
Como encher os pneus?
Como encher os pneus?
O enchimento dos pneus é um fator importante para garantir a sua segurança e a dos seus passageiros. Se a pressão dos pneus for incorreta, também pode afetar os custos de funcionamento do veículo, com um desgaste prematuro dos pneus e um consumo de combustível superior ao normal.
Neste artigo, vai ficar a saber tudo sobre quando deve verificar a pressão dos pneus e como encher os pneus em 3 passos simples. Vai ficar a saber que o enchimento dos pneus tem de ser feito de forma diferente, consoante os pneus estão frios ou quentes, e que a roda suplente deve ser verificada regularmente, embora com menos frequência do que os restantes pneus.
Também vamos abordar a questão de usar um compressor portátil para encher pneus, como uma alternativa às estações de serviço e ajudar na decisão se deve encher os pneus com azoto.
Um pneu perde ar de forma natural: geralmente, cerca de 0,1 bar por mês (1,45 PSI).
Este fenómeno também pode ser acelerado por outros fatores de fuga, como:
Por estes motivos, recomendamos verificar a pressão dos pneus uma vez por mês e antes de uma longa viagem.
Pode encontrar mais informações sobre as causas da perda de pressão neste artigo.
Se não usar os pneus durante muito tempo, por exemplo, se trocar de pneus duas vezes por ano para alternar entre pneus de verão e de inverno, é essencial verificar a pressão quando os volta a montar no carro.
Um pneu com a pressão correta é mais seguro, mais económico e mais amigo do ambiente!
Não procure a pressão recomendada no flanco dos seus pneus, não se encontra aí!
Geralmente, pode encontrar a pressão recomendada:
Como um pneu perde ar de forma natural, também é necessário verificar a pressão do pneu sobressalente. Contudo, como este pneu não é utilizado todos os dias, basta fazer esta verificação uma a duas vezes por ano
Tenha atenção quando usar uma bomba para encher pneus numa estação de serviço: o manómetro de pressão dos pneus nem sempre está aferido, pelo que nem sempre é fiável.
Por este motivo, é importante:
Um compressor de ar portátil é um acessório que envia ar comprimido para o pneu. Consoante o modelo, pode ser ligado à tomada do isqueiro do veículo ou a uma tomada elétrica. O manómetro de pressão incorporado permite garantir que coloca a pressão correta nos seus pneus.
Pode encontrar um compressor portátil nas lojas de acessórios para automóveis e em alguns supermercados.
O compressor portátil para encher pneus MICHELIN MCX6
O azoto é ar ao qual foi retirado o oxigénio. Cerca de 79% do ar é azoto.
Durante a montagem, os pneus são geralmente enchidos com ar comprimido. Mas alguns profissionais podem propor um enchimento exclusivamente em azoto.
A maioria dos pneus podem ser enchidos com ar ou azoto, desde que as pressões recomendadas pelo construtor automóvel sejam respeitadas.
O azoto e o ar comprimido misturam-se bem (ao ajustar a pressão, por exemplo).
Quando o azoto é aplicado em lugar do oxigénio, os seus pneus perdem menos ar e permanecem durante mais tempo com a pressão desejada.
Infelizmente, existem outras fontes possíveis de fugas (área de contacto do pneu/jante, válvula, junção da válvula/jante, etc.) e, nesses casos, nem o ar nem o azoto conseguem garantir a pressão correta. Certifique-se de que verifica a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês e antes de uma grande viagem.
Não existem estações de serviço onde possa encher os pneus com azoto. Este serviço não é gratuito, sendo geralmente disponibilizado pelos profissionais de pneus, oficinas ou concessionários. A rede Euromaster por toda a Europa, por exemplo, presta este tipo de serviço.
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