No que diz respeito ao condutor, a manobrabilidade é acima de tudo avaliada pela capacidade do veículo responder às ações do condutor. Tudo deve funcionar suavemente, de forma consistente e sem surpresas.
Para os construtores automóveis, a manobrabilidade é um dos principais aspetos de performance. Associada à segurança e ao prazer de condução, a performance nesta área é um fator decisivo para aprovação de pneus. Na realidade, é uma das performances mais comentadas pelos profissionais (líderes de opinião e nos eventos de imprensa), bem como pelos condutores.
O desenvolvimento da manobrabilidade é bastante complexo porque depende de vários fatores em três níveis diferentes, nomeadamente:
• o veículo (geometria e distribuição do peso),
• os elementos envolvidos na relação de contacto solo/veículo (pneus, direção e suspensão),
• os sistemas de auxílio à condução (controlo de estabilidade e eixo de direção).
Os pneus desempenham um papel fundamental no comportamento em estrada, porque é o derradeiro elemento que garante a transmissão dos esforços entre o veículo e o solo para manter a trajetória definida pelo condutor.
A performance de manobrabilidade dos pneus é avaliada através de diversos testes (tanto objetivos como subjetivos, em piso seco, molhado e em máquinas).
A manobrabilidade é geralmente reparável ao realizar a afinação da geometria. Mas em caso de uma grande colisão, as peças mecânicas do veículo podem ser afetadas e danificadas.