Posso continuar a utilizar os meus pneus de inverno no verão?

Pode ser tentador continuar a utilizar os pneus de inverno durante todo o ano, mas será que isso é realmente uma boa ideia? Leia este artigo para saber mais sobre as regras e regulamentos acerca dos pneus de inverno, o conforto que lhe oferecem na estrada, as suas caraterísticas de segurança e como podem poupar-lhe dinheiro. Eis tudo o que precisa de saber sobre a condução com pneus de inverno no verão e durante todo o ano.

Porquê escolher pneus de inverno ?

Os pneus de inverno, ou pneus de neve como às vezes são chamados, são concebidos para a estação de inverno graças às suas ranhuras largas e profundas. Este piso e borracha singulares adaptam-se às baixas temperaturas e oferecem uma excelente aderência à estrada em tempo frio, permitindo-lhe conduzir com confiança, independentemente das condições climatéricas.

Quando posso utilizar os meus pneus de inverno ?

Recomendamos a utilização de pneus de inverno (também conhecidos como pneus de neve) quando a temperatura começa a descer abaixo de 7 °C.

Porquê?

Ao conduzir em condições de inverno inferiores a 7 °C, a distância de travagem de um pneu de inverno é inferior à de um pneu de verão em qualquer tipo de terreno (seco, molhado, com neve, gelo preto), além de que o pneu de inverno oferece também uma melhor aderência.

bras bib hiver

Os pneus de inverno sofrem mais desgaste do que os pneus de verão ?

Ao contrário da crença popular, no que diz respeito à maioria das marcas, os pneus de inverno utilizados em condições de inverno não se desgastam mais rápido do que os pneus de verão utilizados durante os meses de verão.

Graças às tecnologias avançadas, os pneus de inverno de alto desempenho da Michelin duram quase tanto quanto os pneus de verão.

michelin alpin 6

É ilegal conduzir com pneus de inverno no verão?

Em Portugal, não há nenhuma lei que proíba a condução com pneus de inverno durante os meses de verão. Do mesmo modo, não existe legislação que exija a utilização obrigatória de pneus de inverno durante o inverno. Compete ao condutor utilizar pneus adequados à estação, dando prioridade à segurança e ao conforto na estrada.

Descubra 3 razões pelas quais não é recomendável circular com pneus de inverno no verão

1 - Por segurança

Os pneus de verão garantem a máxima segurança em estradas secas e molhadas quando a temperatura é superior a 7 °C.

No entanto, em temperaturas inferiores a 7 °C, os pneus de inverno certificados (com a marcação M+S e/ou 3PMSF*) têm melhores performances do que os pneus de verão em condições de inverno.
Ensaios realizados pela TÜV SÜD em 2013 com pneus 205/55 16 H.

braking on snow

2 - Por economia de combustível

A resistência ao rolamento de um pneu de inverno é superior à de um pneu de verão com a mesma dimensão.
Ao conduzir com pneus de inverno no verão, consumirá mais combustível e registará maiores emissões de CO2..

3 - Por comodidade

Trocar os seus pneus de inverno por tipos de pneus adequados às condições de verão e às temperaturas mais elevadas é uma escolha que também contribui para o conforto do condutor.
Os pneus de verão garantem uma melhor aderência à estrada em temperaturas superiores a 30 °C, permitindo-lhe conduzir de forma confortável e segura.

storing tyres

Como posso proteger devidamente os meus pneus de inverno durante o verão ?

Em temperaturas superiores a 7 °C, deve trocar os seus pneus de inverno por pneus de verão. Antes de guardar os seus pneus de inverno para o verão, certifique-se de verificar o seu estado. Pneus rachados não cumprem a sua função tão bem, mesmo que não tenham atingido o seu limite de desgaste. Deve também verificar regularmente o alinhamento dos seus pneus.

Pneumatici screpolati rischiano di perdere la loro efficacia, anche se il limite di usura non è stato raggiunto. Ricordati anche di controllare regolarmente l'allineamento delle gomme.

Puoi trovare un Rivenditore MICHELIN vicino a te con il nostro "Trova Rivenditori"

I vantaggi dei pneumatici All Season ?

A gama MICHELIN CrossClimate é um pneu certificado 3PMSF* para todas as estações do ano que oferece uma solução inovadora para pneus de verão e de inverno.

Com a gama MICHELIN CrossClimate pode conduzir com segurança tanto no verão como no inverno, sem ter que se preocupar em trocar os seus pneus quando o clima muda. Estes pneus são, portanto, a melhor opção para os condutores que vivem em zonas temperadas, onde o clima permanece ameno durante a maior parte do ano, com o ocasional pico de frio.

cjzsjqve109iz0pnwsep0aqfs cc 24 30 451 439 max

Descubra as nossas gamas de pneus de verão, pneus All season e pneus de inverno

Está a utilizar um navegador não suportado
Está a utilizar um navegador que não é suportado por este site. Isto significa que algumas funcionalidades podem não funcionar como pretendido, o que pode levar a comportamentos anormais quando estiver a navegar no site. Utilize ou atualize/instale um dos seguintes navegadores para tirar o melhor proveito deste site.