Qual é a pressão de ar correta para os meus pneus de inverno?

A manutenção dos seus pneus, especialmente em termos de pressão dos pneus, é da maior importância para uma condução segura.

Leia para saber mais sobre a pressão correta para os seus pneus de inverno.

Quando e como devo verificar a pressão dos meus pneus?

Os pneus perdem ar naturalmente ao longo do tempo, o que significa que é necessário ajustar a pressão regularmente (recomendamos mensalmente), independentemente do tipo de pneus (verão, inverno ou todas as estações). A verificação periódica da pressão também assegurará que se aperceba de qualquer perda invulgar de pressão num pneu em comparação com os outros, o que poderá indicar uma fuga.

Também é aconselhável verificar a pressão dos pneus antes de fazer uma viagem longa ou se o veículo transportar uma carga pesada. Lembre-se de medir a pressão dos pneus quando estes estiverem "frios" (depois de conduzir menos de 3 km).

ck1u4pa0000gx0pqpqg8h868j cjud18vnv06nn0oo4e6699sru voiture edito article topic8 pression pneus hiver max max

Ajuste a pressão dos pneus para o inverno

As temperaturas do inverno têm um impacto direto nos seus pneus: quando a temperatura baixa, a pressão dos pneus também diminui.

Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês para fazer os ajustes necessários.

Pneus de inverno: Certifique-se de que está a ajustar a pressão nas condições corretas!

Esteja atento à temperatura ao encher os pneus de inverno.

Se estiver a ajustar a pressão numa garagem onde a temperatura interior é positiva (por ex.: 18 °C) enquanto a temperatura exterior é negativa (por ex.: -2 °C, para uma diferença de 20 °C com a temperatura interior da garagem), recomendamos que adicione 0,2 bar à pressão recomendada pelo fabricante.

Este ajuste compensa a diferença entre a temperatura interior mais quente e a temperatura exterior mais fria, assegurando que a pressão dos seus pneus de inverno está bem adaptada à condução no inverno. Se ajustar a pressão dos pneus no exterior, siga o nível de pressão recomendado pelo fabricante.

michelin pression calule

equipements speciaux

As coisas mais importantes a saber sobre como conduzir no inverno

É essencial seguir a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante do veículo. Pode encontrar as informações relevantes num dos seguintes locais:

  • no próprio veículo (na porta do automóvel ou na tampa do depósito de combustível);
  • no manual do utilizador do veículo;
  • nas recomendações do fabricante ou num guia automóvel profissional.


A subinsuflação pode ter um efeito significativo no comportamento do veículo e provocar um desgaste desigual dos pneus. O mesmo acontece com a sobreinsuflação. Verificar regularmente a pressão dos pneus minimiza o desgaste dos mesmos.

Encontre os pneus Michelin perfeitos para si em segundos

Outros artigos que lhe podem interessar