Os pilotos têm de realizar entre 300 e 800 km diariamente, em condições muito variadas, com etapas que podem incluir a superação de dunas de areia ou terreno rochoso, piso solto ou lama. Existe apenas uma certeza: os pneus têm um trabalho muito difícil. O calor é outro fator importante, dado que o solo com temperaturas superiores a 50 °C aumenta os níveis de desgaste dos pneus.
- Em 2011, a MICHELIN apresentou o MICHELIN Desert Race, concebido especialmente para os novos modelos das motos de 450 cc, e percorrendo aos mais de 30 anos de experiência em provas de rali.
- Em 2013, os MICHELIN Desert Race ajudaram Cyril Despres a alcançar a sua quinta vitória e garantiram à MICHELIN, nesta competição, a sua 30.ª vitória desde 1982.
Os MICHELIN Desert Race foram concebidos para funcionar com “Bib-mousse”, o sistema de segurança “run-flat” apresentado pela MICHELIN no início dos anos 1980 e comercializado a todos os motociclistas. Com uma manobrabilidade e aderência melhoradas, melhor aderência lateral e excelente durabilidade, respondia a todas as necessidades dos principais pilotos que competiam na categoria de moto na edição deste ano do rali.