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Michelin com o novo ferrari 296 gtb

PNEUS À MEDIDA PARA UM CARRO EXCECIONAL

Como um dos principais construtores de carros de luxo e rendimento do mundo, Ferrari leva 75 anos ampliando constantemente os Limites dos carros desportivos. Michelin tem desenvolvido pneus há quase 50 anos para a empresa. Os exigentes parâmetros solicitados por Ferrari requereram uma longa colaboração para proporcionar soluções inovadoras. Michelin tem estado à altura deste desafio, pondo em comum a sua tecnologia de vanguarda com engenheiros qualificados, experiência na montagem de rodas, tecnologias de medição e paixão pelo rendimento. E também tem uma equipa dedicada de pilotos de testes que ajuda a garantir que as expectativas sejam superadas.

O Ferrari 296 GTB é um exemplo perfeito da colaboração Ferrari-Michelin na sua máxima expressão.

MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 e MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2 Dois pneus à medida para um carro excecional, o Ferrari 296 GTB

A Michelin foi escolhida pela Ferrari como fornecedor oficial de pneus para o seu novo 296 GTB. Como resultado, A Michelin fornecerá dois pneus diferentes para o carro: o MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 para a condução predominantemente por estrada e o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2, homologado para a estrada, para os condutores que desejem superar os limites do seu carro na pista. Com o lançamento de cada novo modelo, Ferrari supera as performances da geração anterior. A Michelin partilha da mesma filosofia e há muitos anos assume o desafio junto do construtor de automóveis, concebendo pneus especiais à medida.

Rendimento
Para um carro tão excecional, o rendimento dos pneus é muito mais que um mero aspeto funcional. Na procura das máximas performances, é um fator determinante que proporciona segurança, precisão e prazer de condução, ao mesmo tempo que se adapta perfeitamente ao estilo do veículo.

Um desenvolvimento específico
Os pneus do Ferrari 296 GTB foram concebidos especialmente num projeto conjunto com as equipas da Ferrari e identificam-se pela marca própria da Ferrari com o símbolo "K" nos flancos dos pneus. O design à medida era a única solução para alcançar os níveis de rendimento exigidos pela Ferrari.

As equipas da Michelin implicaram-se desde o início do projeto, desde o momento em que foram definidas as especificidades técnicas. Foram necessários quatro ciclos de desenvolvimento e 18 meses para conceber os pneus que agora estão aprovados para a sua venda. A utilização de ferramentas de simulação muito avançadas e de vanguarda foi um fator importante. Permitiram reduzir significativamente a marca no meio ambiente do projeto graças ao fabrico de menos protótipos de pneus de teste e à redução do tempo e número de testes físicos e de desenvolvimento. O simulador também permitiu ajustar os pneus ao veículo com grande precisão.

Dois pneus, dois tipos de utilização
A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais para criar dois pneus com utilizações muito diferentes, e fê-lo seguindo a estratégia totalmente sustentável do Grupo: menor uso de matérias-primas, menor resistência ao rolamento, redução do número de pneus fabricados e do número de testes físicos realizados.


MICHELIN Pilot Sport 4 S K1, um pneu de alta tecnologia para utilização diária

Reconhecido pelas suas performances em estrada e também adequado para um uso ocasional em circuito, este pneu proporciona ao carro um excelente equilíbrio entre aderência, controlo e prazer de condução.

O pneu de competição homologado para estrada, MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2

Beneficia de uma mistura de compostos de borracha especiais formados por elastómeros funcionais para obter um material mais homogéneo.

Estes dois pneus utilizam tecnologias inovadoras desenvolvidas por Michelin:

  • Tecnologia de Resposta Dinâmica: um cinturão híbrido de aramida e nylon garante uma transmissão ótima das instruções de direção à estrada

  • Multi-Tread Compouding: múltiplos tipos de compostos ao longo da banda de rolamento: no exterior para a tração em seco e no interior para a tração em molhado

  • Cima ondulada: um acrescento de borracha sob o cabo de aço para diminuir o tempo de resposta do pneu e melhorar a sensação de "desportividade"
     

