Como encher os pneus? 

O enchimento dos pneus é um fator importante para garantir a sua segurança e a dos seus passageiros. Se a pressão dos pneus for incorreta, também pode afetar os custos de funcionamento do veículo, com um desgaste prematuro dos pneus e um consumo de combustível superior ao normal.

Neste artigo, vai ficar a saber tudo sobre quando deve verificar a pressão dos pneus e como encher os pneus em 3 passos simples. Vai ficar a saber que o enchimento dos pneus tem de ser feito de forma diferente, consoante os pneus estão frios ou quentes, e que a roda suplente deve ser verificada regularmente, embora com menos frequência do que os restantes pneus.

Também vamos abordar a questão de usar um compressor portátil para encher pneus, como uma alternativa às estações de serviço e ajudar na decisão se deve encher os pneus com azoto.

Quais são os riscos quando os seus pneus não têm a pressão correta?

Se os seus pneus têm um enchimento insuficiente

  • Aumentam o consumo de combustível
  • Registam um desgaste mais rápido e mais irregular. A vida útil de um pneu com enchimento insuficiente em 20% pode ser reduzida em 20%. Exemplo: para uma potencial quilometragem de 40 000 quilómetros, os seus pneus podem durar menos 8000 quilómetros.
  • A manobrabilidade na estrada é perigosa e cria efeitos térmicos que podem, a alta velocidade, implicar o rebentamento do pneu.
  • Além disso, também aumenta as emissões de CO2.

 

Se os seus pneus têm excesso de pressão

  • A sua vida útil é reduzida devido ao desgaste acelerado na parte central do piso
  • A manobrabilidade na estrada é perigosa, especialmente em estradas de piso molhado.

Quando deve verificar a pressão dos pneus?

Um pneu perde ar de forma natural: geralmente, cerca de 0,1 bar por mês (1,45 PSI).
Este fenómeno também pode ser acelerado por outros fatores de fuga, como:

  • um furo acidental
  • uma válvula defeituosa: deve ser substituída cada vez que o pneu é substituído (incluindo as válvulas com sensor de pressão)
  • a inexistência de tampa da válvula: é essencial para garantir uma boa vedação
  • o estado da jante: deve ser limpa sempre que é montado um pneu


Por estes motivos, recomendamos verificar a pressão dos pneus uma vez por mês e antes de uma longa viagem.

Pode encontrar mais informações sobre as causas da perda de pressão neste artigo.

Se não usar os pneus durante muito tempo, por exemplo, se trocar de pneus duas vezes por ano para alternar entre pneus de verão e de inverno, é essencial verificar a pressão quando os volta a montar no carro.

Um pneu com a pressão correta é mais seguro, mais económico e mais amigo do ambiente!

Pode encher os pneus com uma bomba para encher pneus numa estação de serviço

Como encher os pneus em 3 passos

Passo 1: saiba qual a pressão recomendada para os seus pneus

Não procure a pressão recomendada no flanco dos seus pneus, não se encontra aí!

Geralmente, pode encontrar a pressão recomendada:

  • No autocolante no pilar da porta do condutor ou na tampa do depósito de combustível
  • No manual do veículo que costuma estar guardado no porta-luvas
  • Também pode usar a nossa calculadora de pressão
A pressão dos pneus recomendada apresentada no autocolante da porta do condutor
Uma bomba para encher pneus numa estação de serviço

Passo 2: verifique a pressão dos pneus

  • Vá até à bomba para encher pneus numa estação de serviço
  • Coloque o bocal de enchimento na válvula do seu pneu
  • O manómetro (manómetro de pressão dos pneus) apresenta o valor da pressão interna em bar ou PSI
  • O soprar que ouve é produzido pelo ar perdido pelo pneu. Isto não afeta diretamente a pressão dos pneus.

