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Pneu de inverno ou de neve: Qual é a diferença?

Sugestões e conselhos automóveis

O que é um pneu de Inverno? É diferente de um pneu de neve? Descubra o que precisa de saber sobre os pneus de Inverno e quando é aconselhável montá-los no seu veículo.

guide drive in snow 2

O que torna os pneus de inverno únicos?

 

Os pneus de inverno são pneus especificamente concebidos para uma condução segura a temperaturas inferiores a 7ºC, independentemente de a estrada apresentar neve ou não.

São identificados pelas marcações especiais, M+S e/ou 3PMSF, no flanco do pneu.

Quais são as diferenças entre pneus de inverno, pneus de neve e pneus de borracha térmica?

Na verdade, não existe grande diferença. Estes termos evoluíram ao longo do tempo e com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Hoje em dia, são mais vulgarmente designados por pneus de inverno, porque os seus benefícios podem ser sentidos não só nas estradas com neve, mas também em todas as condições de inverno, em particular nas superfícies molhadas das estradas a temperaturas < 7°C.

Por que razão devo equipar o meu veículo com pneus de inverno?

Os pneus de verão são consideravelmente menos eficazes quando a temperatura baixa. A borracha endurecida devido às temperaturas mais baixas resulta numa má aderência à estrada. É por isso que recomendamos a substituição dos seus pneus assim que a temperatura começar a descer abaixo de 7°C.

Desenvolvidos para as exigências da condução no inverno, os pneus de inverno são fabricados com materiais que se adaptam ao frio. Seja em terrenos secos, molhados, com neve ou gelo, a sua borracha flexível aliada a pisos profundos garante uma melhor aderência à superfície. O comportamento em estrada e a manobrabilidade do veículo são otimizados e a distância de travagem reduzida. 

winter tyre

Quando o frio altera a superfície das estradas

De outubro a abril, as condições de condução podem ser muito variáveis, e as superfícies das estradas podem variar de secas a húmidas, molhadas, com neve ou gelo. De qualquer forma, o clima está sujeito a ser frio, razão pela qual é importante utilizar pneus adequados para o inverno (pneus de inverno ou pneus para todas as estações) no seu veículo.

No mundo dos pneus, o inverno começa assim que a temperatura desce abaixo de 7°C, por isso, é nesta altura que é normalmente recomendado mudar para os pneus de inverno. A esta temperatura, a borracha dos pneus endurece e torna-se menos eficiente.

Segurança no inverno com pneus de inverno ou pneus All Season

Entre a neve, o gelo e o temido gelo preto, os condutores muitas vezes sentem-se menos seguros no inverno, mas isso não tem de ser assim.

Ao ter em conta, corretamente, os fatores de risco da condução em tempo frio e ao garantir que dispõe de equipamento adequado às condições de inverno (pneus de inverno ou pneus para todas as estações com certificação 3PMSF), pode sentir-se tão seguro no inverno como se estivesse num agradável dia de verão.

winter road

Fatores de risco quando faz frio

Os condutores tendem a acreditar que a neve e o gelo são os maiores perigos para a condução no inverno. E, no entanto, 9 em cada 10* acidentes ocorrem em estradas secas ou molhadas, em vez de em estradas cobertas de neve ou gelo.

A neve pode ser um perigo, mas está longe de ser o único. Mesmo no inverno, quase 9 em cada 10 incidentes* ocorrem numa estrada reta.

Como se explica este fenómeno? É uma questão de concentração. Os condutores tendem a ser muito mais vigilantes nas curvas apertadas e nas curvas cegas, enquanto que ao conduzirem nas cidades em estradas retas com boa visibilidade deixam a sua atenção divagar. Como resultado, o número de acidentes é significativamente maior nas áreas urbanas.

Em condições como estas, os seus pneus desempenham um papel ainda mais importante, razão pela qual é essencial equipar o seu automóvel (dependendo do seu tipo de condução) com pneus de inverno ou pneus para todas as estações

*Instituto de Investigação de Acidentes de Tráfico (VUFO) - Universidade de Dresde: 12.000 acidentes analisados em média, durante 12 anos.

Porque é que os pneus de inverno MICHELIN garantem as performances ao longo de toda a sua vida útil?

A banda de rolamento

O piso dos pneus de inverno é facilmente reconhecível, uma vez que apresenta numerosos cortes profundos. Estes são vulgarmente conhecidos como "lamelas". Estas lamelas (sulcos) localizadas no piso do pneu agem como "garras", garantindo uma performance ideal em terrenos secos, molhados, com neve e gelo.

Os pneus de inverno têm uma melhor aderência do que os pneus de verão em temperaturas inferiores a 7ºC, uma vez que são concebidos com:

  • 10 vezes mais lamelas
  • Lamelas 3D autoblocantes ao longo de toda a profundidade do piso, que melhoram a aderência durante a condução em estradas secas
  • 10% mais de profundidade do piso dos pneus, o que proporciona flexibilidade em estradas escorregadias
summer sculpture michelin pcy4
winter sculpture michelin alpin

Materiais de alta tecnologia

Os pneus de inverno também diferem dos pneus de verão em termos da composição química da respetiva borracha. Esta é formulada para permanecer macia mesmo em baixas temperaturas, aumentando a aderência em superfícies escorregadias (molhadas, com neve ou gelo).

  • A baixas temperaturas (menos de 7ºC), a borracha no piso dos pneus de verão endurece, inibindo a sua capacidade de aderência ao solo.
  • A composição única dos pneus de inverno faz com que permaneçam flexíveis e que agarrem a superfície da estrada de forma eficaz.

Porquê utilizar pneus com certificação 3PMSF quando a temperatura baixa?

Existem muitas razões para utilizar pneus especialmente adaptados (inverno ou para todas as estações) quando a temperatura começa a baixar.

Embora a marcação 3PMSF seja uma garantia de segurança e mobilidade na neve, os pneus com esta marcação são também concebidos para terem um bom desempenho em superfícies frias, escorregadias, molhadas ou geladas.

Em temperaturas inferiores a 7°C, os pneus certificados para o inverno (com as marcações M+S e/ou 3PMSF) são mais seguros e têm uma distância de travagem mais curta do que os pneus de verão em estradas molhadas, com neve ou gelo.

Automóveis Edito 3pmsf Tyre Sugestões e conselhos

É bom saber:

Se conduzir em condições invernosas, tais como neve ou gelo, apenas ocasionalmente, os pneus da gama MICHELIN CrossClimate são perfeitos para si. 

Se, no entanto, for regularmente confrontado com condições climatéricas adversas, a gama MICHELIN Alpin tem tudo o que é preciso para o levar com segurança onde precisa de ir.

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