24 hours of Le Mans

AS 24 HORAS DE LE MANS

100 anos de paixão pelo automobilismo

A corrida de resistência definitiva para homens, máquinas e pneus

As 24 Horas de Le Mans é a corrida automobilística mais famosa e prestigiada do mundo. Organizada pela primeira vez em 1923, celebra o seu centenário em 2023. Michelin ganhou  prova inaugural em associação com o construtor de veículos francês Chenard & Walcker. O começo de uma longa história de êxitos para os pneus MICHELIN. Organizada por ACO (Automobile Club de l'Ouest), é uma prova do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. É a corrida mais longa da série e tem lugar no circuito mais amplo e rápido do calendário (longitude: 13,626 km / velocidade média: 240 km/h).

Michelin and Le Mans 2023 - A rewarding journey - Michelin Motorsport

Para ganhar, 1 só regra: vence o carro que percorre a maior distância em 24 horas.
Em 2023, mais de 325.000 espetadores foram testtemunhas da vitória do Ferrari 499P #51, que percorreu mais de 4.659 km, ou 342 voltas, a uma velocidade média de 194,1 km/h. Tal como em 1923, a corrida esteve marcada pela chuva que caiu em forma de duas torrenciais que causaram estragos entre os 62 participantes. Também provocaram várias interrupções e, ainda intensa, a corrida teve dificuldades para estabelecer algum tipo de ritmo até próximo da meia noite de sábado. No final, houve praticamente 40 mudanças de líder em 24 horas. 

Junte-se a Allan McNISH para descobrir os segredos dos pneus MICHELIN vencedores de Le Mans.

Allan McNish, 3 vezes vencedor das 24 horas de Le Mans (1998, 2008 e 2013), oferece-lhe em exclusivo ser testemunho entre bastidores de como se fabricam os nossos pneus  de competição. Como se fabricam, dse desenham e são provados antes de serem montados nos carros da maior corrida de resistência do mundo? Como trabalham juntos engenheiros, técnicos e pilotos para alcançarem as melhores performances que no último momento conduzirão à vitória? Descubra-o nesta série de cinco episódios.

Behind the Scenes - Episode 1 -The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 2 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 3 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 4 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Behind the scenes - Episode 5 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport

Gama MICHELIN Pilot Sport para hipercarros e LMGTE Am

Todos los participantes de Hypercar y LMGTE Am disputarán las 24 Horas de Le Mans de 2023 con neumáticos de la gama MICHELIN Pilot Sport.

As 24h de Le Mans:  os diferentes pneus para a corrida

A diferença das outras sessões do Campeonato do Mundo de Resistência, onde as equipas estão limitadas a dois tipos de pneus lisos, o regulamento das 24 Horas de Le Mans permite o uso dos três tipos de compostos lisos.

As equipas Hypercar podem eleger entre três tipos de pneus lisos (macio, médio e duro). 
  • Macio: temperaturas inferiores a 15°C, ou corridas noturnas. 
  • Médio: temperaturas superiores a 15°C. 
  • Duro: temperaturas superiores a 30°C. 
  • Também está disponível uma opção WET versátil para condições que vão de húmidas a muito húmidas. 

 

Os hipercarros são a categoria principal para os protótipos mais potentes do desporto (à volta de 1.000 CV). A categoria inclui os carros LMH (Le Mans Hypercar) de Toyota, Peugeot, Ferrari, Glickenhaus e Vanwall, para além dos protótipos LMDh (Le Mans Daytona hybrid) de Porsche e Cadillac.

Os LMGTE AM podem escolher entre três tipos de pneus lisos e dois de chuva. 
  • Macios: temperaturas inferiores a 20 °C, ou corridas noturnas, por exemplo. 
  • Médio: temperaturas entre 15 °C e 35 °C. 
  • Duro: temperaturas superiores a 30 °C. 
  • Pneus de chuva: os Michelin Drying Wets (para condições secas) e Full Wets (chuva intensa) têm um design idêntico. 

