Portugal

Guia de manutenção

Armazenagem

Michelin 18 mai 2010

Armazenagem

Manipulação e armazenagem dos pneus

É impossível prever quanto vão durar os pneus.  No entanto, sempre se pode aumentar a vida útil e as performances dos pneus manipulando-os e armazenando-os adequadamente quando não se estiverem a utilizar.

Quando os pneus não se utilizam e estão à intempérie durante longos períodos (um mês ou mais), as superfícies secam e aparecem gretas, o que se chama gretado pela intempérie e pelo ozono. Por este motivo os pneus devem ser sempre guardados dentro de um lugar arejado, seco e limpo.

Longe do perigo

Quando se armazenam os pneus, devem estar afastados do calor que provocam as tubagens quentes e os geradores eléctricos. As superfícies de armazenagem devem estar limpas, sem gordura, gasolina, gasóleo e outras substâncias químicas ou hidrocarbonetos que poderão deteriorar a borracha. Os pneus expostos a esses materiais durante a armazenagem poderão ficar danificados de modo irreversível aquando de futura montagem no veículo.

Os pneus devem-se armazenar:

  • Em ambientes bem arejados, secos, amenos e ao abrigo da luz solar directa e da intempérie
  • Afastados de substâncias químicas, diluentes ou hidrocarbonetos
  • Longe de metais ou madeiras pontiagudas, etc.
  • Longe de fontes de calor, chamas, objectos incandescentes, materiais que possam provocar faíscas ou descargas eléctricas
  • Afastados de fontes de ozono (transformadores, motores eléctricos, equipamentos de soldadura, etc.)

Manipulação

Se se armazenam durante períodos muito longos de tempo devem ser virados (inverter a ordem dos pneus), para evitar deformações. Deve-se evitar que os pneus fiquem debaixo de objectos pesados. Os acessórios também devem ser guardados na embalagem original, em superfícies que não tenham riscos de corte, rasgão ou perfuração. Ao manipular os pneus e acessórios devem-se utilizar instrumentos e equipamentos que não danifiquem os mesmos. Quando manipular os pneus é muito recomendável utilizar luvas e roupa adequada.

Armazenagem a curto prazo

Os pneus podem-se empilhar, preferivelmente em paletes. Mas é melhor não empilhá-los mais de 1,20 metro de altura. Deve-se inverter a ordem dos pneus todos os meses. Quando os pneus estão montados sobre a jante, devem-se armazenar cheios e em posição vertical, sem se empilharem.

Armazenagem a longo prazo

Para períodos mais longos de armazenagem, devem ser colocados verticalmente em prateleiras situadas pelo menos a 10 cm. do chão. Para evitar distorções devem ser virados ligeiramente uma vez por mês. Se um pneu não se utiliza durante um período mais longo, devemos verificar a pressão regularmente e mantê-la nos níveis recomendados pelo fabricante.

ARTIGOS LIDOS RECENTEMENTE

Não há artigos vistos recentemente

  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader