície da água, este não pode expelir a água e perde o contacto com o solo. Quanto maior for a profundidade de água ou maior a velocidade do veículo, este efeito é amplificado, deteriorando a aderência ao solo. Para que um pneu se comporte adequadamente numa superfície molhada, deve evacuar a água para restabelecer o contacto como se estivesse em seco.

Relação entre a taxa de recorte e a água

Felizmente, a maioria dos incidentes de aquaplaning podem ser prevenidos pela taxa de recorte e pela forma da superfície de contacto. À medida que a escultura se gasta, a sua capacidade de resistir ao aquaplaning diminui. Quando maior for a profundidade de água, mais rápidamente se perderá tração.

Sistema AntiSurf: ótima aderência em piso molhado

Quando há muita água na estrada, mais os pneus sofrem com o aquaplaning. Agora tem muito mais hipóteses de atravessar poças e manter uma ótima aderência, graças à tecnologia Michelin, como o Sistema Anti-Surf. Presente em pneus como os MICHELIN Pilot Sport 3, pode ter um ótimo desempenho em superfícies molhadas. O design especial da forma arredondada do ombro do pneu do MICHELIN Pilot Sport 3 permite-lhe atravessar a água, retardando o aquaplaning, sem reduzir a área total de contacto com a estrada.

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