Passo 3: ajuste a pressão dos pneus

  • Compare a pressão apresentada no manómetro da pressão dos pneus com a recomendação do construtor do veículo
    • Se apresentar uma pressão acima do valor recomendado, liberte ar até obter o valor pretendido
    • Se apresentar uma pressão abaixo do valor recomendado, encha os pneus até à pressão indicada.

 

Como encher pneus quando estão frios ou quentes?

  • Verifique as pressões de preferência quando os pneus estão frios (pneus que não foram utilizados nas últimas 2 horas ou fizeram menos de 3 km a baixa velocidade) 
  • Se, contudo, a pressão for verificada quando os pneus estão quentes, adicione 0,3 bar (4,35 PSI) à pressão recomendada pelo construtor automóvel. A pressão deve voltar a ser verificada e ajustada quando os pneus estiverem frios.
  • Nunca esvaziar um pneu quente (a pressão aumenta com a temperatura).

A pressão da roda sobressalente também deve ser verificada?

Como um pneu perde ar de forma natural, também é necessário verificar a pressão do pneu sobressalente. Contudo, como este pneu não é utilizado todos os dias, basta fazer esta verificação uma a duas vezes por ano

A importância de um manómetro de pressão dos pneus aferido

Tenha atenção quando usar uma bomba para encher pneus numa estação de serviço: o manómetro de pressão dos pneus nem sempre está aferido, pelo que nem sempre é fiável.

Por este motivo, é importante:

  • verificar a pressão pontualmente junto de um profissional
  • ou verificar a pressão dos pneus com o seu manómetro de pressão dos pneus aferido (equipamento disponível nas lojas especializadas)
Um manómetro da pressão dos pneus

O compressor portátil para encher pneus: uma alternativa às estações de serviço

Um compressor de ar portátil é um acessório que envia ar comprimido para o pneu. Consoante o modelo, pode ser ligado à tomada do isqueiro do veículo ou a uma tomada elétrica. O manómetro de pressão incorporado permite garantir que coloca a pressão correta nos seus pneus.

Onde pode encontrar um compressor portátil para encher pneus?

Pode encontrar um compressor portátil nas lojas de acessórios para automóveis e em alguns supermercados.

O compressor portátil para encher pneus MICHELIN MCX6

Compressor portátil para encher pneus da MICHELIN

Deve encher os pneus com azoto?

O que é o azoto?

O azoto é ar ao qual foi retirado o oxigénio. Cerca de 79% do ar é azoto.

Como é utilizado o azoto?

Durante a montagem, os pneus são geralmente enchidos com ar comprimido. Mas alguns profissionais podem propor um enchimento exclusivamente em azoto.
A maioria dos pneus podem ser enchidos com ar ou azoto, desde que as pressões recomendadas pelo construtor automóvel sejam respeitadas.
O azoto e o ar comprimido misturam-se bem (ao ajustar a pressão, por exemplo).

Vantagens do azoto

Quando o azoto é aplicado em lugar do oxigénio, os seus pneus perdem menos ar e permanecem durante mais tempo com a pressão desejada.

Verifique a pressão dos pneus, mesmo quando enche os seus pneus com azoto

Infelizmente, existem outras fontes possíveis de fugas (área de contacto do pneu/jante, válvula, junção da válvula/jante, etc.) e, nesses casos, nem o ar nem o azoto conseguem garantir a pressão correta. Certifique-se de que verifica a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês e antes de uma grande viagem.

Onde se podem  encher os pneus com azoto?

Não existem estações de serviço onde possa encher os pneus com azoto. Este serviço não é gratuito, sendo geralmente disponibilizado pelos profissionais de pneus, oficinas ou concessionários. A rede Euromaster por toda a Europa, por exemplo, presta este tipo de serviço.

A válvula do pneu mantém a pressão do pneu no nível recomendado

Qual é a função da válvula do pneu?

  • Mantém a pressão do pneu no nível recomendado
  • Impede que a humidade entre no pneu
  • O tampão desempenha um papel fundamental para evitar que o pó entupa a válvula e garante a sua estanquidade. Recomendamos a utilização de tampões de boa qualidade.
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