Outras sugestões e conselhos

Nem sempre é fácil conseguir apurar os motivos para diferentes problemas de performance. Os problemas de performance podem ser uma consequência dos pneus (tipo de pneu, pressão incorreta…) e/ou uma alteração no veículo (acessórios, carga…). Os pneus não são sempre o único elemento a considerar.

Ricochete
Um movimento abrupto lateral na dianteira (forquilha para cima e para baixo), intermitente e muito rápido, que ocorre geralmente durante a aceleração e é desencadeado por algum impacto externo (um buraco, união no alcatrão).

Trepidação
Uma oscilação lateral contínua da forquilha a baixa velocidade (< 100 km/h/60 mph) quando está a abrandar.

Ziguezaguear
Um movimento ziguezagueante de gravidade variável que pode ocorrer ao conduzir a direito ou em curva e que, geralmente, é detetado a uma velocidade de 140 km/h (90 mph).

Vibrações
Verificam-se na forquilha/roda dianteira, geralmente, a velocidades entre os 90 e 130 km/h (55 a 80 mph).
Os pneus nem sempre são o único problema
A distribuição do peso tem um impacto significativo na identificação de um problema no veículo. A instalação de acessórios ou eventuais modificações (Top-case não original, malas, carenagens, vidro defletor, guiador, banco, jantes...) também podem afetar a performance.
Outras sugestões e conselhos