FAQ Como escolher os pneus certos – Pneus de inverno

Preciso de pneus de inverno se tiver um veículo 4x4?

Os veículos 4x4, também conhecidos como veículos com tração às 4 rodas, oferecem uma melhor tração na neve do que os veículos com tração dianteira ou traseira. No entanto, continuam a ser menos eficazes do que os veículos com equipamento de inverno instalado (pneus de inverno 3PMSF ou pneus para todas as estações 3PMSF).

Com pneus de verão, a tração das 4 rodas compensa parcialmente a falta de aderência em subidas. No entanto, ao conduzir em descidas, a tração das 4 rodas não produz grandes efeitos e, uma vez que o veículo pesa mais numa descida, é perigoso conduzir sem o equipamento adequado. Os benefícios dos pneus 3PMSF são imbatíveis.

Posso colocar correntes em qualquer veículo?

A maioria dos veículos pode ser equipada com correntes clássicas ou padrão

Alguns veículos, no entanto, exigem a instalação de correntes específicas.

Em primeiro lugar, verifique com o seu fabricante se o seu veículo pode utilizar correntes padrão. Determinados veículos não podem circular legalmente na via pública com correntes clássicas porque não existe espaço suficiente entre os pneus e a carroçaria do automóvel. Se instalar correntes neste tipo de veículo, poderá danificar os pneus ou outras peças do veículo. Neste caso, deverá utilizar correntes tipo escada.

Para saber mais sobre as correntes disponibilizadas pela MICHELIN LIFESTYLE, visite https://fr.michelin-lifestyle.com/fr/promotions/snow-chains/find-products

 

Para que servem os pneus com pregos?

Nas regiões e países que os permitem, os pneus com pregos são recomendados para lidar com os tipos mais extremos de clima de inverno. Estes pneus têm um desempenho superior ao dos pneus de inverno sem pregos em estradas geladas e cobertas com gelo preto.

Posso conduzir na estrada com os meus pneus com pregos?

Pode fazer-se à estrada com os seus pneus com pregos, desde que cumpra determinadas regras. Em Portugal, os pneus com pregos só são permitidos em algumas regiões, e mesmo aí só durante o período de inverno (que vai do último sábado antes de 11 de novembro até o último domingo de março).

Ao conduzir com pneus com pregos, deve colocar um autocolante especial na traseira do seu veículo e manter uma velocidade de 90 km/h ou inferior.

Quais são as diferenças entre pneus de inverno, pneus de neve e pneus de borracha térmica?

 

Qual é a diferença entre correntes e meias de neve?

A principal diferença está no design: as correntes de neve são colocadas no topo do piso do pneu, enquanto as meias de neve cobrem completamente as rodas. Com correntes de neve, a aderência é o resultado do trabalho conjunto do pneu e da corrente. Com meias de neve, é o material de tecido da meia que proporciona a aderência.

Na neve dura, os dois sistemas funcionam quase da mesma forma, enquanto que na neve fresca e no gelo preto, as correntes são mais eficazes. São também mais resistentes e irão deteriorar-se mais lentamente nas estradas que foram limpas de neve. As meias, no entanto, são muito mais fáceis e rápidas de colocar.

Até ao início dos anos 2000, só se encontravam correntes metálicas no mercado. No entanto, nos últimos quinze anos, nomeadamente por insistência da Michelin, novos conceitos de correntes, como as meias (S.O.S Grip) e as correntes compostas (Michelin Easy Grip), foram desenvolvidos para uma utilização mais fácil, principalmente em termos de instalação e de melhoria contínua da performance.

Para saber mais sobre a nossa linha de correntes de neve, visite o nosso website dedicado

Precisa de rodas especiais para pneus de inverno?

Pode instalar os seus pneus de inverno nas suas rodas habituais. Para os condutores que utilizam pneus de inverno, a Michelin recomenda a utilização de pneus de verão no verão, o que significa que terá de mudar os seus pneus duas vezes por ano:

  • Uma vez na primavera para mudar de pneus de inverno para pneus de verão
  • Uma vez no outono para mudar de pneus de verão para pneus de inverno

É claro que a substituição dos seus pneus tem um certo custo. Uma alternativa é ter dois conjuntos de rodas (jantes + pneus), um com pneus de inverno e outro com pneus de verão. Desta forma, pode simplesmente trocar as suas rodas sem ter de remover os pneus, economizando, assim, dinheiro.

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