Como e quando deve verificar a pressão dos seus pneus?

Como os pneus perdem algum ar naturalmente, é importante verificar a pressão dos pneus regularmente. Caso contrário, existe o risco de perder aderência e aumentar as distâncias de travagem. Também pode danificar os seus pneus, reduzir a sua vida útil e aumentar o consumo de combustível.

Vejamos como estes riscos podem ser evitados.

Como verificar a pressão dos pneus do seu automóvel?

Numa estação de serviço

A forma mais fácil é ir a uma estação de serviço que tenha área de enchimento.

Depois de identificar a pressão recomendada pelo construtor, coloque o bocal do compressor na válvula.

Verifique se a pressão do pneu indicada corresponde à recomendação.
Se não apresentar a pressão correta, prima o botão para encher até atingir a pressão correta.

Com um compressor portátil

Também pode verificar e ajustar a pressão dos pneus a partir de casa. Tudo o que precisa é de um compressor portátil, que pode comprar nas lojas. 

Os acessórios para automóvel como o compressor portátil MICHELIN estão disponíveis em Michelin Lifestyle Ltd, bem como muitos outros produtos da marca.

O ideal é usar o mesmo compressor em cada verificação, para que a diferença de calibração entre os dois dispositivos não afete o nível de pressão dos seus pneus.

Quando deve verificar pressão dos pneus

Verifique sempre a pressão dos pneus sem os pneus terem circulado ou quando tiverem circulado muito pouco.

Porquê? Porque quando conduz, os pneus aquecem o que provoca um aumento da sua pressão. Se verificar a pressão dos pneus depois de conduzir durante algum tempo, vai parecer que o enchimento dos seus pneus é excessivo e poderá ter a tentação (errada) de retirar ar para ajustar a pressão.

Recomenda-se que verifique a pressão dos seus pneus quando o veículo tiver percorrido menos de 2 km. Isto dará uma leitura realista da pressão dos seus pneus. Se necessário, pode ajustar ao adicionar ar, caso apresente uma pressão baixa.

E em relação ao pneu sobressalente?

Muitas vezes o pneu sobressalente é esquecido no processo de verificação da pressão dos pneus. Contudo, se o seu veículo incluir pneu sobressalente, deverá poder contar com ele caso algum dos seus pneus fique furado. O pneu sobressalente também precisa de ser verificado regulamente, mesmo que não seja usado diariamente. Por isso, não se esqueça de verificar também a pressão.

Com que frequência deve verificar a pressão dos pneus?

Existe uma pequena quantidade de perda de ar que é normal, independentemente da idade e nível de desgaste dos seus pneus. À medida que o pneu circula, perde algum ar. Desta forma, para evitar os riscos mencionados acima, recomendamos que verifique a pressão dos seus pneus uma vez por mês.

Causas da perda de pressão

Porque é que o esvaziar dos pneus não acontece de forma idêntica com todos?

Existem vários motivos:

• se a válvula do pneu for um pouco porosa, a perda de ar no pneu vai ser mais rápida do que o normal.
• quando a jante é velha e está ferrugenta, também pode danificar o pneu e resultar na perda de pressão.
• se o seu veículo estiver sempre estacionado no mesmo local, os pneus expostos ao sol perdem o ar mais depressa do que os outros pneus.
• um furo, por exemplo provocado por um prego, pode originar uma perda de pressão lenta e estável.

Durante a sua verificação mensal, se notar uma diferença significativa entre um pneu e os restantes, pode ser sinal de uma anomalia. Neste caso, solicite uma verificação por um profissional.

Caso contrário, é comum existirem pequenas diferenças na pressão dos vários pneus. Crie o hábito de verificar a pressão dos pneus todos os meses para evitar usar os pneus com pressão insuficiente que leva ao desgaste prematuro dos seus pneus.

If your vehicle is always parked in the same place, tyres exposed to the sun lose air faster.
map search desktop

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Automóvel
  • Automóvel
  • Moto
Localizar-me
Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.