PESOS DOS PNEUS DE BICICLETA: QUAIS FATORES?
O peso dos pneus de bicicleta (MTB, City e bicicleta de Estrada) depende de vários fatores. Definições e explicações abaixo.
O DIÂMETRO DOS FIOS DA CARCAÇA DO PNEU
A CARCAÇA do pneu designa a estrutura de suporte do pneu, disposta sobre a banda de rodagem. Ela é formada de fibras têxteis, revestidas de borracha. As extremidades da chamada « camada de carcaça » são dobradas em torno dos talões do pneu.
O DIÂMETRO DOS FIOS da carcaça tem um impacto sobre o peso do pneu: QUANTO MAIS FINO FOR O FIO, MIAS LEVE É A CARCAÇA.
A NATUREZA DOS TALÕES DOS PNEUS MTB, CITY TREKKING E BICICLETA DE ESTRADA
Os talões são os anéis localizados em cada lado do pneu, que permitem mantê-lo no aro e em torno do qual são enrolados os fios da carcaça.
Existem dois tipos de talão de pneu: os TALÕES RÍGIDOS e os TALÕES FLEXÍVEIS. Eles não têm o mesmo peso: os talões flexíveis são mais leves. A natureza dos talões é, portanto, outro fator impactante no peso de um pneu de bicicleta.
A AUSÊNCIA DE REFORÇO ANTI PERFURAÇÃO
Existem vários tipos de reforços anti perfuração: bandas (ou camadas) de proteção anti perfuração, líquido anti perfuração… Esses dispositivos aumentam o peso do pneu, mesmo que o peso relacionado com o líquido seja mínimo.
A ESPESSURA DA BANDA DE RODAGEM
A banda de rodagem, como seu nome indica, é simplesmente a CAMADA DE BORRACHA PRESENTE SOBRE A CARCAÇA DO PNEU, e que está, portanto, em contato direto como piso.
Logicamente, o peso da banda de rodagem é influenciado pela sua espessura: quanto mais fina a banda for, mais leve ela será.