Como escolher os melhores pneus para carro

De que pneus preciso? Como escolher os melhores pneus para carro? Se tem dúvidas quanto a isto, o nosso artigo vai ajudar a considerar os critérios mais importantes para fazer a escolha certa. 
 

A dimensão do pneu parece ser o único fator importante quando é preciso decidir a compra dos pneus. Contudo, como iremos ver, também é essencial ter em consideração o seu estilo de condução e as condições atmosféricas. Para ajudar a fazer a escolha certa, também vamos abordar o sistema europeu de etiqueta dos pneus e fornecer uma ferramenta que ajuda a tomar a melhor decisão.

Respeite as dimensões indicadas pelo construtor

Este é o primeiro critério a ter em consideração durante a escolha dos pneus para o seu carro.
Como os pneus não têm todos a mesma dimensão, primeiro deve identificar as dimensões de pneus compatíveis com o seu veículo antes de realizar a sua escolha com base nos outros critérios que vamos explicar abaixo.

Veja o flanco para encontrar a dimensão do seu pneu

Onde posso encontrar as dimensões de pneus para o meu carro?

Veja o flanco de qualquer um dos seus pneus e anote os números e letras nele inscritos. 
Esta informação ajudará a encontrar os pneus adequados para o seu automóvel.
Aqui fica um exemplo das dimensões completas de um pneu: 255/55 R17 72H

Também pode encontrar a dimensão dos pneus na porta do condutor ou do passageiro:

A dimensão dos pneus também está indicada no manual de proprietário do seu veículo (que poderá encontrar no seu compartimento porta-luvas). Geralmente, estes documentos contêm todas as informações relacionadas com a dimensão e especificações dos pneus, bem como a pressão adequada dos pneus.

A dimensão do pneu num autocolante na porta do condutor

Que significam essas letras e números?  

Largura do pneu ou largura da secção : (Exemplo : 255)
A largura do pneu em milímetros é medida entre o ponto mais largo do flanco exterior do pneu e o ponto mais largo do flanco interior do pneu.

Perfil : (Exemplo : 55)
O perfil é a relação entre a altura do flanco do pneu e a largura do pneu. Quanto menor for o perfil, menor é a altura do flanco, o que significa um melhor desempenho em curva, mas uma condução menos confortável.

Construção : (Exemplo : R)
Indica a construção interna dos pneus. Podem ser R (radiais) como a maioria dos pneus, ou D (construção diagonal) ou B (cintado).

Diâmetro da jante : (Exemplo : 17)
O número, em polegadas, indica o diâmetro da jante em que o pneu pode ser montado.

Índice de carga : (Exemplo : 72) 
Indica o peso homologado que o pneu pode suportar, com a pressão de ar máxima, em segurança. Os números referem-se a uma tabela que especifica a carga máxima que o pneu pode suportar. 
Por exemplo, 72 = 355 kg.

Pode encontrar o seu na tabela de índices de carga:

Tabela de códigos de velocidade : (Exemplo: H)

Indica a velocidade máxima homologada à qual o pneu está certificado para transportar uma carga em segurança, sob condições específicas. Os códigos de velocidade variam de A (mais baixo) até Y (mais alto), com uma exceção: H que se situa entre U e V.

Por exemplo, H = 210km/h.

Para saber a velocidade máxima do seu pneu, consulte a tabela de códigos de velocidade. Exceder o limite legal de velocidade não é recomendável nem aconselhável.

hl marking

Gomme a elevata capacità di carico (gomme HL) 

Le gomme HL sono progettate per sostenere il peso di veicoli elettrici e ibridi. Permettono di usare la stessa misura del pneumatico ma con una capacità di carico più elevata. Come riconoscere i pneumatici HL? Grazie alla marcaggio HL posto all’inizio della misura del pneumatico. Ulteriori informazioni

O que são pneus OE?

A sigla OE significa “Original Equipment” (equipamento de origem), o que significa que os pneus foram aprovados pelo construtor do seu veículo para serem equipados de série na sua viatura.

Alguns construtores de veículos, como a Audi, BMW, Mercedes e outros, equipam os seus veículos com pneus concebidos especificamente para a sua marca. Estes pneus têm uma marcação especial OE no flanco. Neste caso, a MICHELIN recomenda a substituição dos pneus no seu veículo por pneus com a marcação OE específica.

Tabela de marcações OE por marca de veículo:

Construtores automóveis
Marcação de equipamento de origem
marked tyre

Escolher pneus para carro de acordo com a minha utilização e condições de utilização

Depois de saber as dimensões, existem mais três critérios a considerar: 

●    as condições atmosféricas em que conduz
●    o seu estilo de condução
●    o tipo de veículo (elétrico ou a combustão)
 

Condições climáticas:

Outro dos critérios que recomendamos ter em consideração para a escolha dos pneus para o seu carro refere-se às condições atmosféricas

Como escolher pneus para o meu carro com base no clima?

