car edito conseil conduite hiver route winter

O que são pneus de inverno, exatamente?

Pneus de neve, pneus de inverno, pneus de contacto ou pneus de lama, qualquer que seja o seu nome, estes pneus estão à altura do desafio.

guide drive in snow 2

guide drive in snow 2

O que torna os pneus de inverno únicos?

 

Os pneus de inverno são pneus especificamente concebidos para uma condução segura a temperaturas inferiores a 7 ºC, independentemente de a estrada apresentar neve ou não.

São identificados pelas marcações especiais, M+S e/ou 3PMSF, no flanco do pneu.

Caraterísticas dos pneus de inverno MICHELIN

1. Piso do pneu

O piso dos pneus de inverno é facilmente reconhecível, uma vez que apresenta numerosos cortes profundos. Estes são vulgarmente conhecidos como "lamelas".

Estas lamelas (sulcos) localizadas no piso do pneu agem como "garras", garantindo uma performance ideal em terrenos secos, molhados, com neve e gelo.

Os pneus de inverno têm uma melhor aderência do que os pneus de verão em temperaturas inferiores a 7 ºC, uma vez que são concebidos com:

  • 10 vezes mais lamelas
  • lamelas 3D autoblocantes ao longo de toda a profundidade do piso, que melhoram a aderência durante a condução em estradas secas
  • 10% mais de profundidade do piso dos pneus, o que proporciona flexibilidade em estradas escorregadias
summer sculpture michelin pcy4

summer sculpture michelin pcy4

winter sculpture michelin alpin

winter sculpture michelin alpin

2. Materiais específicos

Os pneus de inverno também diferem dos pneus de verão em termos da composição química da respetiva borracha. Esta é formulada para permanecer macia mesmo em baixas temperaturas, aumentando a aderência em superfícies escorregadias (molhadas, com neve ou gelo).

  • A baixas temperaturas (menos de 7 ºC), a borracha no piso dos pneus de verão endurece, inibindo a sua capacidade de aderência ao solo.
  • A composição única dos pneus de inverno faz com que permaneçam flexíveis e que agarrem a superfície da estrada de forma eficaz.

Por que razão devo equipar o meu veículo com pneus de inverno?

Os pneus de verão são consideravelmente menos eficazes quando a temperatura baixa. A borracha endurecida devido às temperaturas mais baixas resulta numa má aderência à estrada. É por isso que recomendamos a substituição dos seus pneus assim que a temperatura começar a descer abaixo de 7 °C.

Desenvolvidos para as exigências da condução no inverno, os pneus de inverno são fabricados com materiais que se adaptam ao frio. Seja em terrenos secos, molhados, com neve ou gelo, a sua borracha flexível aliada a pisos profundos garante uma melhor aderência à superfície. O comportamento em estrada e a manobrabilidade do veículo são otimizados e a distância de travagem reduzida. 

eb002316

eb002316

MICHELIN - Double Winter offer

 

É bom saber:

Se conduzir em condições invernosas, tais como neve ou gelo, apenas ocasionalmente, os pneus da gama MICHELIN CrossClimate são perfeitos para si.

Se, no entanto, for regularmente confrontado com condições climatéricas adversas, a gama MICHELIN Alpin tem tudo o que é preciso para o levar com segurança onde precisa de ir.

Autres Articles

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.
IE
firefox 66+
chrome 72+
edge 17+
safari 12+
opera 58+