Portugal

Tudo sobre o pneu

Algumas marcações específicas dos pneus

Michelin 18 mai 2010

Algumas marcações específicas dos pneus

Mostramos-lhe o significado de algumas marcações específicas que aparecem nos flancos ou bordos dos pneus.

 

Montanha de três cumes com floco de neve:

Símbolo de uma montanha com três cumes e um floco de neve (3 PMSF). Trata-se de uma marcação específica para os pneus de Inverno de última geração.

Three Peak Mountain snow flake

GREEN X:

A Michelin introduziu o logotipo "GREEN X" para identificar os pneus "verdes". Um pneu identificado com esta marcação é a garantia de um nível de eficiência energética entre os melhores do mercado, mantendo as qualidades de duração e segurança.

Green X

ZP: Zero Pressure (Pressão zero):

ZP identifica os pneus MICHELIN com flancos reforçados com os quais se pode rodar depois de um furo. Estes pneus autoportantes (SST) permitem continuar a viagem quando o pneu está a esvaziar.

ZP: Esta marca indica que pode continuar a viagem com o pneu vazio cerca de 80 quilómetros a velocidade não superior a 80 km./h.

ZP SR: Esta marca indica que pode continuar a viagem com o pneu vazio cerca de 32 quilómetros a velocidade não superior a 80 km./h.

 

Marcações específicas construtores de veículos

P. ex.: Pilot Primacy MO (Mercedes)
P. ex.: Pilot Sport PS2 com um N (Porsche)
P. ex.: 205/55R16 91V Pilot Primacy G1

Alguns pneus (geralmente de altas performances) da Michelin têm marcações específicas que nos indicam que o pneu se desenvolveu em conjunto e especificamente para um construtor ou veículo determinado, para conseguir as melhores performances desses veículos.

Estas marcações aparecem no flanco do pneu e também nas novas etiquetas dos pneus.

Algumas das marcações específicas dos fabricantes (N, C e K) são muito restritivas pelo tipo de veículos em que se montam esses pneus.
  • Turismo
  • 4x4 / suv
  • Veículos Comerciais
Loader