Pneus radiais ou diagonais?

Existe muita diversidade no mundo das motos e scooters. A Michelin recorre a duas construções de pneus para garantir uma oferta adequada a todas as situações: pneus diagonal e radial.

moto picto bias tyre help and advice

Pneus diagonais

A carcaça do pneu diagonal é feita com fibras de lonas dispostas entre si a um determinado ângulo. As camadas são colocadas de forma que as fibras criem um padrão cruzado. A estrutura é uniforme a toda a volta; o cimo e os flancos do pneu apresentam propriedades mecânicas semelhantes.

moto picto radial tyre help and advice

Pneu radiais

Com a construção radial, as fibras das lonas provêm do centro do pneu. Além disso, o cimo é feita a partir de camadas que formam uma cinta. Desta forma, a coroa e os flancos têm características específicas.

Dois tipos de pneus para uma performance especializada

Devido aos seus flancos macios, os cimos dos pneus radiais estão sempre em contacto com a estrada. Com um piso mais curto, mas mais largo do que o do pneu diagonal, oferece maior aderência nas inclinações mais acentuadas em curva. A pressão do ar em contacto com a superfície do pneu é distribuída de forma mais eficiente com pneus radiais, o que resulta num desgaste mais uniforme ao longo do tempo.

Os pneus radiais também oferecem um nível de conforto superior a velocidades mais elevadas, uma vez mais resultante dos flancos macios, que absorvem o impacto das imperfeições na superfície da estrada. Por outro lado, os pneus de construção diagonal conseguem suportar mais peso porque os flancos são mais rígidos. A velocidades mais elevadas, os pneus diagonais podem ficar de tal forma deformados que a sua performance é afetada. Por fim, os pneus diagonais são indicados para veículos que viajam a velocidades moderadas, com motores de pequena a média cilindrada e ciclística flexível. Também são adequados para motos mais pesadas ou que costumam suportar cargas maiores. Os pneus radiais são necessários para veículos mais potentes, com uma ciclística muito rígida, para uma utilização mais desportiva. Permitem alcançar códigos de velocidade ZR, acima dos 240 km/h.

Precisa de mais ajuda?

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.