A Michelin tem o compromisso de que todos os componentes do pneu sejam sustentáveis. Para consegui-lo, o Grupo apoia-se na sua maturidade tecnológica avançada no âmbito dos materiais e na sua própria incubadora de novas tecnologias.
Por citar apenas um exemplo, a Michelin produzirá butadieno a partir de biomassa (resíduos de madeira, cascas de arroz, folhas e talos de milho) para substituir o butadieno procedente do petróleo. O butadieno é um dos componentes do caucho sintético, utilizado no fabrico de pneus.
Mas há muitos outros projetos em curso para reciclar plástico (PET), poliestireno ou recuperar o negro de carbono a partir de pneus usados. De igual modo, a Michelin lançou uma dinâmica cujo objetivo é utilizar a menor quantidade possível de matéria-prima nos pneus mantendo o máximo de rendimento e eficácia. A sua finalidade é limitar o impacto ambiental e influir favoravelmente na resistência ao rolamento do pneu, com a consequente redução das emissões de CO2.
Para conseguir o objetivo da Michelin de um pneu 100% sustentável, o caucho natural que continua a ser o ingrediente principal no fabrico do pneu, também deve proceder de uma produção responsável. A Michelin comprometeu-se desde o primeiro momento para que a sua produção fosse eco-responsável e benéfica para todas as partes interessadas.
Para além de inúmeros materiais, a excelência dos pneus Michelin baseia-se igualmente em processos de montagem complexos e de fabrico únicos.