Automóveis Edito conseil conduite hiver route winter Sugestões e conselhos

Pneus de verão, de inverno e para todas as estações: quais são os diferentes tipos de pneus disponíveis?

Pneus de verão? Pneus para todas as estações? Pneus de inverno? Pode ser difícil compreender a terminologia dos pneus e encontrar a categoria de pneus que melhor se adequa às suas necessidades. Neste momento existem três categorias principais, cada uma com funcionalidades, vantagens e limitações específicas. É importante compreender os diferentes tipos para tomar a decisão mais certa para si.

Diferentes tipos de pneus: como escolher

Uma vez que são o único ponto de contacto entre o seu veículo e a estrada, os pneus transferem a energia do motor para a superfície da estrada, oferecem uma trajetória estável e travagem eficaz, suportam as transferências de peso e absorvem choques. Por outras palavras: mantêm-no seguro enquanto conduz. É por isso que é tão importante escolher bem entre os diferentes tipos de pneus. Quer se trate de um automóvel ligeiro, um 4x4 ou um SUV, todos os veículos são avaliados para um determinado tamanho de pneus, bem como um índice de velocidade e um índice de carga dos pneus específicos. Por último, para tomar a decisão acertada também é necessário ter em consideração as condições meteorológicas da região em que se encontra, bem como o respetivo impacto no desempenho dos pneus. A primeira escolha que terá de fazer será entre as três principais categorias de pneus específicos:

  • pneus de inverno, adequados para temperaturas abaixo dos 7 °C;
  • pneus de verão, que têm um bom desempenho em superfícies secas e molhadas acima dos 7 °C;
  • pneus para todas as estações, concebidos para serem utilizados durante todo o ano em diversas condições meteorológicas.
cclimate été

cclimate été

Pneus de verão

Estes pneus, certamente o tipo mais conhecido, são concebidos para serem utilizados a temperaturas acima dos 7 °C (a melhor performance) em superfícies secas e molhadas.

São concebidos para oferecer os melhores resultados em termos de:

  • conforto e consumo de combustível para pneus de estrada,
  • aderência e resistência em pistas de corridas, no caso dos pneus Super Sport
     

Desvantagens: não têm uma boa performance tão boa em superfícies frias, e não são adequados para estradas cobertas de neve.

Pneus de inverno

 

As vantagens dos pneus de neve: concebidos para terem a melhor performance em temperaturas abaixo dos 7 °C, funcionam muito bem em superfícies molhadas e cobertas de neve. São utilizados normalmente para substituir os pneus de verão no inverno. Desvantagens: não têm uma performance tão boa em temperaturas acima dos 7 °C e podem produzir mais ruído, pelo que os deve trocar por pneus de verão no verão.

Ter de trocar de pneus duas vezes por ano pode ser um esforço, levando-o a considerar a opção dos pneus para todas as estações, se estes se adequarem às suas necessidades.

Automóveis Edito pneu voiture hiver michelin pilot alpin winter Sugestões e conselhos

car edito pneu voiture hiver michelin pilot alpin winter

Automóvel Edito pneu voiture hiver michelin crossclimate toute saison winter Sugestões e conselhos

car edito pneu voiture hiver michelin crossclimate toute saison winter

Pneus para todas as estações

Os pneus para todas as estações têm-se vindo a tornar cada vez mais populares nos últimos anos, provavelmente devido à sua conceção híbrida que lhes proporciona uma boa perfromance numa gama mais vasta de condições meteorológicas do que os pneus de verão ou os pneus de inverno. São significativamente mais seguros para os condutores que estão habituados a utilizar pneus de verão todo o ano, que é o caso da maior parte dos condutores europeus nos dias de hoje. Quanto aos que estão habituados a trocar entre pneus de verão e de inverno todos os anos, optar por pneus para todas as estações (se as condições de condução o permitirem) facilita-lhes a vida, permitindo-lhes utilizar os mesmos pneus todo o ano, sem terem de os trocar de seis em seis meses.

OUTROS ARTIGOS

guide car rainy road dark 4 2
Por que razão é importante estar preparado para conduzir em condições invernais?
Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.
IE
firefox 66+
chrome 72+
edge 17+
safari 12+
opera 58+