As nossas sugestões para escolher os melhores pneus de inverno
À medida que o inverno se aproxima, pode estar com dúvidas sobre que pneus de inverno escolher. Com os vários modelos e linhas disponíveis, existem algumas questões importantes a ter em conta:
- Ao contrário da marcação M+S, a marcação 3PMSF que pode ser encontrada no flanco, indica que os pneus cumprem as normas da UE e que passaram um teste normalizado, o que significa que será capaz de conduzir com segurança em condições meteorológicas de inverno.
- A uma temperatura inferior a 7°C, a utilização de pneus adaptados às condições meteorológicas de inverno é fundamental. Antes de fazer uma compra, siga estas sugestões para saber que pneus utilizar no seu automóvel, dependendo do seu tipo de condução, da marca e do modelo do seu veículo e do tamanho dos pneus.
Sugestão nº 1: escolha os seus pneus de inverno com base no local onde vive e no seu tipo de condução habitual
Se viver numa região com invernos longos e rigorosos, a MICHELIN recomenda a utilização de pneus de inverno.
A gama MICHELIN Alpin (por exemplo, os pneus MICHELIN Pilot Alpin 5, MICHELIN Pilot Alpin 5 SUV e MICHELIN Alpin 6) oferece uma experiência de condução segura, confortável e precisa mesmo nas condições meteorológicas mais extremas do inverno.
Se viver num local com tempo variável e queda de neve ocasional, os pneus para todas as estações MICHELIN CrossClimate são perfeitos para si. A gama MICHELIN CrossClimate oferece uma performance equilibrada que faz com que sejam adequados tanto para o verão como para o inverno, com elevados níveis de performances na neve.
Gostaria de saber mais sobre as diferenças entre os pneus de inverno e os pneus para todas as estações? Consulte o seguinte artigo: Pneus de inverno ou pneus para todas as estações: como escolher.
Sugestão nº 2: verifique a dimensão dos seus pneus
Para encontrar os pneus de inverno ou todas as estações adequados para o seu veículo, deve ter em consideração as medidas dos pneus.
Como encontro o tamanho do meu pneu ?
As dimensões do pneu incluem algumas informações diferentes :
- largura
- altura
- diâmetro
- índice de carga
- índice de velocidade


Que significa cada número e letra na dimensão :
225: largura do pneu (em mm)
45: perfil (em percentagem) da altura do pneu em relação à largura do pneu. Neste exemplo, 45 indica a altura do pneu e é igual a 45% da largura.
R ou ZR: estrutura radial
17: diâmetro interior, diâmetro do pneu em polegadas. 1 polegada = 2,54 cm. Isto corresponde ao diâmetro da roda para a qual o pneu foi concebido.
96: a carga máxima que pode ser suportada por cada pneu.
V: a capacidade de velocidade máxima do pneu. Neste exemplo, o V corresponde a 240 km/h
A dimensão dos pneus de inverno ou dos pneus para todas as estações deve corresponder ao dos pneus de verão, e o índice de carga deve ser o mesmo ou superior. Se optar por um conjunto Roda + Pneu, poderá poupar dinheiro ao escolher uma dimensão mais pequena, mas certifique-se de verificar se tal está aprovado para o seu veículo. Também pode escolher um código de velocidade ligeiramente inferior, que é mais adaptado para a condução no inverno e normalmente mais barato.
Agora que já sabe interpretar a dimensão dos pneus, utilize o nosso seletor de pneus para explorar a linha MICHELIN All Season.
Posso escolher um pneu de inverno com um índice de velocidade inferior ao recomendado pelo fabricante ?
Sim. Se o veículo estiver equipado com pneus de inverno com a marcação (M+S e 3PMSF) e o índice de velocidade dos pneus for inferior à velocidade máxima do veículo, estes ainda podem ser instalados desde que um autocolante a indicar a nova velocidade máxima se encontre no campo de visão do condutor.
Por exemplo: um automóvel com uma velocidade máxima de 205 km/h seria normalmente equipado com pneus com um índice de velocidade H. Se, em vez disso, equipar o automóvel com pneus de inverno com a marcação M+S ou 3PMSF e com um índice de velocidade T, deverá utilizar um autocolante a indicar que a velocidade máxima para este automóvel é de 190 km/h.