O terreno e as condições meteorológicas são outro aspeto a considerar. Em solo seco, a melhor aderência com pneus para bicicleta de estrada pode ser obtida com pneus que apresentem um piso muito ligeiro e oferecem uma feliz combinação de baixa resistência ao rolamento da bicicleta e boa aderência. Os novos pneus de competição MICHELIN são um ótimo exemplo. Contudo, o solo molhado é uma condição demasiado comum e, neste caso, poderá ser necessário considerar o pneu MICHELIN Power All Season, que oferece maior aderência e uma impressionante resistência a furos.
Se utilizar a bicicleta fora de estrada, as condições de aderência serão ainda mais desafiantes. Neste caso, o aspeto central da performance não é a resistência ao rolamento da bicicleta, mas a segurança em curva com solo irregular ou lamacento, independentemente das condições meteorológicas.
Por exemplo, a melhor combinação para pneus de bicicleta de montanha apresenta um piso muito mais elevado e uma maior superfície de contacto, em comparação com as bicicletas de estrada. Estes pneus também precisam de conseguir resistir a pedras afiadas e outros perigos. Por isso, os melhores pneus para bicicleta de montanha devem ser resistentes a furos para que não pare de pedalar.
Os fabricantes de pneus mais rigorosos como a MICHELIN recorrem a vários procedimentos de teste para otimizar a performance. No centro de testes da MICHELIN, em Clermont-Ferrand, por exemplo, os pilotos completam voltas num grande circuito a uma potência constante e sujeitos a diferentes condições meteorológicas simuladas. Estes testes registaram melhorias de ritmo significativas com a nova gama Power da MICHELIN, face à gama anterior.