Pneus de verão, inverno ou all season?

Não sabe bem que pneus precisa? Mantenha a segurança na estrada, independentemente das condições meteorológicas, com este guia para usar os pneus adequados em cada estação.

A diferença entre pneus de verão, pneus all season e pneus de inverno 

O que são pneus de verão?

Os pneus de verão são concebidos para uma utilização nos meses quentes quando as temperaturas atingem 40 °C quer pontualmente, durante longos períodos de tempo ou durante todo o ano em locais com invernos amenos. Com um padrão de piso mais raso e um composto mais rígido e aderente, capaz de oferecer uma excelente aderência em piso seco e molhado, os pneus de verão são concebidos especificamente para uma performance otimizada com temperaturas acima dos 7 °C. Permitem maximizar a precisão da manobrabilidade e garantem a melhor estabilidade possível em curva ou travagem.  

winter summer tire

O que são pneus de inverno?

Os pneus de inverno são o oposto e são concebidos especificamente para oferecer uma condução segura com temperaturas abaixo dos 7 °C, e em condições rigorosas como gelo e neve. Em comparação com os pneus de verão, os pneus de inverno têm um padrão de piso diferente, com um maior número de entalhes e mais profundos, para melhorar a tração na neve e gelo. Também são feitos com um material mais flexível, para garantir que se mantêm suficientemente macios para aderir à estrada, mesmo com temperaturas negativas. 

O que são pneus all season?

Os pneus para todas as estações ou pneus 4 estações como são bem conhecidos, conjugam tecnologias dos pneus de verão e de inverno e podem ser usados durante todo o ano. Apresentam mais recortes no padrão do piso do que os pneus de verão, para que obtenham melhor aderência nas estradas com neve, ao mesmo tempo que são capazes de se adaptar a temperaturas mais quentes. Esta é a solução mais fácil se viver num local com verões amenos, invernos amenos e quedas de neve ocasionais. Os pneus para todas as estações garantem mobilidade e segurança para temperaturas que variam entre os -10 °C e +30 °C. (Saiba mais sobre os pneus para todas as estações)

Comparação entre pneus de verão e de inverno

Embora pareçam semelhantes, não é recomendável usar um pneu de inverno no verão, porque o piso mais macio vai desgastar-se mais rapidamente no alcatrão quente. Vai afetar a manobrabilidade, aumentar as distâncias de paragem do veículo e, muito provavelmente, também vai notar um aumento do consumo de combustível.

Da mesma forma, não é recomendado usar pneus de verão no inverno, porque estes pneus não foram concebidos para suportar temperaturas frias. Sem o piso mais profundo e os entalhes adicionais dos pneus de inverno, os pneus de verão podem ter dificuldades de aderência na estrada em situações de gelo e neve. Conduzir na neve com pneus de verão montados no seu veículo pode aumentar para o dobro as distâncias de travagem, quando comparado com os pneus de inverno certificados. O composto do seu piso endurece naturalmente com temperaturas negativas, aumentando o risco de derrapagem ou descontrolo na estrada em condições de inverno. A rigidez também pode originar danos no próprio pneu, porque sem a elasticidade necessária a borracha pode fender e partir.

E qual é a diferença entre os pneus de verão e os pneus all season? Se tiver de optar entre os dois.

Performance relativa dos pneus de verão, pneus de inverno e pneus all season da MICHELIN

 

MICHELIN CROSSCLIMATE+
Vs. MICHELIN Primacy 4 & MICHELIN Alpin 6

slide1

MICHELIN CROSSCLIMATE+
Vs. MICHELIN Pilot Sport 4 & MICHELIN Pilot Alpin 5

slide2

Os pneus de verão MICHELIN Primacy 4 e Pilot Sport 4 têm uma melhor performance em estradas secas e molhadas durante o tempo quente. Possuem uma excelente vida útil, como se pode esperar da marca MICHELIN.

Os pneus MICHELIN CrossClimate+ são pneus all season que apresentam uma boa performance tanto no verão como no inverno e, inclusive, na neve. A sua durabilidade está a par com a dos pneus de verão, tornando-os líderes nesta categoria.

Os pneus de inverno MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5 são os pneus com a melhor performance para as condições meteorológicas adversas do inverno, incluindo condições de neve e gelo.

Quando deve trocar os pneus de inverno pelos pneus de verão 

Conforme as condições meteorológicas do local onde vive, a regra geral indica que deve trocar os seus pneus de verão pelos de inverno assim que as temperaturas estabilizarem abaixo dos 7 °C. É melhor aguardar que a temperatura se mantenha estabilizada, para evitar uma situação pontual de descida repentina da temperatura. O mesmo princípio deve ser aplicado quando as temperaturas começam a aquecer. Assim, quando as temperaturas estiverem consistentemente acima dos 7 °C, pode voltar a montar os seus pneus de verão.

Com os pneus all season não precisa de se preocupar com o momento certo para trocar os seus pneus. Garantem tranquilidade durante todo o ano. 

Qual é o custo de equipar o meu automóvel com pneus adequados para a estação do ano? 

Quer esteja a equipar uma berlina, um carro familiar, elétrico, desportivo, 4x4 ou um SUV, escolher os pneus adequados é essencial. O custo depende da dimensão equipada no veículo e do tipo de pneu para a estação do ano que pretende. Por exemplo, os pneus de verão MICHELIN Primacy 4 estão disponíveis em 104 dimensões (de 15 a 20 polegadas): encontre o preço online ou junto do seu revendedor local.

Ao contrário dos pneus de verão, os pneus all season podem ser utilizados com segurança no inverno, um fator que se reflete no seu preço mais elevado. No entanto, equipar o seu veículo com pneus all season é ainda mais barato do que comprar um conjunto de pneus de verão e outro de pneus de inverno. Estes pneus versáteis combinam a tecnologia dos pneus de verão e dos pneus de inverno para oferecer um elevado nível de desempenho e segurança em todas as condições meteorológicas. A sua natureza híbrida torna-os económicos a longo prazo. Procure preços online, ou junto do seu revendedor local.

Oficina MICHELIN: ajudar a escolher os pneus adequados para si e para o seu carro

Winter tires vs All-season tires : which tires should you buy? | Michelin Garage

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.