●    Opte por pneus de verão e de inverno se conduz numa região montanhosa exposta a condições meteorológicas rigorosas no inverno (neve, gelo) durante vários meses do ano e temperaturas abaixo dos 7 °C. Se os seus invernos são ainda mais rigorosos, consulte o nosso artigo "Como escolher um pneu de inverno?"

 

34963888 m

 

●    Opte por pneus all season se vive numa região com invernos menos rigorosos e com queda de neve ocasional.

●    Opte por pneus de verão para todo o ano se conduzir nas regiões do sul da Europa com invernos amenos (temperatura superior a 7 °C, sem neve).

O seu estilo de condução:

Para garantir que desfruta da sua condução, escolha pneus adequados ao seu estilo de condução.

comfortable ride

Se gosta de uma condução confortável e silenciosa: 

Procure pneus que façam referência específica ao conforto, condução suave, ou baixo nível de ruído. De forma geral, os pneus touring com códigos de velocidade mais baixos (classificação S, T ou H no flanco) estão otimizados para um maior conforto em detrimento da velocidade. É desaconselhado montar um pneu com um código de velocidade inferior ao especificado pelo construtor do seu veículo. Além disso, evite pisos com um design agressivo. Podem ter estilo, mas costumam gerar um ruído de circulação elevado.
Os nossos Primacy 4+, por exemplo, seriam uma boa escolha.

Se gosta de sentir cada curva: 

Procure pneus que se caracterizem por uma excelente manobrabilidade ou precisão de direção. Estes pneus são, geralmente, considerados de elevada performance e apresentam códigos de velocidade mais elevados, pelo que são otimizados para oferecer um melhor controlo e uma condução mais firme e mais precisa.
Os nossos Pilot Sport 5, por exemplo, são adequados para este estilo de condução..

feeling curves

O tipo de veículo (elétrico ou a combustão):

Chegam cada vez mais veículos elétricos ao mercado. Agora são disponibilizados pneus específicos porque são concebidos a pensar nas características próprias destes veículos. Os pneus com baixa resistência ao rolamento, por exemplo, são adequados para maximizar a autonomia da bateria. Este princípio aplica-se aos nossos pneus E-Primacy e Pilot Sport EV.

Embora os E-Primacy não sejam especificamente concebidos para veículos elétricos, são bastante adequados devido à sua capacidade de apresentar uma baixa resistência ao rolamento. O Pilot Sport EV é mais adequado para veículos elétricos “desportivos” (p. ex. Porsche Taycan, Tesla Model Y, etc.)

GAMAS DOS GRUPOS DE PNEUS

PARA QUE VEÍCULOS?

RECOMENDADO PARA

MICHELIN Primacy ⁴ ⁺

VW Golf 8, BMW Serie2, Renault Scenic, Peugeot 3008, DS3 CrossBack

Combustão

MICHELIN e·Primacy

VW Golf 8/e.Golf, Peugeot 3008/3008 Hybrid, Renault Zoe, DS5 Hybrib

Combustão & Elétrico

MICHELIN Pilot Sport
MICHELIN Pilot Sport
⁴ ˢᵘᵛ

AUDI A4, MERCEDES C, BMW X3-X5 AMG GLE

Combustão

MICHELIN Pilot Sport EV

TESLA Model Y, AMG EQS, VOLVO XC 40BEV

Elétrico

MICHELIN Pilot Sport ⁴ ˢ

BMM M3, PORSCHE 911(II), AMG CLS53

Combustão & Elétrico

MICHELIN CrossClimate²
MICHELIN CrossClimate
² ˢᵘᵛ

VW Golf 8, Peugeot 3008, Renault Kadjar, Volvo XC40, Audi Q3

Combustão & Elétrico

Escolher pneus para o meu carro através do sistema europeu de etiqueta dos pneus

Uma ferramenta para ajudar a escolher os melhores pneus para o seu carro 

Esta ferramenta vai ajudar na sua escolha dos pneus mais adequados entre a oferta da MICHELIN, de acordo com os critérios sazonais indicados acima.

slide1

Por exemplo, se tem um veículo familiar, como uma Renault Scenic, e conduz numa região montanhosa, irá alternar entre pneus de verão e de inverno.  
Neste caso, pode optar pelos MICHELIN Alpin ⁶ para o inverno e pelos MICHELIN Primacy ⁴ para o verão. 

Encontrar os melhores pneus para o meu carro