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DESGASTE DOS PNEUS DE MOTO: QUANDO DEVO MUDAR OS PNEUS DA MINHA MOTO?

Desgaste dos pneus de moto, barrigas, deformações, furos… Se os seus pneus mostram sinais de desgaste ou impacto, será necessário proceder à sua troca? Leia as nossas sugestões para conhecer os sinais de alerta a que deve prestar atenção para manter a sua segurança.

Quando devo mudar os pneus da minha moto?

Os pneus em mau estado podem afetar a performance do seu veículo e até mesmo colocar em perigo a sua segurança e a dos seus ocupantes. Recomenda-se que faça uma inspeção mensal para verificar:

  • O estado dos pneus
  • Indicadores de desgaste
  • Quaisquer danos resultantes de impactos ou quaisquer sinais de desgaste invulgar
  • A pressão dos pneus
     

Quando realizar verificações visuais, preste especial atenção à área do piso e aos flancos. Procure qualquer desgaste do piso invulgar, excessivo ou irregular, objetos estranhos, barrigas ou deformações, sinais de penetração, fissura da borracha ou qualquer deterioração ou dano.

Se o pneu estiver furado

Os pneus são duráveis e foram concebidos para suportar um determinado número de impactos, mas podem acabar por furar. Caso tenha um pneu furado, o pneu deve ser inspecionado por um profissional. Apenas um profissional poderá confirmar se a câmara interior do pneu não sofreu um dano irreparável.

Se tiver sido atingido o limite de desgaste legal do piso

O desgaste dos pneus da moto ocorre em todos os pneus ao longo do tempo. Deve ter em atenção para não exceder o limite de desgaste legal do pneu.

Os indicadores de desgaste no pneu têm uma altura de 0,8 mm. Esta altura é exatamente a mesma para todos os pneus.

Embora os indicadores de desgaste informem sobre o nível de desgaste, é importante ter em consideração que isto é um valor indicativo, que nem sempre reflete a legislação. Na realidade, o limite legal oficial pode variar de acordo com a legislação de cada país. Por exemplo, em França, o limite legal é de 1 mm, enquanto na Suíça é de 1,6 mm.

Como identificar o indicador de desgaste dos pneus da moto?

O símbolo do boneco Michelin no lado superior dos seus pneus significa que inclui um indicador de desgaste do piso. Semelhante a pequenos altos, podem ser facilmente identificados na parte inferior das ranhuras principais.

wear indicator

1 - Identifique o símbolo do boneco Michelin
2 - Encontre a indicador de desgaste dos pneus da moto mais próximo, numa ranhura principal

Assim que a borracha remanescente estiver gasta até este nível, o pneu atingiu ou excedeu o seu limite de desgaste legal. Embora os pneus Michelin sejam concebidos para uma performance concebida para durar, aconselhamos vivamente a substituir os seus pneus antes de atingir este ponto. Para além deste ponto, a sua segurança não pode ser garantida, nem a aderência ou a performance, em especial em piso molhado.

Se os pneus revelarem sinais de envelhecimento

É difícil prever o tempo de vida útil de um pneu porque não está relacionado com a sua data de fabrico. Os pneus que nunca tenham sido utilizados, ou que tenham sido usados com pouca frequência, podem apresentar sinais de envelhecimento. Existem muitos fatores que podem afetar a sua vida útil: condições meteorológicas, armazenamento e condições de utilização, carga, velocidade, pressão dos pneus, manutenção, estilo de condução...

A Michelin recomenda que todos os motociclistas dediquem, regularmente, algum tempo para inspecionar os seus pneus para poderem identificar eventuais sinais de envelhecimento ou desgaste: deformações ou fissuras no piso, nos ombros ou flancos...

Os seus pneus também devem ser verificados por um profissional que pode avaliar se é necessário ou não proceder à sua substituição.

Quanto tempo duram os pneus de moto?

tyre lifespan

Após 5 ou mais anos de utilização, os pneus devem ser examinados todos os anos por um profissional. Se os pneus precisarem de ser substituídos, siga as recomendações do fabricante em relação à substituição dos componentes originais. Como precaução, todos os pneus que não tenham sido substituídos após dez anos devem ser trocados, mesmo que aparentem estar em boas condições gerais e não tenham atingido o limite de desgaste do piso.

Se o pneu estiver danificado

O pavimento, buracos ou objetos pontiagudos podem danificar os pneus. Todos os rasgos, cortes ou deformações devem ser cuidadosamente examinados por um profissional. Apenas um profissional pode confirmar se o pneu pode ser reparado. De uma forma geral, não conduza com pneus danificados ou furados.

Quando é que os danos do pneu não permitem reparação?

repairable area of motorcycle tyre

Um pneu não pode ser reparado nos seguintes casos:

  • Furos nas partes laterais do pneu (reparação apenas possível na área T, que representa 3/4 da largura do pneu)
  • Talões visíveis
  • Borracha do piso a começar a saltar ou deformada
  • Degradação que revela partes do interior do pneu
  • Danos devido a óleos ou substâncias corrosivas
  • Fissura da borracha devido a envelhecimento do pneu

Estes são alguns exemplos de danos que exigem a intervenção de um profissional:

cracks

Fissuras

splits

Fendas

marble

Deformação

Se o pneu apresentar um padrão de desgaste invulgar

Um desgaste dos pneus da moto invulgar no piso, localizado em determinados locais, no centro ou nos ombros, resulta, geralmente, de uma pressão de ar incorreta nos pneus. Um pneu com excesso de pressão vai resultar em maior desgaste no centro do pneu, enquanto um pneu com pressão insuficiente vai resultar em maior desgaste nos ombros, podendo danificar a carcaça no interior do pneu, ao longo do tempo. Para evitar esta situação, verifique a pressão dos pneus com regularidade, para ajustar de acordo com os valores recomendados pelo construtor.

Outra causa do desgaste irregular do pneu de moto pode ser um problema mecânico (amortecedores, transmissão, montagens deficientes…) ou uma condução muito desportiva.

Se tiver dúvidas, consulte um profissional.

Se estiver a usar os pneus incorretos para o seu veículo

Escolha os seus pneus de acordo com os requisitos legais e homologações do construtor.

Para uma performance ótima, é preferível usar a mesma marca e gama de pneus na roda dianteira e traseira. Nunca instale um pneu radial e um pneu não radial no mesmo veículo, a não ser que tenha instruções específicas do construtor. A melhor forma de garantir que tem os pneus adequados é respeitar as homologações do construtor.

Quando chegar o momento de mudar os seus pneus, consulte o nosso seletor de pneus abaixo, para garantir que realiza a escolha adequada ou consulte um profissional.

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