(1) Até ao último quilómetro significa que os testes foram efetuados num pneu novo e num pneu desgastado por uma máquina (escovado) até ao limite legal permitido, isto é, a profundidade máxima considerada como indicador de desgaste segundo a Normativa Europeia ECR R3or03F.
- 205/55 R16 91V MICHELIN Primacy 4 está acima do limite establecido pela Marcação Europeia para aderência a piso molhado, segundo a Regulação Europeia R117.
- 205/55 R16 91H MICHELIN CROSSCLIMATE+ e 275/45R20 110Y MICHELIN CROSSCLIMATE SUV estão acima do limite establecido pela Marcação Europeia para aderência a piso molhado, tanto em condições de ""neve"" como ""normais"", segundo a Regulação Europeia R117.
- 205/55 R16 91H, MICHELIN ALPIN 6 está acima do limite de aderência a piso molhado segundo o Regulamento R117 da UE. Certificação 3PMSF enquanto novo e excelente em tração na neve quando usado. Teste de aceleração/tração realizado pela TÜV SÜD em dezembro de 2017."
* Sempre que o pneu tenha um desgaste regular e se respetem as recomendações do fabricante do pneu e do construtor do automóvel. Em caso de dúvida consulte um especialista. Diretiva Europeia 89/459/EEC.
** Dados do relatório de Ernst & Young com o título «A obsolescência programada não é inevitável» - maio 2017.
*** De acordo com os cálculos internos realizados em Ladoux (Centro de Tecnologia, Clermont-Ferrand - França): comunicado técnico de 27 de setembro de 2016 sobre "Matérias primas, consumo de combustível e emissões de CO2 relacionadas con a substituição prematura dos pneus de automóveis de passageiros".