MICHELIN ATUA PARA REDUZIR O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Lideramos el camino hacia una movilidad con un impacto medioambiental reducido(1) desarrollando productos y soluciones diseñados para hacer la movilidad más segura, más accesible y eficiente.

INOVAMOS PARA CONCEBER AS NOVAS GERAÇÕES DE PNEUS 

Seguimos uma cartilha de eco design para avaliar o impacto no meio ambiente dos nossos pneus em cada etapa do seu ciclo de vida(2) com o fim de reduzir o impacto global mantendo ou inclusive melhorando as performances.

Motion For Life, Michelin - Performance Made to Last 15s - USA

Combater o desperdício concebendo pneus para durar

A verdadeira mudança é mudar menos. Chegue até ao final com o seu jogo de pneus. O nosso compromisso é garantir-lhe uma experiência de condução longa e segura desde o primeiro quilómetro até ao último, com pneus desenhados para que confie neles até ao limite de desgaste legal(3).

Motion For Life, Michelin - Environment 15s

Reduzir o consumo de energia dos veículos e das emissões de CO₂

Consumir menos combustível graças à baixa resistência ao rolamento. Desde o pneu MICHELIN Energy Saver original de 1992, lançámos seis gerações de pneus para automóveis com uma eficiência energética melhorada:en 30 anos, reduzimos para metade a resistência ao rolamento das principais linhas de pneus para turismos.(4)

Motion For Life, Michelin - Recycling 15s - USA

Investir na reciclagem para reutilizar os resíduos nos pneus 

Fabricar pneus com boiões de iogurte ou garrafas de plástico. As inovações em materiais de origem biológico e regeneráveis permitirão-nos transformar os resíduos quotidianos(5) em materiais para novos pneus, entre outros novos produtos. E para 2030, o nosso objetivo é ter utilizado até 13,5 milhões de toneladas de materiais recicláveis nos nossos pneus.(6)

O nosso primeiro pneu eco concebido: MICHELIN e.Primacy

MICHELIN e.PRIMACY é o primeiro pneu MICHELIN eco concebido cuja evolução do ciclo de vida se incorporou ao seu design, também é o primeiro pneu do mercado para o qual se publicou uma Declaração Ambiental de Produto (EPD). 

MICHELIN e.PRIMACY tyre

Vers un pneu durable

Uma linha de pneus turismo com 45% de materiais sustentáveis(7)

Em outubro de 2022, apresentámos uma linha de pneus de carro com 45% de materiais sustentáveis, homologada para utilização em estrada. O pneu possui performances equivalentes às dos pneus atuais(8). Estamos no bom caminho para alcançar o objetivo intermédio de 40% de materiais de origem biológico ou recicláveis (9) em todas as linhas de pneus para 2030 até 100% em 2050.

 

Protótipo MICHELIN UPTIS

O protótipo MICHELIN UPTIS(10) é uma solução montada sem ar (pneu e roda) para turismos. Reduz o risco de furos e outras avarias por perda de ar derivadas dos furos ou dos perigos da estrada e reduz o impacto no meio ambiente.

New generation of airless tire | Michelin

A Visionary Concept Tire | Michelin

Conceito VISION, um pneu fabricado com materiais 100 % sustentáveis

Apresentado em 2017, o conceito VISION compõe-se tanto de uma roda como de um pneu sem ar. 

De origem biológico, conectado e com uma banda de rolamento renovável, o conceito VISION oferece uma ilustração convincente de como o nosso modelo de desenvolvimento sustentável transformará os pneus daqui a 2050 e alcançará o objetivo de que em 2050 os pneus seja fabricados a 100% com materiais de origem biológico ou recicláveis.

Em 2050, os nossos pneus serão 100% sustentáveis

Uma receita mais complicada do que parece

ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS ATRAVÉS DO ESPORTE AUTOMÓVEL

Racing Today for Tomorrow’s Sustainable Mobility | Michelin

Um pneu fabricado com mais de 50% de materiais recicláveis e de origem biológico 

Desenvolvemos um pneu de corridas que já contém 53% de matérias primas recicláveis e de origem biológico. Monta-se no protótipo GreenGT H24 impulsionado por hidrógenio, um carro desenvolvido para corridas de resistência, assim como no Porsche GT4 ePerformance. Este pneu de muito altas performances demonstra que as tecnologias disruptivas podem continuar a render em condições extremas de competição.