Equipamento

  • DIANTEIRO: 245/35ZR20 (95Y) XL TL PILOT SPORT 4 S K1

  • TRASEIRO: 305/35ZR20 (107Y) XL TL PILOT SPORT 4 S K1 

 
ou

  • DIANTEIRO: 245/35 ZR20 (95Y) XL TL PILOT SPORT CUP 2 R K2

  • TRASEIRO: 305/35 ZR20 (107Y) XL TL PILOT SPORT CUP 2 R K2

MICHELIN E FERRARI - Um objetivo: o rendimento

Comentando o projeto, Hervé Charbonnel, engenheiro de desenvolvimento de pneus MICHELIN no novo Ferrari 296 GTB falou "Foi um desafio e uma grande aventura. As exigências dos engenheiros da Ferrari levaram-nos a utilizar o melhor da nossa tecnologia para desenvolver os pneus especiais MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 e MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2. Graças aos nossos conhecimentos associados ao uso de técnicas de simulação, pudemos superar os limites da aderência com uma nova otimização da banda de rolamento, ao mesmo tempo que proporcionamos a precisão e as sensações de condução desportiva que são características tão cruciais da Ferrari.

Michelin desenvolve pneus marcados como OE (Equipamento Origem) para Ferrari

Pneus MICHELIN K1 - K2 ou K3 com marcação OE

Concebidos especificamente pelos engenheiros da Michelin em estreita colaboração com Ferrari.

História da colaboração entre a Michelin e a Ferrari

  • Mais de 50 anos de colaboração

    • Há 60 anos que a Michelin desenvolve pneus para a Ferrari.

      • O Ferrari 275 GTB de 1964 estava originalmente equipado com pneus Michelin.

  • Nos últimos 20 anos, a Michelin esteve presente como fornecedor de pneus de Equipamento Original num grande número de modelos Ferrari:

  • 550 Maranello (1996)

  • 456M (1998)

  • 360 Modena (1999)

  • 575M Maranello (2002)

  • F430 (2004)

  • 599 GTB Fiorano (2006)

  • California (2008)

  • 458 Italia (2009)

  • 599 GTO (2010)

  • FF (2011)

  • F12 Berlinetta (2012)

  • 458 Speciale (2013)

  • California T (2014)

  • 488 GTB (2015)

  • GTC4Lusso (2016)

  • Portofino (2017)

  • 812 Superfast (2017)

  • 488 Pista (2018)

  • F8 Tributo (2019)

  • SF90 Stradale (2020)

  • Roma (2020)

  • 812 Competizione (2021)

  • Portofino M (2021)

  • 296 GTB (2022)

  • Purosangue (2022)

  • SF90 XX Stradale (2023)

  • 12 Cilindri (2024)
     

Modelos de Ferrari equipados exclusivamente com pneus MICHELIN de fábrica:

Ferrari 599 GTO (2010)

  • 285/30 ZR20 (99Y) XL TL PILOT SUPER SPORT K1 MI

  • 315/35 ZR20 (110Y) XL TL PILOT SUPER SPORT K1 MI
     

Ferrari 458 Speciale (2013)

  • 245/35 ZR20 (91Y) TL PILOT SPORT CUP2 K1 MI

  • 305/30 ZR20 (103Y) XL TL PILOT SPORT CUP2 K1 MI

Ferrari 488 Pista (2018)

  • 245/35 ZR20 (95Y) XL TL PS CUP2 K2 MI

  • 305/30 ZR20 (103Y) XL TL PS CUP2 K2 MI

Muitas vitórias conquistadas em conjunto na competição

  • Fórmula 1 de 1978 a 1981

    • 1979: Título de Campeão do Mundo de Pilotos com Jody Scheckter

    • 1979: Título de Campeão do Mundo de Construtores

    • 13 vitórias conjuntas em corridas

  • 24 Horas de Le Mans

    • 2023 Vencedor geral do centenário das 24 horas de Le Mans com o Ferrari Hypercar 499P (#51)

    • Vencedores conjuntos em 2003, na categoria GT

  • 24 Horas de Nürburgring

    • Vencedores conjuntos em 2023, com o Ferrari 296 GT3 (#30)

  • FIA WEC

    • Campeão do Mundo de Construtores na categoria GT: 2012, 2013, 2014, 2016, 2017, 2021 e 2022

  • ALMS

    • Vencedor do título de campeão na categoria GT2: 2006 e 2007

  • FIA GT

    • 20 vitórias

  • 24H de Spa

    • 1 vitória (2004)

  • 12 horas de Bathurst

    • 1 vitória (2014)

  • Vitórias em corridas:

    • ALMS: 35 (GT, GTS, GT1, GT2 no total)

    • ELMS: 8 (GT, GTS, GTE no total)

    • WEC: 31 (Pro) + 22 (Am)