PESO DO PNEU DE BICICLETA

PESOS DOS PNEUS DE BICICLETA: QUAIS FATORES?

O peso dos pneus de bicicleta (MTB, City e bicicleta de Estrada) depende de vários fatores. Definições e explicações abaixo.

 

O DIÂMETRO DOS FIOS DA CARCAÇA DO PNEU

A CARCAÇA do pneu designa a estrutura de suporte do pneu, disposta sobre a banda de rodagem. Ela é formada de fibras têxteis, revestidas de borracha. As extremidades da chamada « camada de carcaça » são dobradas em torno dos talões do pneu.

O DIÂMETRO DOS FIOS da carcaça tem um impacto sobre o peso do pneu: QUANTO MAIS FINO FOR O FIO, MIAS LEVE É A CARCAÇA.

 
A NATUREZA DOS TALÕES DOS PNEUS MTB, CITY TREKKING E BICICLETA DE ESTRADA

Os talões são os anéis localizados em cada lado do pneu, que permitem mantê-lo no aro e em torno do qual são enrolados os fios da carcaça.

Existem dois tipos de talão de pneu: os TALÕES RÍGIDOS e os TALÕES FLEXÍVEIS. Eles não têm o mesmo peso: os talões flexíveis são mais leves. A natureza dos talões é, portanto, outro fator impactante no peso de um pneu de bicicleta.

 
A AUSÊNCIA DE REFORÇO ANTI PERFURAÇÃO


Existem vários tipos de reforços anti perfuração: bandas (ou camadas) de proteção anti perfuração, líquido anti perfuração… Esses dispositivos aumentam o peso do pneu, mesmo que o peso relacionado com o líquido seja mínimo.

 

A ESPESSURA DA BANDA DE RODAGEM


A banda de rodagem, como seu nome indica, é simplesmente a CAMADA DE BORRACHA PRESENTE SOBRE A CARCAÇA DO PNEU, e que está, portanto, em contato direto como piso.
Logicamente, o peso da banda de rodagem é influenciado pela sua espessura: quanto mais fina a banda for, mais leve ela será.

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