 

Para as 24 Horas de Le Mans do centenário, os pneus Michelin levaram uma marca colorida nos flancos para facilitar a identificación qual o carro leva que tipo de pneu em cada momento.

Michelin foi designada pela FIA (Federação Internacional de Automóvel) e o ACO fornecedor exclusivo de pneus para os protótipos Hypercar. O regulamento LMGTE Am permite a competição aberta entre marcas de pneus, mas todos os competidores optaram por correr com pneus Michelin desde 2018.

Mais informação sobre las 24 Horas de Le Mans e os pneus Michelin para a corrida no nosso Guia da Corrida 2023."

Os grandes concorrentes confiam na Michelin em Le Mans

Com 32 vitórias absolutas às suas costas, incluindo uma série de 26 vitórias consecutivas desde 1998, Michelin tem uma experiência excecional nas 24 Horas de Le Mans e uma perícia única. Os 16 protótipos Hypercar que participaram na corrida de 2023 estavam equipados com pneus MICHELIN Pilot Sport. É a primeira vez que Michelin trabalha com tantos carros na categoria de cabeça da corrida. Ferrari, Porsche, Cadillac e Peugeot uniram-se na luta este ano, junto com Toyota que foi o primeiro construtor mundial de automóveis em comprometer-se com a categoria. O desafio para Michelin é proporcionar a estes carros os pneus mais competitivos possíveis no seu desempenho para ganhar as centenárias 24 Horas de Le Mans.

Todos os pilotos de Hypercar são profissionais experimentados e representan a fina flor e a nata das corridas de resistência. Na lista constam antigos vencedores de Le Mans, assimc omo ex pilotos de Fórmula 1 como Sébastien Bourdais, Sébastien Buemi e o Campeão do Mundo de F1 de 1997 Jacques Villeneuve.

Resultados das 24 Horas de Le Mans: 26 vitórias consecutivas de Michelin desde 1998

2023

Guidi/Calado/Giovinazzi

Ferrari 499P

2022

Buemi/Hartley/Hirakawa                   

Toyota GR010 Hybrid

2021               

Conway/Kobayashi/Lopez                

Toyota GR010 Hybrid

2020               

Nakajima/Buemi/Hartley                   

Toyota TS050 Hybrid

2019

Nakajima/Buemi/Alonso                    

Toyota TS050 Hybrid

2018

Buemi/Nakajima/Alonso                    

Toyota TS050 Hybrid

2017

Bernhard/Hartley/Bamber                 

Porsche 919 Hybrid

2016

Jani/Lieb/Dumas                               

Porsche 919 Hybrid

2015

Hulkenberg/Bamber/Tandy               

Porsche 919 Hybrid

2014

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 e-tron quattro

2013

Kristensen/McNish/Duval                  

Audi R18 e-tron quattro

2012

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 e-tron quattro

2011

Tréluyer/Fässler/Lotterer                   

Audi R18 TDi

2010

Dumas/Bernhard/Rockenfeller          

Audi R15 TDi

2009

Brabham/Gené/Wurz                        

Peugeot 908 HDi FAP

2008

Capello/Kristensen/McNish               

Audi R10 TDi

2007

Biela/Pirro/Werner                            

Audi R10 TDi

2006

Biela/Pirro/Werner                            

Audi R10 TDi

2005

Kristensen/Lehto/Werner                  

Audi R8

2004

Kristensen/Ara/Capello                     

Audi R8

2003

Kristensen/Capello/Smith                 

Bentley Speed 8

2002

Biela/Kristensen/Pirro     

Audi R8

2001

Biela/Kristensen/Pirro     

Audi R8

2000

Biela/Kristensen/Pirro                         

Audi R8

1999

Winkelhock/Martini/Dalmas              

BMW V12 LMR

1998

McNish/Aïello/Ortelli                         

Porsche 911 GT1

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.