Explicação das marcações do pneu: como ler um pneu?

Neste artigo, vai aprender a ler a dimensão de um pneu, o seu código máximo de velocidade e índice de carga e ficar a saber como a marca, gama e tipo de pneu, são apresentados no seu pneu. Também vai aprender sobre outras marcações de pneu tais como o símbolo da montanha com neve, as letras M+S e o significado da marcação EO.

O que significam os números nos pneus?

Se observar o flanco do seu pneu, vai reparar em vários códigos e símbolos alfanuméricos. O que significam estas marcações do pneu? 

Estas  marcações do pneu fornecem informação importante sobre a utilização do pneu ou substituição.

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Como ler as dimensões dos pneus?

tyre size

A dimensão dos pneus é definida por números e uma letra, como mostrado aqui a amarelo. 

Tenha em atenção que, por vezes, estes caracteres incluem letras adicionais que recomendam a utilização do pneu.

Tais letras podem ser:

  • P:   Automóvel de passageiros
  • LT: Camião ligeiro
  • C :  Pneu de carrinha comercial
  • XL, HL or Reinforced : Pneus com uma capacidade de carga superior ao normal para a sua dimensão. Estes pneus devem ser substituídos por outros equivalentes (p. ex.: um pneu HL por outro pneu HL)
  • T: Temporário (roda sobressalente)

     

Como ler um pneu quanto à largura e perfil?

Exemplo: 205 / 55

Estas são marcações de pneu importantes que vão ajudar a encontrar o pneu certo quando precisar de ser substituído.

O primeiro dos dois números representa a largura da secção nominal do pneu. É apresentado em milímetros e define a distância entre o flanco interior e exterior do pneu. Por exemplo, 205 significa que o seu pneu apresenta uma largura nominal de 205 mm.

O segundo número é a relação entre a altura do flanco do pneu e a largura do pneu. É apresentado em forma de percentagem. Por exemplo, 55 indica que a altura do flanco, entre o topo do piso e a jante, representa 55% da largura do pneu. 

Como ler um pneu quanto ao tipo de construção e diâmetro da jante?

Exemplo: R 17

Estas marcações de pneu são geralmente compostas por uma letra e um número.

A letra R, indica que a construção interna do pneu é Radial.

A tecnologia Radial, inventada pela Michelin, usa combinações de borrachas e materiais de reforço em metal e têxtil para formar estruturas muito robustas na zona do piso, mas com flancos flexíveis. Permite uma maior durabilidade da vida útil do piso e reduz o consumo de combustível graças à redução da resistência ao rolamento.

Depois da letra encontra um número. No nosso exemplo: 17.
Este número, expresso em polegadas, indica o diâmetro da jante em que o pneu pode ser montado.

Como ler a carga e velocidade máximas de um pneu?

Exemplo: 91 V

No flanco do seu pneu encontra um número seguido de uma letra.
A classificação de carga ou índice de carga do pneu (no nosso exemplo: 91) é um código que corresponde à carga máxima (em kg) que pode ser transportada por cada pneu. 
O código de velocidade do pneu (no nosso exemplo: V) é um código que corresponde à velocidade máxima a que um pneu pode transportar a sua carga máxima.

 

load speed index

Encontra uma tabela de correspondência entre estes códigos e os seus valores no nosso artigo sobre índices de carga e velocidade. Estes índices e códigos são informações tão importantes como a dimensão do pneu, em especial quando se está a avaliar a escolha de pneus novos para o seu carro. 

Como identificar o nome da marca e a gama de pneu?

Isso é bastante fácil. O nome da marca do construtor está sempre apresentado no flanco, bem como a gama do pneu.
Nesta imagem, a MICHELIN e o nosso Boneco Michelin estão bem visíveis e o nome “Pilot Sport 4 S” é referente à gama do pneu.

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Como identificar o tipo de pneu? 

A palavra “Tubeless” no flanco do pneu indica que os seus pneus não precisam de câmara de ar. Por vezes, para algumas jantes é preciso usar câmara de ar, mas nesses casos é importante avaliar se a câmara de ar e o pneu são compatíveis.

Pelo contrário, a palavra “Tube type” significa que o pneu precisa de ser instalado com câmara de ar.

Qual é a vantagem? Uma montagem tubeless é mais leve, apresenta um consumo de combustível mais eficiente e, geralmente, é mais fiável devido aos danos que a câmara de ar pode ser sujeita durante a sua utilização.

tubeless

Como ler a pressão dos pneus?

Existem marcações no flanco do pneu (MAXLOAD e MAX PRESS) que indicam a carga máxima e a pressão máxima do pneu. Contudo, estes não têm de ser os valores de carga e de pressão a aplicar no seu veículo.

