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Tudo sobre o pneu

Como se fabrica um pneu?

Michelin 18 mai 2010

Como se fabrica um pneu?

O pneu é o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada, tendo de alcançar um equilíbrio adequado de aderência, tracção, conforto, som, duração, eficiência energética e custo.

 

Fabricado segundo processos minuciosos

A extrema complexidade do pneu exige um fabrico longo e minucioso antes da vulcanização, necessária para conseguir uma qualidade perfeita e constante. O padrão de qualidade Michelin aplica-se de igual modo e com o mesmo rigor em todas as nossas fábricas, isto garante o mesmo nível de qualidade independentemente do lugar em que se fabrique.

O fabrico, um processo de inovação permanente

Certamente, já ouviu falar dos pneus "verdes" Michelin que poupam energia. Estes pneus economizam combustível graças à menor resistência ao rolamento. Na Michelin trabalhamos na nossa quinta geração de pneus "verdes". Trata-se de conseguir uma melhoria de pelo menos 2% de economia de combustível e uma redução das emissões de CO2 com cada nova geração. Graças ao nosso contributo, conseguimos reduzir o consumo mundial de combustível em mais de 12.000 milhões de litros e evitar a emissão de 30 milhões de toneladas de CO2 desde 1992.

A Michelin comprometeu-se a reduzir o consumo de combustível, mantendo as qualidades no que diz respeito a duração e segurança.

O pneu, uma soma de compostos

É um produto extremamente avançado com um elevado nível de tecnologia que utiliza uma ampla variedade de matérias-primas. Com efeito, para fabricar um pneu utilizam-se mais de 200 compostos.

Podem-se agrupar em cinco grupos:

1. Borracha natural. Principal componente da banda de rolamento dos pneus.
2. Borracha sintético. Elemento essencial na escultura dos pneus para ligeiros, veículos comerciais e 4x4.
3. Preto de carbono e sílica. Utilizam-se para reforçar o pneu e melhorar as suas propriedades de desgaste.
4. Filamentos metálicos e têxteis. Constituem o esqueleto do pneu e garantem a sua geometria e rigidez.
5. Inúmeros produtos químicos, dão ao pneu as suas propriedades específicas como a baixa resistência ao rolamento ou a extraordinária aderência.
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