A tendência retro está a ganhar força. O espírito das motos antigas é desfrutar ao máximo do tempo de condução de uma bela moto de estilo “café racer” e admirar, especialmente, a sua inconfundível estética e personalidade.
Todos os fabricantes identificaram e compreenderam esta tendência: a Honda foi uma das primeiras marcas a regressar a este estilo de moto, para responder à procura dos clientes. Seguiu-se a Kawasaki com a reedição da sua W800, o primeiro modelo W, lançado em 1967. A Moto Guzzi V7 também está disponível desde 2008, numa versão que presta homenagem ao modelo clássico de 1966. Por fim, a Triumph que lançou recentemente a Bonneville, o seu primeiro modelo de 1959.
Mais recentemente, a BMW apostou forte na recuperação deste segmento com a maravilhosa Nine-T e foi um dos primeiros fabricantes a oferecer personalização.
Esta tendência não escapou à Harley-Davidson, que será, provavelmente, o fabricante mais alinhado com a estética “retro”. Os seus principais modelos, tais como a Fat Bob, a Forty-Eight, ou a V-Rod são prova disso.