Como trocar uma câmara de ar de bicicleta

COMO TROCAR UMA CÂMARA DE AR DE BICICLETA

Existem vantagens em ter uma bicicleta equipada com pneus com câmara de ar, mas, embora o processo básico seja idêntico, trocar os pneus com câmara de ar, requer um pouco mais de cuidado e atenção do que com os pneus tubeless. Por isso, neste artigo, vamos explicar como se troca uma câmara de ar de bicicleta.

How to Mount a Michelin Road Bike Tire - Michelin Bike

How to Mount a Michelin MTB Tire With Inner Tube - Michelin Bike

Pneus tubeless e com câmara de ar: qual é a diferença?

Uma câmara de ar de bicicleta é um anel de borracha que pode ser insuflado e que se encontra no interior do pneu. Quando esta câmara é insuflada, o pneu ganha firmeza e consegue suportar o peso da bicicleta. Para não restarem dúvidas: com um pneu com câmara de ar, não é o pneu que está a ser insuflado, mas sim a câmara de ar que se encontra no interior do pneu.

Pelo contrário, os pneus tubeless não têm câmara de ar. Por isso, quando os enche, está a enviar ar diretamente para o espaço interior do pneu, que forma uma vedação hermética contra o aro da jante. Os pneus tubeless também precisam de ter uma vedação hermética à volta do aro de metal. Isto pode ser conseguido com uma fita de aro, embora algumas rodas sem raios tenham uma base do aro sólida. Os pneus com câmara de ar não precisam de ter aros herméticos (embora alguns se apresentem como “Tubeless Ready”).

Estes dois tipos têm as suas vantagens e desvantagens. Embora, tradicionalmente, a maioria das bicicletas usasse pneus com câmara de ar, os pneus tubeless são cada vez mais populares entre os ciclistas. Então, vamos ver como se troca uma câmara de ar de bicicleta.

Como trocar uma câmara de ar de bicicleta

Primeiro, é importante distinguir entre substituir uma câmara de ar existente e converter um pneu tubeless num pneu com câmara de ar. O processo de troca de uma câmara de ar de bicicleta com pneus tubeless é ligeiramente diferente. Por isso, vamos já destacar essas diferenças.
 

como trocar uma câmara de ar de bicicleta

O que vai precisar para trocar a sua câmara de ar de bicicleta

Antes de começar, vai precisar de algumas coisas e o ideal será ter tudo pronto. Por isso, comprove que tem:

  • Uma bomba para bicicleta
  • Alavancas para desmontar pneus (duas, pelo menos)
  • Luvas
  • Alicate
  • A câmara de ar de bicicleta de substituição (e pneu, se necessário)

 
As luvas são, como é evidente, opcionais, mas aconselháveis se precisar de proteger as suas mãos. Será necessário aplicar alguma força na utilização das alavancas dos pneus e na manipulação do próprio pneu e, sem luvas, poderá acabar com as mãos magoadas.

Desmontar a roda

É necessário retirar a roda traseira para instalar uma câmara de ar

O processo para desmontar a roda da sua bicicleta é diferente para a roda dianteira e traseira.

Primeiro, desaperte os travões. Como existem diferentes tipos de travões, deverá consultar as instruções específicas dos travões da sua bicicleta. Isto aplica-se tanto para as rodas dianteira como traseira.

Para a roda dianteira: desaperte o eixo passante (ou abra o aperto rápido, consoante a sua bicicleta), e a roda devería sair facilmente.

Para a roda traseira: comprove que a corrente está no carreto mais pequeno, tanto no conjunto pedaleiro como na cassete traseira (rodas dentadas mais pequenas). Em seguida, desaperte o eixo central, tal como para a roda dianteira, e deslize a roda pelas suas bases, levantando com cuidado a corrente do carreto traseiro.

Caso tenha travões de disco, a MICHELIN recomenda que seja colocada uma ferramenta especial entre as pastilhas de travão quando a roda é desmontada. Isto impede que as pastilhas fiquem coladas se travar com a roda desmontada.

Desmontar o pneu

Antes de conseguir desmontar o pneu, precisa de o esvaziar, se já não estiver vazio devido ao furo. Para isso, retire a tampa de proteção da válvula e pressione o pino pequeno no centro para libertar o ar restante que ainda possa existir.

  • Primeiro, desencaixe os talões do aro. Comece sempre pela zona da válvula.
  • Pressione no canal do aro.
  • Retire o segundo talão com a mão

 
Em seguida, use um par de alavancas para desmontar pneus e coloque-as debaixo do aro do pneu. Se o seu pneu usar uma câmara de ar (ou se não tiver a certeza), tenha cuidado para não forçar demasiado, porque poderá danificar ou rasgar a câmara de ar. Quando uma parte do flanco do pneu estiver sobre o aro, comece a fazer girar o aro. Quando tiver retirado completamente um lado do pneu do aro, já deverá conseguir colocar a alavanca na outra parede lateral do pneu e desmontar o pneu com as suas mãos. Tenha cuidado para não entalar os dedos. Quando o primeiro talão do pneu tiver passado o gancho do aro, faça o mesmo com o segundo talão.

Se está apenas a substituir o pneu numa bicicleta com câmara de ar e pretende reutilizar a câmara de ar existente, tenha cuidado ao remover o pneu. É muito fácil “morder” a câmara de ar com as ferramentas ou contra o aro e danificar a câmara de ar.

Montar a nova câmara de ar da bicicleta e o pneu

Não existe nenhum truque especial para voltar a montar tudo, basta fazer o que fez antes, mas pela ordem inversa. Tenha cuidado para não entalar a câmara de ar quando voltar a colocar o pneu na jante, caso contrário, pode acabar com um furo mesmo antes de sair com a bicicleta para um passeio. Acabe por passar o talão no aro, na zona da válvula. Comprove que os talões ficam presos no aro.

Voltar a montar a roda

Novamente, este processo implica as operações inversas de retirar a roda. Os seus travões já devem estar soltos, desde o momento em que retirou a roda. Deve afastá-los antes de voltar a colocar a roda na sua posição. Para a roda traseira, vai precisar de voltar a colocar a corrente no carreto da mudança. Esta operação é mais simples se colocar a corrente apenas sobre alguns dentes e depois fizer girar a roda lentamente.

No caso dos travões de disco, tenha cuidado quando voltar a instalar a roda, especialmente a roda traseira. Os discos podem danificar o quadro se ocorrer algum impacto entre os dois. Confirme que coloca o disco corretamente entre as pastilhas de travão.

Por fim, bloqueie a roda e reajuste os travões. Não se esqueça de fazer girar a roda com a bicicleta parada e elevada do chão. Isto vai permitir verificar se cada roda está a girar corretamente, identificar se existe algum problema e ainda testar os travões!

Agora que está tudo em condições, pode começar a pedalar. Como abordámos os pneus com câmara de ar e tubeless, vejamos agora com mais atenção as vantagens e desvantagens de cada opção.

Câmara de ar vs. tubeless: vantagens e desvantagens

  • Os pneus tubeless têm menos furos: é muito provável que a principal razão para os ciclistas decidirem trocar para pneus tubeless é a sua resistência superior, o que implica menos furos. Isto acontece porque as câmaras de ar de bicicleta não são especialmente resistentes, não foram concebidas para isso, essa é a função do pneu. Mas se bater com força suficiente para comprimir o pneu de tal forma até o objeto atingir o aro, isto vai provocar um furo por mordedura. Isto acontece quando a câmara de ar da bicicleta é comprimida até ao ponto de ficar danificada.
     
  • Os pneus tubeless proporcionam melhor qualidade nos passeios: usar pneus sem câmara de ar permite rodar com uma pressão mais baixa, tornando os passeios mais suaves. Como não tem tantos motivos para se preocupar com furos por mordedura, pode permitir que os seus pneus absorvam mais força em terreno acidentado com uma pressão mais baixa.
     
  • Os pneus com câmara de ar são mais fáceis de encher: uma vantagem dos pneus com câmara de ar que não deve ser descurada, especialmente para os ciclistas que vão percorrer muitos quilómetros afastados da civilização, é o facto de os pneus tubeless serem um pouco difíceis de encher. É preciso que entre muito ar e de forma muito rápida para que os pneus tubeless fiquem com o talão comprimido contra o aro, para criar uma vedação adequada. Nos pneus com câmara de ar é um tubo selado que está a ser enchido, existindo menos urgência no processo.
     
  • É fácil passar de pneus tubeless para pneus com câmara de ar: se trocar para pneus tubeless e decidir que não gosta, pode voltar facilmente aos pneus de bicicleta com câmara de ar. Geralmente, é possível trocar de pneus com câmara de ar para tubeless, mas é mais complicado. E, em alguns casos, trocar para tubeless implica comprar rodas novas. É importante referir que todos os nossos pneus são Tubeless Ready, podendo ser montados com uma câmara de ar.
     
  • Usar pneus TLR não impede recorrer a uma câmara de ar. Em caso de um furo grande, se o vedante não for suficiente, terá de montar o pneu com uma câmara de ar. 
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