Portugal

Guia de manutenção

Manutenção do automóvel no inverno

Michelin 18 mai 2010

Conduzir no Inverno

1. Monte 4 pneus de Inverno no seu veículo

Para ter a máxima segurança e controlo do veículo em condições invernosas o melhor é montar 4 pneus de Inverno. A Michelin não aconselha montar só 2 pneus de Inverno no eixo motor porque:

  • Se só se montam os pneus de Inverno no eixo dianteiro a aderência no eixo posterior reduz. Também se corre o risco de fazer piões (com tracção traseira) ou de entrar mal nas curvas (tracção dianteira ou traseira).
  • Se se montam os pneus de Inverno só no eixo traseiro perde-se aderência no eixo dianteiro e aumenta-se o risco de sair em linha recta ao entrar numa curva.

Mais informação sobre pneus de Inverno MICHELIN.

2. Enchimento dos pneus no Inverno

Quando faz mais frio a pressão dos pneus diminui. Por exemplo, para um pneu cheio a 2 bar a 20 ºC, a pressão que se leria no manómetro a 0ºC é de 1,8 bar.

Enchimento dos pneus no Inverno

O nosso conselho:
  • Ajustar a pressão dos pneus a frio, isto é, que não tenham rodado mais de 4 km., segundo a recomendação do fabricante do veículo.
Para mais conselhos sobre a pressão dos pneus, clique aqui.

3. Manutenção do veículo no Inverno

Recomendamos que siga estes conselhos:
  • Comprovar o estado da bateria frequentemente; pode-se descarregar devido às baixas temperaturas.
  • Lavar o carro regularmente para proteger o chassis, a carroçaria e os pneus da corrosão causada pelo sal.
  • Comprovar o estado dos travões.
  • Comprovar o estado das luzes.

Segurança do párabrisas

Um pequeno "arranhão" no párabrisas pode-se tornar numa grande greta com temperaturas extremas. É melhor reparar o párabrisas antes de chegar o Inverno. Se não o fizer, poderá correr o risco de ter de trocá-lo completamente. As condições de condução são más por si só no Inverno, por isso deve-se assegurar de ter uma boa visibilidade, comprovando regularmente o estado das escovas do limpa-párabrisas.

Segurança do párabrisas

Produtos anticongelantes

anticongelantes
No Inverno, é importante utilizar líquido de refrigeração do motor e lava-párabrisas com anticongelante. Os párabrisas sujam-se muito depressa por causa do sal e da humidade da estrada. Se utiliza água, em vez de produtos específicos, congela-se com as baixas temperaturas.

4. - Quando é preciso utilizar as correntes?

As correntes são dispositivos de utilização temporária que servem para ultrapassar zonas difíceis com pequenas quantidades de neve ou gelo.

Se não tem correntes, em qualquer loja de peças ou oficina podem-lhe aconselhar quais são as mais adequadas para o seu veículo. Antes da viagem seria recomendável aprender a colocá-las. É bastante incómodo e é perigoso montá-las no meio de um temporal, com as mãos frias e numa estrada de montanha. Um par de horas de treino agilizará esta operação consideravelmente.

É aconselhável levar um par de luvas e uma lanterna (talvez um frontal como o dos ciclistas ou montanhistas, pois terá as mãos ocupadas).

Para conhecer a gama de pneus de Inverno MICHELIN clique aqui.

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