(1) - tempo por volta - Testes externos realizados pelo DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, nas medidas 235/35-19 e 305/30-19 com o Porsche 911 GT3 (997), em maio de 2017 . Diferença em termos de média do tempo por volta no circuito de Charade (França), numa comparação entre o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 e o PIRELLI Trofeo R, DUNLOP Sport Maxx Race, YOKOHAMA Advan Neova AD08R e TOYO Proxes R888 R.
(2) - durabilidade de voltas - Testes externos realizados pelo DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, nas medidas 235/35-19 e 305/30-19 com o Porsche Carrera S, em maio de 2017 . Diferença em termos de voltas realizadas sem danos no pneu, no circuito de Charade (França), numa comparação entre o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 e o PIRELLI Trofeo R, DUNLOP Sport Maxx Race, YOKOHAMA Advan Neova AD08R e TOYO Proxes R888 R.
(3) - consistência dos tempos por volta - Testes externos realizados pelo DEKRA TEST CENTER, a pedido da Michelin, nas medidas 235/35-19 e 305/30-19 com o Porsche Carrera S, em maio de 2017 . Regularidade avaliada através da evolução do tempo por volta com o número de voltas realizadas no circuito de Charade (França), numa comparação entre o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 e o PIRELLI Trofeo R, DUNLOP Sport Maxx Race, YOKOHAMA Advan Neova AD08R e TOYO Proxes R888 R.
UTILIZAÇÃO EM ESTRADA
- Utiliza as pressões de enchimento recomendadas pelo construtor do automóvel.
UTILIZAÇÃO EM CIRCUITO
- IMPORTANTE
- Para um dia de circuito, inicia-se sempre com as pressões de enchimento recomendadas para UTILIZAÇÃO EM ESTRADA.
- Depois de realizar várias voltas, verifique e, só então, ajuste a pressão de enchimento para alcançar o melhor nível de performances.
- COM OS PNEUS QUENTES
- A melhor pressão dos pneus MICHELIN Pilot SPORT CUP 2 R é entre 2.3 bar (33 psi) e 2.7 bar (39 psi) dependendo do modelo de veículo e a pista que estamos a utilizar.
- No entanto, alguns modelos necessitam uma pressão de enchimento mais elevada que 2.7 bar (39 psi)
- COM OS PNEUS FRIOS
- Nunca utilize uma pressão de enchimento abaixo de 1.9 bar (28 psi).
- Para otimizar a duração em pista dos pneus MICHELIN PILOT SPORT CUP 2 R, a Michelin recomenda veemente utilizar uma pressão de enchimento mínima que se encontre entre 2.0 (29 psi) e 2.4 bar (35 psi)
ATENÇÃO
- Comprove regularmente a profundidade restante da banda de rolamento (pelo menos 1,6 mm) e assegure-se de que não existam danos.
- Controle também os flancos exteriores: se observa algum nível de desgaste, como o desaparecimento das marcas dos flancos, isto pode ser um sinal de que as pressões de enchimento estão DEMASIADO BAIXAS. Neste caso, reajuste a pressão pelo menos para mínimo de +0,2 bar (+ 3 psi) para aumentar a aderência e maximizar a duração.
- A máxima aderência obtém-se sempre com a borracha e escultura da banda de rolamento e não com a borracha dos flancos.
Depois de um dia circuito
- Comprove sempre o desgaste dos seus pneus MICHELIN PILOT SPORT CUP 2 R e as profundidades restantes da banda de rolamento que devem ter pelo menos 1,6 mm para assegurar-se de que não haja danos.
- Antes de deixar a pista para conduzir novamente em estrada: assegure-se de que os pneus esfriaram e volte a ajustar a pressão para o nível recomendado pelo construtor do automóvel.
- Não esqueça de ligar qualquer sistema eletrónico de segurança e assistência no seu automóvel, assim como reiniciar o sistema de monitorização da pressão dos pneus.
PRECAUÇÃO!
- Se não vai utilizá-los durante um longo período de tempo, substituí-los e reduzir a sua pressão para metade do seu valor normal afim de armazená-los. Armazene os pneus num local limpo e seco, longe da luz solar direta e das fontes de ozono (dispositivos elétricos e materiais / produtos químicos) e acima de 0° C (32° F) de acordo com a informação disponibilizada pela Michelin na documentação técnica ou site web.
- Não utilize, armazene, manipule, nem envie os pneus MICHELIN PILOT SPORT CUP 2 para temperaturas ambiente inferiores a -10° C (14° F)
- Sob estas condições de baixa temperaturas, os componentes do pneu poderão degradarem-se, o que reduz de forma importante as suas performances e, para além disso poderão provocar gretas ou danos no composto do pneu e, portanto, reduzir o potencial de utilização
- Nunca utilize um pneu com gretas, roturas ou danos na parede lateral (flancos) ou na banda de rolamento. Em caso de dúvida consulte o departamento técnico local da Michelin.
- Quando utilize por longos períodos de forma intensiva em circuitos, tenha em conta que o pneu poderá sofrer danos ao passar regularmente pelas bermas dos circuitos.
- É aconselhável verificar visualmente os pneus após cada sessão, antes de voltar a utilizá-los.
- Em caso de condução prolongada em meio-fio ou de saída de pista, recomenda-se verificar o estado da jante e do pneu, desmontando-o da roda e inspecionar o conjunto de forma profissional na procura de danos, tanto no interior e exterior do pneu.
Configurações geométricas, por exemplo. Camber/sopé (caída) e paralelismo
- Na pista, os ajustamentos de geometria (principalmente o camber/sopé) podem ser modificados para melhorar a aderência e a passagem pela curva consiguindo a melhor marca de contacto dos pneus e também para evitar o desgaste / fadiga excessiva no ombro exterior.
- Camber/sopé (caída): para obter resultados ótimos num circuito, os ajustamentos do camber negativo devem estar entre -1.5° e -3° dependendo da configuração do circuito e do tipo de veículo. NUNCA exceda -4° de camber negativo
- Os valores de curvatura para uso em estrada devem ser baseados nas configurações recomendadas “em estrada” para garantir manuseio e comportamento adequados do veículo e dos pneus.
RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO
- MICHELIN PILOT SPORT CUP 2 é um pneu de circuito (pneu semi-slick) otimizado para a utilização em pista SECA e a sua versão mais recente MICHELIN PILOT SPORT CUP 2 R melhora de forma notável as performances em circuito em SECO.
Em pistas ou estradas molhadas, os pneus semi-slicks, com um desgaste avançado, podem ser muito afetados pelo fenómenos de aquaplaning. Conduza com cuidado e a velocidades reduzidas em estradas molhadas. Aseegure-se também de que os sistemas de assistência do veículo estão conectados. Estes pneus estão homologados e cumprem com os requisitos legais para a utilização na via pública, estradas abertas dos países onde são distribuídos.
- Para um ótimo rendimento em circuito e estrada, recomenda-se veemente a montagem de um jogo de quatro pneus.