Reciclagem de pneus de automóvel

Tem dúvidas sobre o que acontece aos seus pneus usados quando são substituídos? Abaixo exploramos a realidade da reciclagem de pneus de automóvel e como a Michelin trabalha para promover a sua reciclagem, enquanto está constantemente a procurar formas de reduzir o impacto ambiental dos seus próprios produtos.

Os pneus de automóvel podem ser reciclados?

Quer esteja a conduzir numa deslocação diária ou a realizar grandes travessias nas suas viagens ao fim de semana, e depois de muito tempo na estrada, os pneus do seu automóvel vão começar a revelar sinais de desgaste. Assim que a profundidade do piso atingir os 1,6 mm, deverá substituir os pneus para garantir a máxima segurança na estrada e cumprir a lei vigente.

Por vezes, poderá ser necessário antecipar a substituição devido a danos, furos... Esta eliminação de pneus de automóvel resulta em cerca de 30 milhões de toneladas de pneus [1] que são substituídos e potencialmente eliminados todos os anos, no mundo inteiro!
 
Mas e se lhe dissesse que os pneus de automóveis podem ser reciclados? Atualmente, a indústria de pneus é um dos setores mais avançados na gestão de produtos em fim de vida. Atualmente, cerca de 88% [2] dos pneus em fim de vida são recolhidos, sendo a sua maioria recuperados, o que é bastante impressionante, se considerarmos que apenas 14% das embalagens de plástico [2] são convertidas através de reciclagem. 

Antes da fase de reciclagem de pneus, a Michelin adota medidas em cada etapa no ciclo de vida dos seus produtos, para reduzir o impacto ambiental.

tyrelife pt

De que são feitos os pneus de automóvel? 

Embora possa parecer simples, neste momento, os pneus de automóvel são feitos com mais de 200 materiais diferentes. Entre os quais incluem-se borracha natural e sintética, negro de carbono e sílica, enchimentos de reforço, reforços em aço e têxteis e agentes químicos.

Qual é a estrutura de um pneu de automóvel?

A maioria dos pneus de automóvel é composta por diferentes camadas, o que adiciona outro nível de complexidade ao processo de reciclagem de pneus, dado que fabricantes como a Michelin trabalham no desenvolvimento de tecnologias e novos métodos inovadores para facilitar a reutilização de todos os elementos diferentes. Estas camadas dos pneus automóveis, geralmente, integram borracha sintética, cabos de fibra têxtil, cabos metálicos, ...

microsoftteams image 10

Como funciona a reciclagem de pneus de automóvel?

O processo de reciclagem da borracha dos pneus começa, frequentemente, no revendedor, quando traz o seu automóvel para substituir os pneus usados e antigos. 

Também pode levar os seus pneus para uma fábrica de reciclagem de pneus, ou centros de reciclagem de resíduos domésticos. Contudo, podem existir limitações quanto ao número máximo de pneus que pode entregar, e podem cobrar por esse serviço.


A Michelin está a contribuir ativamente para o desenvolvimento da indústria de reciclagem de pneus ao envolver-se em sistemas de recolha de pneus em diversos países no mundo.

O grupo Michelin está a investir na reciclagem de pneus e a desenvolver tecnologias decisivas e inovadoras, em colaboração com os seus parceiros, para transformar os pneus gastos ou eliminados em matéria-prima regenerada.

Enviro: uma tecnologia de pirólise usada para recuperar materiais como negro de carbono, petróleos e gás.
Lehigh Technologies: uma tecnologia que permite a reciclagem de produtos de borracha em fim de vida em produtos de borracha micronizados.
• A Michelin coordena ou contribui para programas de investigação como BlackCycle, que têm como objetivo desenvolver uma corrente de valor completa, desde matéria de pneus em fim de vida a matérias-primas secundárias (com 7 parceiros industriais, 5 organizações tecnológicas e de investigação (RTOs) e um polo de inovação que abrange 5 países).

End-of-life recycling solution

Reciclagem de pneus perto de si 

Contacte o seu município para obter mais informações sobre a reciclagem de pneus perto de si. Alguns países dispõem de bases de dados online onde pode encontrar o centro de reciclagem mais próximo que oferece instalações de eliminação de pneus de automóvel.

Precisa de pneus novos? Encontre o revendedor de pneus MICHELIN mais próximo de si:

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Car
  • Car
  • Motorbike
Car
  • Car
  • Motorbike
Localizar-me

Cinco grandes cidades de Portugal

Qual a importância da reciclagem de pneus? 

A eliminação de pneus de automóvel através da reciclagem ou da reciclagem de pneus de automóvel é apenas uma das muitas formas em que podemos trabalhar em conjunto para reduzir a pegada ambiental do ciclo de vida de um pneu, desde o fabrico até ao fim de vida.

A Michelin recorre a princípios de design ecológico para limitar o impacto ambiental dos seus pneus em cada etapa do seu ciclo de vida, desde o fornecimento de matérias-primas e produção até às fases de utilização e reciclagem.

Como parte integrante da sua abordagem de total sustentabilidade, a Michelin está a adotar medidas na indústria, juntamente com os seus acionistas e parceiros da indústria para promover a reciclagem de pneus aplicando um esforço constante para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos. O objetivo para 2050 é ter pneus feitos com materiais 100% sustentáveis, e conseguir melhorar a eficiência energética dos pneus em 10%, em 2030, face a 2020.
 
A redução do seu impacto não se fica por aqui. A Michelin também está a otimizar a logística de transporte, concebendo pneus que reduzem o consumo de combustível e de energia, como acontece com o MICHELIN e.PRIMACY, e está a trabalhar com outros fabricantes para desenvolver novos processos de reciclagem inovadores que vão ajudar a transformar o lixo em matérias-primas.

Esta abordagem de economia circular caracteriza-se pela abordagem dos 4 R da Michelin: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar.

mfp 4r schema horizontal pt

Ao aumentar a consciencialização e ajudar a limitar os impactos ambientais associados a pneus em fim de vida, a Michelin pretende desenvolver o setor da reciclagem de pneus em todo o mundo. No Chile, por exemplo, a Michelin está a preparar a construção da primeira fábrica de reciclagem de pneus, onde será oferecida uma experiência de princípio a fim, com a recolha dos pneus velhos e a reutilização de materiais regenerados. 
 
Saiba mais sobre a estratégia de Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável do Grupo, que pretende fazer da Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis, e de elevado desempenho em todo o mundo, abrangendo todas as suas responsabilidades: económica, ambiental, social e social em michelin.com.

FONTES

[1] Fonte: Estudo Deloitte – TIP 2019 – 45 países
[2] “Global ELT Management – A global state of knowledge on regulation, management
systems, impacts of recovery and technologies”, WBCSD & Tyre Industry Project

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.