Pneus sustentáveis já em circuito

Desenvolvemos os pneus WorldCup MotoE integrando, para a temporada 2022, uma média de 40%(11) de materiais recicláveis e de origem biológico, ao mesmo tempo que oferecem altos níveis de performances. Estes pneus equiparam 18 pilotos durante as 12 corridas da temporada MotoE em 2022.

What are sustainable materials? - Michelin Motorsport

DESENVOLVER INOVAÇÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS MAIS ALÉM DOS PNEUS

Algunos ejemplos de nuestras innovaciones sostenibles:

MS HYDROGENE GB

Tornar realidade a mobilidade do hidrógenio

Levámos 20 anos dedicados ao hidrógenio. Estamos convencidos de que a mobilidade por hidrógenio será um dos componentes essenciais da mobilidade limpa, complementar das baterias elétricas.

Fostering sustainable gastronomy

Fomentar a gastronomia sustentável

O guia MICHELIN compromete-se a apoiar a gastronomia sustentável. A Estrela Verde, é um novo prémio, iniciado em 2020, para os chefs que contribuem para que a gastronomia seja mais responsável, permitindo um estilo de vida mais sustentável para os seus clientes.

WISAMO - Maritime Nantaise

Decarbonizing maritime transport

The Wing Sail Mobility (WISAMO) project is an automated, telescopic, inflatable wing sail system that fits on merchant ships and pleasure craft.  Its revolutionary design enables ships to reduce their fuel consumption and CO2 emissions.

Expansion of Michelin Ecological Reserve

Descarbonizar el transporte marítimo

El proyecto Wing Sail Mobility (WISAMO) es un sistema automatizado, telescópico e inflable de vela alar que se instala en buques mercantes y embarcaciones de recreo.  Su revolucionario diseño permite a los buques reducir su consumo de combustible y sus emisiones de CO2.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE PORQUÊ MICHELIN:

Sustainable Development and Mobility

Desenvolvimento sustentável e mobilidade

A responsabilidade social do Grupo está plasmada na sua estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade. O seu objetivo é tornar a Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis e eficazes do mundo em todas as suas responsabilidades: económicas, no meio ambiente, sociais e sociais.

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Legal mentions

(1) Para mais informação https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/

(2) desde o fornecimento de matériass primas e a produção até às fases de utilização e reciclagem

(3) Por último quilómetro entende-se até à profundidade mínima legal da banda de rolamento (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal da banda de rolamento  no seu país. Encontrará mais informação em www.michelin.pt/performancemadetolast

As seguintes linhas de pneus estão concebidas para oferecer um alto nível de longevidade e performances duradouras: MICHELIN CrossClimate², MICHELIN CrossClimate 2 SUV, MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV, MICHELIN Pilot Sport 4 SUV, MICHELIN Pilot Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5.

(4) Cálculo interno comparando MICHELIN Energy (RR>12kg/T) vs MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot sport EV(RR <5kg/T) 

(5) "Resíduos quotidianos": milho, resíduos de madeira, frascos de alimentos, embalagens de plástico, garrafas de plástico...

(6) Qauntidade acumulada calculada de materiais reciclados consumidos pelo Grupo Michelin entre 2020 e 2030 no fabrico dos seus pneus com o objetivo de 40% de materiais recicláveis em 2030.

(7) Michelin considera que os materiais sustentáveis são materiais recicláveis ou materiales de origem biológico renováveis na escala de tempo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. A Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis ao longo da vida humana, como o petróleo. Por isso, alguns materiais, ainda que seja de origem mineral natural, como a sílica, não são tidos em conta na definição de "material sustentável" da Michelin. 

(8) Baseado em testes internos, em comparação com o atual MICHELIN Primacy 4 235/55R19 105W do mercado.

(9) os materiais reciclados são as matérias primas geradas por qualquer operação de reciclado mediante a cual os resíduos industriais ou pós consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. Excluem-se a reutilização energética e o reprocessamento de materiais para o seu uso como energia. (Baseado na definição da Diretiva Europeia de Resíduos). 

(10) UPTIS: Unique Puncture-proof Tyre System, pneu sem ar desenvolvido em parceria com Maxion, fornecedor de uma jante específica para o pneu UPTIS.

(11) Corresponde à média ponderada da massa dos pneus dianteiro e traseiro, respetivamente de 33% e 46% de materiais sustentáveis.

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