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Tudo sobre o pneu

O pneu, um concentrado de tecnologias

Michelin 18 mai 2010

Tecnologia

A maioria das pessoas não presta atenção aos pneus, mas este são um concentrado de tecnologias inovadoras.

Estas inovações contribuem para que o pneu se adapte à estrada enquanto conduz com as melhores performances e máxima segurança. Proporcionam aderência, transmitem a potência de aceleração e capacidade de travagem, tornando a viagem confortável e guiando o veículo com precisão.

Apesar de existirem requisitos contraditórios: aderência e resistência, precisão de condução e conforto, a MICHELIN nunca abandona a escultura do pneu. Um pneu é composto por até 200 componentes. Alguns dos quais possuem uma função fundamental na segurança, eficiência energética e performances.

A tecnologia do pneu MICHELIN Energy SaverTM Saver

Cerca de 20% do consumo total de combustível de um veículo é imputado aos pneus

Se pretende economizar combustível, obter uma maior duração com a máxima segurança, o MICHELIN Energy SaverTM é o seu pneu. A sua tecnologia foi concebida para reduzir a resistência ao rolamento, o que se traduz na redução do consumo de combustível e das emissões de CO2(1)

A última tecnologia

O MICHELIN Energy SaverTM consome menos combustível com a máxima segurança em estrada molhada. Tal deve-se, em parte, a uma nova geração de composto de borracha com 100% de sílica. A substituição parcial do negro de carbono por sílica em 1992 serviu para que a MICHELIN lançasse a sua primeira geração de "pneus verdes", de baixo consumo de combustível. Desde o seu lançamento, a Michelin já vendeu 570 milhões de pneus "verdes" em todo o mundo.

Já se economizaram 11.300 milhões de litros de combustível e evitou-se a emissão de 28,5 milhões de toneladas de CO2(2)

Actualmente, a composição do MICHELIN Energy SaverTM é a última geração de sílica que substitui quase na totalidade o negro de carbono.

Mais seguro em estrada molhada, quilómetro após quilómetro, graças ao Durable Security Compound (DSC).

O DSC é o novo composto de borracha da banda de rolamento, não contém óleos aromáticos (em conformidade com a Directiva Europeia em vigor desde Janeiro de 2010), permite melhorar a travagem em molhado. Isto não ocorre só quando o pneu está novo como, igualmente, se encontra usado. O DSC garante uma travagem eficaz (patente Michelin) mantendo a rigidez da borracha da escultura, durante toda a vida do pneu.

Tecnologia do novo MICHELIN Pilot Sport 3. "Amplifica as sensações ao volante"

Graças ao novo MICHELIN Pilot Sport e pode experimentar o prazer de condução desportiva na sua totalidade e em qualquer condição. Uma gama completa de tecnologias oriundas da competição melhoram simultâneamente a segurança em estrada molhada, a precisão da condução em estradaas secas, bem como, a duração. Para conseguir este equilíbrio, o pneu foi concebido com base em tecnologias exclusivas muito avançadas como Green Power Compound, Antisurf system e escultura com deformação programada.

Green Power Compound: altas performances e eficiência energética

Este composto de borracha revolucionário permite conciliar o equilíbrio entre a aderência em molhado, economia de combustível e duração. Com 18 vitórias, sendo as últimas 12 consecutivas, nas 24 Horas de Le Mans, a MICHELIN inventa o desporto responsável.

Green Compound

Antisurf system: óptima aderência em molhado

Debaixo de uma forte chuva, a optimização do perfil do pneu MICHELIN Pilot Sport 3 permite-lhe sulcar as poças, onde outros pneus fariam aquaplaning.

Escultura com deformação programada: maior precisão de condução, mais duração

A precisão na condução e a capacidade de resposta estão estreitamente ligadas com a temperatura da borracha e as deformações daí resultantes. O MICHELIN Pilot Sport 3 apresenta a nova tecnologia original que soluciona este tipo de problema, mantendo a borracha uma temperatura óptima em qualquer circunstância. A baixa velocidade, a borracha da banda de rolamento aquece rapidamente onde consegue o nível de flexibilidade necessário para uma boa tracção. A alta velocidade, a borracha da banda de rolamento mantém-se rígida para evitar que a temperatura suba em excesso.

Pela primeira vez numa gama de pneus sport,a MICHELIN introduz a marcação "GREEN X":

A marcação "GREEN X" localizada no flanco do  MICHELIN Pilot Sport 3, é a garantia de que este pneu oferece um nível de eficiência energética entre as melhores do mercado. Com esta marcação, a MICHELIN compromete-se a reduzir o consumo de combustível dos veículos e, com isso, a diminuir as emissões de CO2.

 

Green X

Tecnologia MICHELIN para pneus de Inverno

Concentrado de tecnologia nos pneus de Inverno para a sua segurança em condições climatéricas mais adversas: frio, água, neve e gelo.

COMPOSTOS DE BORRACHA OPTIMIZADOS

Helio Compound

O composto de borracha Helio Compound que contém óleo vegetal de girassol, permite melhorar as performances em molhado e aumenta, igualmente, as performances na neve.

ESCULTURAS À MEDIDA

Stabiligrip

Para uma maior aderência e estabilidade, a tecnologia  Stabiligrip combina dois tipos de lamelas. Desta forma, melhora-se a tracção e consegue-se maior estabilidade na neve, para além de maior resistência a alta velocidade.

Lamelas MICHELIN VTS

Esta tecnologia baseia-se numa inovadora estrutura do pneu: as esculturas assimétricas da banda de rolamento e as várias lamelas melhoram a condução nas estradas cobertas de neve. Também melhoram a condução, graças a uma superfície de suporte mais larga na neve e a uma maior resistência a alta velocidade.
(1) Com relação aos seus principais concorrentes. Calculado com base nos testes de resistência ao rolamento TÜV SÜD 2009 e 2010 nas gamas MICHELIN mais vendidas e disponíveis no mercado europeo.
(2) Método de cálculo disponível no site: http://www.michelin-green-meter.com
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