Como e quando deve verificar a pressão dos seus pneus?

Como os pneus perdem algum ar naturalmente, é importante verificar a pressão dos pneus regularmente. Caso contrário, existe o risco de perder aderência e aumentar as distâncias de travagem. Também pode danificar os seus pneus, reduzir a sua vida útil e aumentar o consumo de combustível.

Vejamos como estes riscos podem ser evitados.

Como verificar a pressão dos pneus do seu automóvel?

Numa estação de serviço

A forma mais fácil é ir a uma estação de serviço que tenha área de enchimento.

Depois de identificar a pressão recomendada pelo construtor, coloque o bocal do compressor na válvula.

Verifique se a pressão do pneu indicada corresponde à recomendação.
Se não apresentar a pressão correta, prima o botão para encher até atingir a pressão correta.

Com um compressor portátil

Também pode verificar e ajustar a pressão dos pneus a partir de casa. Tudo o que precisa é de um compressor portátil, que pode comprar nas lojas. 

Os acessórios para automóvel como o compressor portátil MICHELIN estão disponíveis em Michelin Lifestyle Ltd, bem como muitos outros produtos da marca.

O ideal é usar o mesmo compressor em cada verificação, para que a diferença de calibração entre os dois dispositivos não afete o nível de pressão dos seus pneus.

Quando deve verificar pressão dos pneus

Verifique sempre a pressão dos pneus sem os pneus terem circulado ou quando tiverem circulado muito pouco.

Porquê? Porque quando conduz, os pneus aquecem o que provoca um aumento da sua pressão. Se verificar a pressão dos pneus depois de conduzir durante algum tempo, vai parecer que o enchimento dos seus pneus é excessivo e poderá ter a tentação (errada) de retirar ar para ajustar a pressão.

Recomenda-se que verifique a pressão dos seus pneus quando o veículo tiver percorrido menos de 2 km. Isto dará uma leitura realista da pressão dos seus pneus. Se necessário, pode ajustar ao adicionar ar, caso apresente uma pressão baixa.

E em relação ao pneu sobressalente?

Muitas vezes o pneu sobressalente é esquecido no processo de verificação da pressão dos pneus. Contudo, se o seu veículo incluir pneu sobressalente, deverá poder contar com ele caso algum dos seus pneus fique furado. O pneu sobressalente também precisa de ser verificado regulamente, mesmo que não seja usado diariamente. Por isso, não se esqueça de verificar também a pressão.

Com que frequência deve verificar a pressão dos pneus?

Existe uma pequena quantidade de perda de ar que é normal, independentemente da idade e nível de desgaste dos seus pneus. À medida que o pneu circula, perde algum ar. Desta forma, para evitar os riscos mencionados acima, recomendamos que verifique a pressão dos seus pneus uma vez por mês.

Causas da perda de pressão

Porque é que o esvaziar dos pneus não acontece de forma idêntica com todos?

Existem vários motivos:

• se a válvula do pneu for um pouco porosa, a perda de ar no pneu vai ser mais rápida do que o normal.
• quando a jante é velha e está ferrugenta, também pode danificar o pneu e resultar na perda de pressão.
• se o seu veículo estiver sempre estacionado no mesmo local, os pneus expostos ao sol perdem o ar mais depressa do que os outros pneus.
• um furo, por exemplo provocado por um prego, pode originar uma perda de pressão lenta e estável.

Durante a sua verificação mensal, se notar uma diferença significativa entre um pneu e os restantes, pode ser sinal de uma anomalia. Neste caso, solicite uma verificação por um profissional.

Caso contrário, é comum existirem pequenas diferenças na pressão dos vários pneus. Crie o hábito de verificar a pressão dos pneus todos os meses para evitar usar os pneus com pressão insuficiente que leva ao desgaste prematuro dos seus pneus.

121581592 m

Cars in the city parking on sunset.

Encontre pontos de venda de pneus perto de si em segundos

Car
  • Car
  • Motorbike
Car
  • Car
  • Motorbike
Localizar-me

Cinco grandes cidades de Portugal

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.