Primeiro, desaperte os travões. Como existem diferentes tipos de travões, deverá consultar as instruções específicas dos travões da sua bicicleta. Isto aplica-se tanto para as rodas dianteira como traseira.
Para a roda dianteira: desaperte o eixo passante (ou abra o aperto rápido, consoante a sua bicicleta), e a roda devería sair facilmente.
Para a roda traseira: comprove que a corrente está no carreto mais pequeno, tanto no conjunto pedaleiro como na cassete traseira (rodas dentadas mais pequenas). Em seguida, desaperte o eixo central, tal como para a roda dianteira, e deslize a roda pelas suas bases, levantando com cuidado a corrente do carreto traseiro.
Caso tenha travões de disco, a MICHELIN recomenda que seja colocada uma ferramenta especial entre as pastilhas de travão quando a roda é desmontada. Isto impede que as pastilhas fiquem coladas se travar com a roda desmontada.
Desmontar o pneu
Antes de conseguir desmontar o pneu, precisa de o esvaziar, se já não estiver vazio devido ao furo. Para isso, retire a tampa de proteção da válvula e pressione o pino pequeno no centro para libertar o ar restante que ainda possa existir.
- Primeiro, desencaixe os talões do aro. Comece sempre pela zona da válvula.
- Pressione no canal do aro.
- Retire o segundo talão com a mão
Em seguida, use um par de alavancas para desmontar pneus e coloque-as debaixo do aro do pneu. Se o seu pneu usar uma câmara de ar (ou se não tiver a certeza), tenha cuidado para não forçar demasiado, porque poderá danificar ou rasgar a câmara de ar. Quando uma parte do flanco do pneu estiver sobre o aro, comece a fazer girar o aro. Quando tiver retirado completamente um lado do pneu do aro, já deverá conseguir colocar a alavanca na outra parede lateral do pneu e desmontar o pneu com as suas mãos. Tenha cuidado para não entalar os dedos. Quando o primeiro talão do pneu tiver passado o gancho do aro, faça o mesmo com o segundo talão.
Se está apenas a substituir o pneu numa bicicleta com câmara de ar e pretende reutilizar a câmara de ar existente, tenha cuidado ao remover o pneu. É muito fácil “morder” a câmara de ar com as ferramentas ou contra o aro e danificar a câmara de ar.
Montar a nova câmara de ar da bicicleta e o pneu
Não existe nenhum truque especial para voltar a montar tudo, basta fazer o que fez antes, mas pela ordem inversa. Tenha cuidado para não entalar a câmara de ar quando voltar a colocar o pneu na jante, caso contrário, pode acabar com um furo mesmo antes de sair com a bicicleta para um passeio. Acabe por passar o talão no aro, na zona da válvula. Comprove que os talões ficam presos no aro.
Voltar a montar a roda
Novamente, este processo implica as operações inversas de retirar a roda. Os seus travões já devem estar soltos, desde o momento em que retirou a roda. Deve afastá-los antes de voltar a colocar a roda na sua posição. Para a roda traseira, vai precisar de voltar a colocar a corrente no carreto da mudança. Esta operação é mais simples se colocar a corrente apenas sobre alguns dentes e depois fizer girar a roda lentamente.
No caso dos travões de disco, tenha cuidado quando voltar a instalar a roda, especialmente a roda traseira. Os discos podem danificar o quadro se ocorrer algum impacto entre os dois. Confirme que coloca o disco corretamente entre as pastilhas de travão.
Por fim, bloqueie a roda e reajuste os travões. Não se esqueça de fazer girar a roda com a bicicleta parada e elevada do chão. Isto vai permitir verificar se cada roda está a girar corretamente, identificar se existe algum problema e ainda testar os travões!
Agora que está tudo em condições, pode começar a pedalar. Como abordámos os pneus com câmara de ar e tubeless, vejamos agora com mais atenção as vantagens e desvantagens de cada opção.