Portugal

Guia de manutenção

Verifique a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês

Michelin 24 out 2011

Pressão dos pneus

É muito importante manter a pressão de enchimento dos pneus seguindo o conselho do construtor do seu veículo. Com isto, optimizará o rendimento dos seus pneus, economizará combustível e aumentará a sua segurança.

Recomendamos verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês e sempre antes de uma viagem longa ou no caso de a viatura estar carregada. Não se esqueça de verificar também a pressão da roda sobresselente.

Quando foi a última vez que verificou os seus pneus?

Lembra-se de quando foi a última vez que verificou a pressão dos seus pneus? - Há quantos meses não a verifica? - Não se lembra, não é verdade? Precisamente essa é a razão porque tantas viaturas circulam com pressão insuficiente.
Comprovar a pressão dos pneus não custa dinheiro e é muito fácil. A maioria dos condutores não pensa no que se poderia economizar se verificassem a pressão dos pneus.

Conduzir com pressões de enchimento incorrectas afecta a estabilidade e o comportamento do veículo e põe em perigo a sua segurança.

Sabe qual é a pressão aconselhada dos pneus da sua viatura e onde encontrá-la?

A pressão recomendada aparece no manual de manutenção da sua viatura, na porta do condutor e/ou na tampa do depósito de combustível.
Na maioria dos casos há duas pressões aconselhadas:
• Para condições de condução "normais".
• Para a viatura em plena carga (com 4 passageiros e o porta-bagagens carregado).

Para comprovar a pressão, aconselhamos ir a uma ponto de venda especializado, onde os manómetros estão bem calibrados ou a uma estação de serviço.

Como influi a pressão de enchimento no pneu e na segurança?

DURAÇÃO
Conduzir com pressão insuficiente diminui a duração dos pneus. Se a diferença entre a pressão recomendada e a da sua viatura for superior a -1 bar, corre o risco de que os seus pneus se degradem de forma irreversível, podendo chegar a rebentar ou a sair da jante.
Pressão de enchimento insuficiente de 0,5 bar ou mais = PERIGO

ADERÊNCIA AO SOLO
Uma pressão insuficiente afecta directamente a estabilidade e o comportamento da viatura.
Se uma curva pode ser feita a 100 km/h com uma pressão de 2,0 bar, esta velocidade desce até 87 km/h com 1,0 bar, correndo-se o risco de o pneu sair da jante ou até mesmo rebentar.
Pressões insuficientes = menor aderência do pneu

AQUAPLANING
Se as pressões dos pneus são insuficientes, existe um maior risco de aquaplaning.
Pressões insuficientes = maior risco de aquaplaning

TRAVAGEM
Pressão de enchimento a -1,0 bar = distância de travagem 5 m superior

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Os pneus com menos 1 bar de pressão de enchimento têm uma resistência ao rolamento superior, o que significa mais 6% de consumo de combustível.

ENCONTRE PNEUS DE AUTOMÓVEL MICHELIN

Obtenha uma recomendação selecionando as caraterísticas do seu veículo ou a dimensão do pneu e defina as suas condições de condução.

ARTIGOS LIDOS RECENTEMENTE

Não há artigos vistos recentemente

  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader