Como montar pneus de bicicleta tubeless

Como montar pneus de bicicleta tubeless

Nos últimos anos, os pneus de bicicleta tubeless têm conquistado cada vez mais popularidade, especialmente entre os utilizadores de bicicletas de montanha. Os pneus Tubeless Ready criam uma união estanque com o aro da roda, dispensando a utilização da câmara de ar tradicional. Mas para funcionar de forma adequada, é necessário realizar uma montagem correta. Leia o artigo para aprender a montar pneus de bicicleta tubeless:

O que são pneus de bicicleta tubeless?

Ciclista num passeio de bicicleta com um pneu sem câmara de ar para bicicleta de estrada

Tal como o nome sugere, os pneus de bicicleta tubeless são pneus sem câmara de ar. Nos pneus tradicionais é a câmara de ar que retém a pressão do ar, sendo este o elemento a reparar ou substituir em caso de furo. Seja nos pneus normais ou nos pneus de bicicleta tubeless, o pneu fica preso pelas extremidades dos talões que encaixam nas abas do aro. A diferença relativamente aos pneus de bicicleta tubeless é que estes formam uma vedação estanque.

Os pneus de bicicleta tubeless podem ser mais difíceis de montar porque a vedação entre o aro e o pneu precisa de ficar realmente estanque. Contudo, com a preparação e os cuidados adequados, instalar pneus tubeless não tem de ser um problema.

Vantagens e desvantagens dos pneus de bicicleta tubeless

Há uns anos, a compatibilidade era um problema com os pneus de bicicleta tubeless. Contudo, ocorreu uma normalização e, agora, muitos pneus tubeless são idênticos aos Tubeless Ready em termos de dimensões e aros.

Para decidir se os pneus Tubeless Ready são indicados para a sua bicicleta, precisa de ter em consideração as suas vantagens e desvantagens.

Vantagens dos pneus de bicicleta tubeless

  • Estes pneus podem usar pressões inferiores, tendendo a ser mais confortáveis, com melhor tração e manobrabilidade.
  • A sua resistência ao rolamento também tende a ser menor, porque não existe interação entre o pneu e a câmara de ar.
  • Os furos são menos frequentes e existe menos risco de furos por mordedura. Além disso, muitos furos são reparados automaticamente graças ao vedante


Desvantagens dos pneus de bicicleta tubeless

  • Devido à sua estanquidade, os pneus de bicicleta tubeless podem ser mais desafiantes de instalar e retirar.
  • Podem ser dispendiosos e, geralmente, necessitam de aros especiais.
  • É provável necessitar de equipamento adicional e, eventualmente, de um compressor.
  • Os pneus de bicicleta tubeless têm mais dificuldade em manter a pressão e os impactos acentuados ou as curvas mais exigentes podem causar algumas fugas de ar.
  • Poderá ser necessário voltar a aplicar o vedante com alguma frequência (consoante o vedante, de uma forma geral aconselhamos a repor o vedante a cada 3 meses).

O que é necessário para montar pneus de bicicleta tubeless?

Decidiu usar pneus de bicicleta tubeless? Antes de os instalar na sua bicicleta, é importante tratar de todos os preparativos. Já poderá dispor das ferramentas para a montagem de pneus com a tradicional câmara de ar, mas existem alguns requisitos especiais para os pneus de bicicleta tubeless.

Isto é o que vai precisar:

  • Um pneu tubeless ou Tubeless Ready. Os pneus Tubeless Ready têm talões com um design especial para se manterem na sua posição de forma mais fiável.
  • Um aro preparado para tubeless ou Tubeless Ready.
  • Uma válvula tubeless. Será uma válvula Presta para uma utilização tubeless
  • Duas alavancas para desmontar pneus.
  • Uma bomba ou compressor. Consoante o tipo de pneu, poderá necessitar de um compressor para atingir a pressão adequada do pneu.
  • Vedante de látex.
  • Uma esponja, mais sabão e água.

Como montar o seu pneu de bicicleta tubeless?

How to Mount a Tubeless Ready* MTB Tire - Michelin Bike

Os passos seguintes são apresentados, com base nos pneus para bicicleta de montanha. Se pretende saber como instalar pneus de estrada tubeless, o processo é essencialmente o mesmo.

Aqui fica o processo passo a passo para instalar os seus pneus de bicicleta tubeless:

  1. Primeiro, comece por verificar o estado da sua roda.
    Agarre a roda pelo eixo em posição vertical, coloque-a à sua frente e rode-a ligeiramente para confirmar que não está empenada ou danificada. Os aros danificados vão impedir que os pneus criem este efeito vedante.
  2. Limpe o aro.
    Preste atenção ao interior do aro, para garantir que não existem corpos estranhos. Se tem um aro Tubeless Ready, deve confirmar se a fita de aro fica devidamente ajustada.
  3. Agora, coloque a sua válvula no aro.
    Adicione a anilha de borracha e a porca, aperte para fixar.
  4. É frequente o seu pneu Tubeless Ready ser entregue dobrado.
    Retire o pneu da embalagem e reponha o seu formato original para preparar a montagem. Preste especial atenção ao sentido de rolamento do pneu: a flanco do pneu deverá indicar claramente qual o sentido correto.
  5. Para colocar o pneu no aro vai precisar de lubrificar o aro e os talões do pneu antes da sua montagem.
    Use uma esponja molhada e esfregue ligeiramente com sabão para obter um efeito deslizante. Em seguida, passe com a esponja no aro e no lado do pneu por onde pretende iniciar a montagem.
  6. Mantenha a roda em posição vertical e coloque o primeiro talão no aro, pressionando a toda a volta para garantir que assentou devidamente.
  7. Vire a roda e passe a esponja com a solução de água no outro talão. Agora pode montar este lado do pneu.
  8. Colocar o segundo talão costuma ser a parte mais difícil.
    omece pelo lado oposto à válvula. Coloque o talão do pneu no aro de forma simétrica, com as duas mãos.
  9. Quando faltar apenas a zona à volta da válvula, volte a segurar a roda em posição vertical com a abertura na parte inferior.
  10. Meça 60 ml de vedante e coloque-o pela abertura para o interior do pneu. Agora distribua o vedante à volta de toda a roda. A quantidade de vedante depende do pneu. Quando mais largo for o pneu, mais vedante será necessário.
  11. Pressione o talão do pneu para fechar a abertura e, em seguida, use as alavancas de pneu para comprovar que o pneu está devidamente montado na sua integralidade.
  12. Comprovar que os 2 talões estão posicionados de cada lado da válvula.
  13. Recorrendo a uma bomba ou compressor, encha o pneu até à pressão conforme, indicado na flanco do pneu. Não encha demasiado.
  14. Verifique se o pneu está posicionado corretamente no aro.
  15. Volte a girar a roda verticalmente, inclinando para a esquerda e para a direita para garantir que o vedante cobre toda a parte interior do pneu.
  16. Volte a comprovar que não existem irregularidades no pneu.
  17. Faça os ajustes finais na pressão do pneu para se adaptar ao seu terreno e estilo de pedalar.

    Agora pode começar a pedalar!
Vedante de látex a ser adicionado a um pneu de bicicleta sem câmara de ar

Perguntas mais frequentes: Instalação de um pneu Tubeless Ready

  • Os pneus de bicicleta tubeless são adequados para bicicletas de estrada e de montanha?

Agora, é muito frequente ver bicicletas de montanha equipadas com pneus de bicicleta tubeless. A possibilidade de serem utilizados com pressões inferiores representa maior conforto e melhor tração em solo irregular. Instalar pneus tubeless numa bicicleta de estrada não sempre é a melhor opção devido à utilização de pressões elevadas. Contudo, com pneus eficientes como os MICHELIN Power Cup TLR Competition Line, já existem muitos utilizadores de bicicleta de estrada a adotar os Tubeless Ready para uma melhor manobrabilidade e menor resistência ao rolamento.

  • Posso instalar pneus de bicicleta tubeless sem aros especiais?

É possível, mas não é recomendável. Com pneus largos e baixa pressão em aros convencionais, é possível que consiga vedar de forma adequada, mas o risco de perdas de ar é muito maior. Para esclarecimento de mais dúvidas, contacte um profissional certificado. Nas bicicletas de estrada, nunca deverá tentar usar pneus sem câmara de ar sem o equipamento correto, devido às elevadas pressões usadas nos pneus.

  • O que acontece se tiver um furo?

Os pneus Tubeless Ready estão menos sujeitos a furar e, por conseguinte, os furos por mordedura são ainda menos frequentes. Além disso, muitos dos pequenos furos são vedados automaticamente devido ao vedante no interior do pneu. Em caso de furo que não vede automaticamente, pode instalar uma câmara de ar ou reparar com um taco para pneus Tubeless Ready.

  • Com que frequência necessito de repor o vedante nos pneus?

O vedante para os pneus de bicicleta tubeless é um líquido fino e leitoso, à base de látex, que necessita de manter a sua fluidez no interior do pneu para tapar eventuais furos. Contudo, acaba por secar após alguns meses. Depende das características do vedante.  Aconselhamos a voltar a aplicar o vedante a cada 3 meses, para manter a fiabilidade de utilização dos seus pneus.

  • Qualquer pneu de bicicleta tubeless é adequado para qualquer aro tubeless?

Ao início, era um pouco complicado garantir a compatibilidade de qualquer aro com qualquer pneu. Atualmente, é razoável esperar a combinação entre quaisquer pneus e aros, embora alguns pneus possam funcionar melhor do que outros. Em termos de performance e hermeticidade, uma boa aposta é optar por pneus e aros adequados para a norma Tubeless Ready, com a gama de pneus de bicicleta de montanha sem câmara de ar da MICHELIN.

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