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Precisa de pneus específicos para o seu veículo elétrico?

Sugestões e conselhos automóveis

Descubra tudo o que precisa de saber sobre os pneus adequados para veículos elétricos e como estes contribuem para a autonomia, o consumo de energia e a experiência de condução em geral.

Que características exigem um desempenho especial dos seus pneus?

E enquanto a bateria armazena a energia, é o motor elétrico que fornece o binário instantâneo (e sem som dentro do carro!) Num veículo elétrico, assim que carrega no acelerador, é imediatamente disponibilizada 100% da potência do veículo. Isto significa que as transferências de peso são mais acentuadas, bastante mais intensas do que com um veículo de combustão interna. Isto também afeta o desgaste dos pneus.

Não se preocupe com isso: Os pneus MICHELIN têm isso em conta, na estrutura dos pneus e nos seus materiais.

A segunda caraterística é o ruído. Um carro elétrico é silencioso, certo?

Por esta razão, a nossa inovadora tecnologia MICHELIN Acoustic, presente em alguns dos nossos pneus, reduz até 20% o nível de ruído percetível no interior do veículo.(1) Isto torna a sua experiência de condução muito mais agradável, especialmente em autoestrada.

A terceira caraterística específica dos automóveis elétricos é a bateria e a sua autonomia, que deve ser tida em conta, especialmente em viagens longas. Através da resistência ao rolamento, os pneus contribuem para o consumo de eletricidade. Como veremos mais adiante, os nossos pneus têm um excelente desempenho neste domínio.

Como os pneus MICHELIN melhoram a autonomia da bateria?

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Equipar o seu veículo elétrico com pneus adequados garante-lhe uma autonomia ótima da bateria.
 
Como os pneus melhoram a autonomia? Lembre-se de que, para mover um objeto, é necessário fornecer-lhe energia. E entre a energia que recebe e a energia que devolve sob a forma de movimento, há sempre alguma perda, dissipada sob a forma de calor, porque o pneu tem de transmitir alguma energia ao solo. É a chamada resistência ao rolamento.
 
Na Michelin, desenvolvemos os nossos pneus para limitar esta perda de energia, a fim de otimizar a eficácia energética e reduzir o consumo inútil de energia. E, no que diz respeito aos veículos elétricos, quanto mais a energia for otimizada, maior será a autonomia do veículo!
 
Por outras palavras, é possível conduzir mais tempo com um único carregamento.

Os veículos elétricos causam maior desgaste nos pneus?

A principal diferença entre os automóveis elétricos e os automóveis com motor de combustão interna reside nas transferências dinâmicas de carga e no aumento do binário associado a este tipo específico de motor. Isto é um desafio para os fabricantes porque o aumento da massa e do binário exigem pneus com maior rigidez lateral (rigidez em curva), para manter a sensação de manobrabilidade com um nível importante, uma aderência forte para permitir a aceleração, e também uma boa resistência para resistir ao desgaste ao longo dos quilómetros.

O peso da bateria é uma questão importante nos carros desportivos elétricos. Se tiver um motor elétrico potente, precisa de ter uma bateria forte, e isso reflete-se no peso. Num carro elétrico desportivo, o peso médio da bateria ronda os 400 kg.

Atualmente, os construtores automóveis propõem dois tipos de veículos elétricos:

  • Veículos convencionais transformados em veículos elétricos
  • Plataforma totalmente nova
     

No caso de um veículo convencional transformado num veículo elétrico, geralmente, a dimensão dos pneus não sofre grandes alterações em relação aos MCI (motores de combustão interna). Assim, o desgaste pode ser mais rápido do que num MCI.

Para as plataformas totalmente novas, os valores de massa e binário são considerados desde o início, a dimensão dos pneus é ajustada e, geralmente, bastante maiores do que os modelos MCI equivalentes. O desgaste será semelhante ao verificado nos MCI.

Que pneus MICHELIN devo escolher para o meu carro elétrico?

Embora todos os pneus MICHELIN sejam adequados para veículos elétricos, alguns respondem a exigências específicas de condução.
 
O condutor de um veículo desportivo quer uma aceleração rápida, uma grande transmissão do binário e uma grande precisão no volante. Se é este o caso, MICHELIN Pilot Sport EV, concebido especificamente para estas necessidades, é uma ótima escolha.
 
O condutor de um sedã dá mais prioridade à segurança e ao conforto de condução. Se se identifica com este perfil, pode optar pelo MICHELIN e·Primacy, concebido para condutores como você.

Como posso maximizar a vida dos meus pneus para veículos elétricos?

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Tal como para qualquer outro pneu, existem duas formas principais de proteger os seus pneus do seu veículo elétrico e, assim, otimizar a sua vida útil: manutenção e estilo de condução.

A manutenção dos pneus de veículo elétrico implica o controlo da pressão, do alinhamento e do desgaste.

Esta é a melhor forma de aumentar a autonomia da bateria e a longevidade dos seus pneus do seu veículo elétrico. A pressão também deve ser adaptada conforme à carga transportada. Mas como saber qual é a pressão ideal dos pneus ? É simples! Os automóveis têm um autocolante do fabricante que indica a pressão recomendada para as dimensões específicas de cada pneu automóvel. Existem também recomendações consoante o automóvel esteja ou não carregado.

Nos dias que correm, condução ecológica é uma expressão que ouvimos cada vez mais e por bons motivos. Para reduzir o consumo de energia, o estilo de condução adequado não só maximiza a autonomia de um veículo elétrico, também otimiza a qualidade e a performance dos pneus.

Em resumo, o estilo de condução é particularmente importante. Aplique uma aceleração moderada e uma travagem regenerativa suave. Faça as curvas com cuidado. Essa é a melhor forma de aumentar a autonomia da bateria, e a longevidade dos seus pneus para o automóvel elétrico

AVISOS LEGAIS

(1) Medição de ruído interno, realizado em 2016, na dimensão 245/45 R19, com o KIA Cadenza. Nível de ruído medido na frequência “170-230Hz”. Os resultados podem variar de acordo com o veículo, gama e dimensão de pneus, velocidade e condições da estrada.

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