Onde comprar?

Pneus de inverno ou pneus para todas as estações: quais são melhores?

Sabemos que a escolha dos pneus pode ser difícil, razão pela qual a Michelin está aqui para ajudar. Quando o inverno chega e as condições da estrada começam a mudar, os seus pneus de verão começam a apresentar sinais de um desempenho abaixo do esperado. A solução? Pneus de inverno ou para todas as estações. Temos toda a informação para o ajudar a encontrar os pneus certos para si.

Pneus de inverno: Quais são as suas opções?

Na Europa, disponibilizamos dois tipos diferentes de pneus de inverno

  • Os pneus de inverno Alpin da Michelin foram concebidos para uma utilização na Europa Ocidental, onde os condutores enfrentam condições de frio, chuva e neve. 

  • Os nossos pneus de inverno Nordic, disponíveis com ou sem pregos, são adequados para uma condução em países como a Escandinávia e o norte da Rússia, onde as condições meteorológicas extremas são comuns. Estes pneus são especificamente concebidos para serem utilizados em temperaturas tão baixas como -40 ºC e podem circular no gelo. 


Em Portugal, os nossos pneus de inverno Alpin são a escolha mais popular entre os condutores, enquanto os nossos pneus Nordic são utilizados principalmente por quem vive em zonas montanhosas.

Pneus de inverno Alpin: Vantagens e fraquezas

O pneu de inverno MICHELIN Alpin foi concebido para oferecer um desempenho ótimo em temperaturas entre +7ºC e -20ºC. Estes pneus atingem o seu desempenho máximo em pisos molhados, frios e com neve, podendo mesmo ser utilizados em estradas com gelo. Se conduzir regularmente em condições de inverno, o Alpin é o pneu perfeito para si.

A única limitação destes pneus é que, uma vez ultrapassadas as temperaturas de 7ºC, a sua borracha começa a amolecer e o pneu torna-se menos eficaz à medida que o piso se desgasta, levando a uma perda de aderência em estradas secas ou em condições húmidas.

Consequentemente, se optar por utilizar pneus de inverno durante o período de inverno, é mais seguro trocá-los por pneus de verão quando a temperatura começar a subir novamente.

Pneus para todas as estações: tranquilidade o ano todo

O pneu para todas as estações tal como a gama MICHELIN CrossClimate, por outro lado, é um pneu híbrido com uma faixa operacional mais ampla do que os pneus típicos de verão ou inverno, pois é tão confortável a -10°C quanto a +30°C. Seu segredo? Combina as tecnologias dos pneus de verão e dos pneus de inverno e permite conduzir com segurança em superfícies secas e molhadas, inverno e verão, bem como na neve.

Em temperaturas acima de 7°C, ele comporta-se muito melhor do que um pneu de inverno em estradas secas ou molhadas. Também é menos barulhento. Pode mantê-lo durante todo o ano, sem ter de recorrer às rotações semestrais com pneus de verão que a utilização de pneus de inverno impõe. Isso economizará o seu tempo e facilitará a sua vida.

Por outro lado, se o pneu para todas as estações garante segurança e mobilidade na neve, não é tão eficiente quanto um pneu de inverno, que ainda é o que há de mais moderno nessa área.

Qual é o custo de equipar o meu veículo com pneus de inverno ou para todas as estações?

Colocar pneus de inverno no seu veículo não é algo que deve ser feito de ânimo leve. A escolha certa dos pneus para si depende do tamanho do seu veículo e dos seus hábitos de condução, com opções disponíveis para automóveis pequenos, berlinas, familiares, carros desportivos e veículos todo-o-terreno. O preço varia naturalmente de acordo com o tipo de veículo. Os pneus MICHELIN Alpin 6, por exemplo, estão disponíveis em 58 tamanhos com preços a partir de apenas 70€* por pneu. Esta gama foi concebida com tecnologia Evergrip e garante a sua segurança tanto em piso molhado como ao conduzir na neve, além de ter uma excelente duração. 

Em alternativa, pode comprar um conjunto de pneus para todas as estações, que têm um custo inferior ao de equipar o seu automóvel com pneus de verão e de inverno. Líder em termos de longevidade, estes versáteis pneus combinam a tecnologia dos pneus de verão e de inverno para oferecer um elevado nível de desempenho e segurança em todas as condições meteorológicas. A sua natureza híbrida torna-os económicos a longo prazo. 

Desempenho relativo dos pneus MICHELIN de verão, inverno e para todas as estações

Nota: As estrelas refletem o nível de desempenho indicativo dos 3 tipos de pneus a comparar.

Os pneus de verão MICHELIN Primacy 4 e Pilot Sport 4 têm um melhor desempenho em estradas secas e molhadas durante o tempo quente. Possuem uma excelente vida útil, como se pode esperar da marca MICHELIN.
Os pneus
MICHELIN CrossClimate+ são pneus para todas as estações que apresentam um bom desempenho tanto no verão como no inverno e, inclusive, na neve. A sua durabilidade está a par da dos pneus de verão, tornando-os líderes nesta categoria.
Os pneus de inverno
MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5 são os pneus com o melhor desempenho para as condições meteorológicas adversas do inverno, incluindo condições de neve e gelo.

Pneus de inverno ou para todas as estações: Sugestões para escolher o que melhor se adequa a si

O principal fator a considerar é o tipo de condições de inverno que provavelmente terá de enfrentar com o seu veículo.

Se encontrar regularmente estradas com neve, tiver de conduzir com temperaturas muito baixas, viver ou viajar frequentemente para zonas de difícil acesso no inverno (declives íngremes, estradas cobertas de neve, etc.), então a melhor opção para si é a utilização de pneus de inverno.

Se, no entanto, conduzir apenas ocasionalmente em estradas cobertas de neve (ou porque vive numa região com uma queda de neve mínima ou porque tira menos de três férias na neve por ano), então os pneus para todas as estações são a sua melhor escolha. Se já utilizou pneus de inverno, mudar para pneus para todas as estações evita que tenha de trocar os pneus bianualmente, economizando tempo e energia. 

Encontre o seu pneu perfeito
Procurar pneu
Procurar pneu