Para garantir que os pneus tenham um desempenho correto no seu veículo, deve consultar as pressões de enchimento recomendadas pelo construtor do seu veículo. Geralmente, estão disponíveis no manual do proprietário ou no autocolante no lado da porta do condutor ou na tampa do tampão do depósito de combustível.

max press

Como ler o código de data dos pneus?

O código da data do pneu é apresentado no campo DOT (Ministério dos Transportes), onde se encontram outras marcações do pneu. 
Os primeiros códigos são para os requisitos do mercado dos EUA. O código da data surge no final, com quatro números.
Os primeiros dois números identificam a semana e os últimos dois números o ano de produção. Neste exemplo, o código da data do pneu apresenta 4714, revelando que o pneu foi fabricado na 47.ª semana do ano de 2014.

No final do código DOT, é possível consultar o código da idade do pneu

Quanto a data de fim de vida do pneu, o único indicador é o desgaste. Isto pode ser medido com ajuda dos indicadores de desgaste.

Como sei que o pneu atingiu o nível de desgaste máximo?

Nos pneus Michelin, os pequenos altos ajudam a localizar os indicadores de desgaste do pneu no piso.

O seu pneu tem indicadores de desgaste.
Estes pequenos rebordos com 1,6 mm de altura estão presentes entre as esculturas do pneu. 

bibendum

Nos pneus Michelin, é fácil de identificar o pequeno símbolo do Boneco Michelin que se encontra em vários pontos no flanco do pneu. Ao identificar o Boneco Michelin, sabe que os indicadores de desgaste estão dispostos no mesmo sentido ao longo da largura do pneu.

Quando o piso do seu pneu estiver gasto ao mesmo nível dos indicadores de desgaste, significa que o pneu atingiu a profundidade mínima do piso.

Explicação das marcações do pneu: montanha com neve e M+S

1 - Montanha com neve
O seu pneu pode apresentar um logótipo composto por uma montanha com 3 cumes e um floco de neve. Este é o floco de neve na montanha de três cumes ou etiqueta 3PMSF: a norma mais recente para os pneus de inverno ou de neve. Garante um nível mínimo de performance no inverno porque existe um ensaio objetivo para os pneus com esta marcação. Este logótipo no seu pneu garante que é considerado como equipamento recomendado para aceder a áreas restritas como estâncias de esqui, por exemplo.
 

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2 - Marcação M+S
Alguns pneus apresentam a marcação M+S no flanco, incluindo os pneus all season e os pneus de inverno. Estas letras representam apenas as palavras “Mud” (lama) e “Snow” (neve) e indicam que o pneu é, de acordo com o construtor, um pneu de “neve”.  Contudo, nos pneus apenas com a marcação M+S, a performance em condições de inverno não é sujeita a ensaios regulamentares.

Apenas os pneus com a marcação “3PMSF” garantem uma performance adequada para o inverno, ao serem concebidos especificamente para usar na neve e terem cumprido todos os requisitos através de ensaios objetivos.

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Nos pneus de inverno certificados (M+S e/ou a marcação 3PMSF), a capacidade de velocidade pode ser inferior à dos pneus de verão originais.  Desta forma, se necessário, a velocidade do veículo deve ser limitada de acordo com os pneus de inverno montados. Em alguns países, por exemplo, onde o limite de velocidade teórico pode ser superior ao limite de velocidade dos pneus, poderá ser necessário colocar um autocolante a indicar esta velocidade inferior no interior do veículo, em posição bem visível para o condutor.

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Marcação EO

Alguns construtores automóveis equipam os veículos com pneus adequados especificamente às suas necessidades. 

Uma marcação no pneu, com  “Original Equipment” (Equipamento de origem), indica que o pneu foi concebido pelo construtor do pneu e aprovado pelo construtor do seu veículo para ser instalado de série.

A  marcação EO refere-se não só ao construtor, mas também, geralmente, ao modelo específico do carro.  A diferença entre este tipo de pneus pode estar relacionada com a manobrabilidade, conforto e ruído do veículo e, por vezes, devido a exigências da transmissão e sistemas de software do veículo. Além disso, a resistência ao rolamento é otimizada.

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A Michelin recomenda que o seu veículo seja originalmente equipado com pneus com marcação EO e que os pneus de substituição devem corresponder às versões com a marcação EO correta.

Na imagem de exemplo, a marcação “AO” corresponde à marca Audi, como pode verificar na tabela abaixo.

Tabela de marcações OE por marca de veículo:

Construtores automóveis
Marcação de equipamento de origem

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