A principal diferença entre os automóveis elétricos e os automóveis com motor de combustão interna reside nas transferências dinâmicas de carga e no aumento do binário associado a este tipo específico de motor. Isto é um desafio para os fabricantes porque o aumento da massa e do binário exigem pneus com maior rigidez lateral (rigidez em curva), para manter a sensação de manobrabilidade com um nível importante, uma aderência forte para permitir a aceleração, e também uma boa resistência para resistir ao desgaste ao longo dos quilómetros.
O peso da bateria é uma questão importante nos carros desportivos elétricos. Se tiver um motor elétrico potente, precisa de ter uma bateria forte, e isso reflete-se no peso. Num carro elétrico desportivo, o peso médio da bateria ronda os 400 kg.
Atualmente, os construtores automóveis propõem dois tipos de veículos elétricos:
- Veículos convencionais transformados em veículos elétricos
- Plataforma totalmente nova
No caso de um veículo convencional transformado num veículo elétrico, geralmente, a dimensão dos pneus não sofre grandes alterações em relação aos MCI (motores de combustão interna). Assim, o desgaste pode ser mais rápido do que num MCI.
Para as plataformas totalmente novas, os valores de massa e binário são considerados desde o início, a dimensão dos pneus é ajustada e, geralmente, bastante maiores do que os modelos MCI equivalentes. O desgaste será semelhante ao verificado nos MCI.