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Guia de manutenção

Inimigos do pneu

Michelin 18 mai 2010

Inimigos do pneu

Há três inimigos principais do pneu: físicos, meio-ambientais e humanos. Entre os mais comuns estão: a pressão de enchimento, os danos por obstáculos na estrada, a profundidade do piso, as condições climatéricas, a falta de manutenção, a carga, a velocidade, etc.  Com tantos inimigos é quase impossível prever a duração de um pneu. Os pneus Michelin foram desenhados para percorrer milhares de quilómetros e dar o melhor serviço. Se não se mantêm adequadamente estarão sujeitos a um maior desgaste e possíveis danos, diminuindo a segurança.

Os três inimigos principais do pneu:

 

 

 

Físicos

  • O desgaste e os danos (furos, cortes, embates, gretas/fissuras da borracha da escultura e dos flancos, altos e protuberâncias, etc.).
  • Os embates com buracos, bermas, lombas, etc.

DeformationAged tyre

 

 

 

 


Humanos

Environments

  • Não comprovar habitualmente o desgaste e os danos do pneu.
  • Não manter a pressão de enchimento correcta.
  • Não comprovar a profundidade do piso regularmente.
  • Não mudar os pneus antes de que cheguem à profundidade mínima legal.
  • Utilizar um pneu de emergência a circular a mais de 80 km./h.
  • Misturar diversos tipos de pneus.
  • Não levar os pneus danificados a um profissional
  • Estilo de condução.
  • Não insuflar mais os pneus das roulotes e autocaravanas.
  • Ao rebocar: não aumentar a pressão dos pneus traseiros do veículo que reboca.
  • Não mudar a válvula do pneu quando se trocam.
  • Reparar ou mudar pneus em casa em vez de os levar a um especialista.
  • Considerar as reparações temporárias como uma solução permanente.
  • Utilizar pneus com jantes danificadas, deformadas ou modificadas.
  • Utilizar jantes e rodas de diversas dimensões.
  • Não equilibrar os pneus depois da sua montagem.
  • Pôr pneus que não têm uma capacidade de velocidade e um índice de carga pelo menos igual ou superior aos especificados originalmente pelo fabricante do veículo.
  • Utilizar selantes não autorizados.
  • Armazenagem e rotação inadequada dos pneus

Meio-ambientais

  • Temperaturas extremas.
  • Óleo e gordura.

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