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Correntes de neve: quando e como colocá-las?

Sugestões e conselhos automóveis

Durante o inverno, as condições de condução podem ser perigosas e imprevisíveis, uma vez que as superfícies da estrada podem variar entre secas, molhadas, cobertas de neve ou geladas, por vezes num único dia. Em situações onde a lama, a neve e o gelo têm poder sobre a estrada, as correntes de neve são um acessório comum. Segue-se um guia sobre quando e como utilizá-las.

Quando devo colocar correntes de neve ?

1 - Coloque correntes se os seus pneus não estão certificados para utilização no inverno

 

Em certos lugares, particularmente em estradas montanhosas e estradas que levam a estâncias de esqui, pode haver legislação que exija a utilização de correntes de neve. Em Portugal, este requisito é assinalado pelo sinal de trânsito oficial D9.

Na maioria dos casos, porém, este sinal de trânsito é acompanhado de outro sinal que indica que são aceitáveis pneus de neve.

Sinal de trânsito regulamentar que indica a utilização obrigatória de correntes de neve

 

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2 - Coloque correntes se tem montados no seu veículo pneus de verão

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photo credits: Stéphane DUCLET

Embora os pneus de verão não sejam concebidos para uma utilização a temperaturas inferiores a 7 °C, muitas pessoas continuam a utilizá-los durante todo o ano. Nesses casos, é essencial utilizar correntes de neve ao conduzir em estradas com neve.
É importante salientar que a utilização de correntes está sujeita a algumas restrições:

  • Instalar correntes de neve em tempo frio, muitas vezes à noite e à beira da estrada, nunca é uma experiência agradável. Como resultado, muitas pessoas tendem a esperar até ao último minuto para as colocar, altura em que provavelmente já estão a conduzir em condições inseguras com pouca aderência e tração há algum tempo.
  • Em Portugal, é ilegal conduzir a mais de 50 km/h com as correntes de neve equipadas. 
  • Além disso, por razões de segurança e para evitar estragar as correntes de neve, é necessário removê-las assim que não houver mais neve na estrada.

Para evitar o inconveniente das correntes de neve, recomendamos a utilização de pneus adaptados às condições, tais como pneus de inverno ou para todas as estações.

3 - Se tens pneus de inverno ou All Season

Ao contrário dos pneus de verão, os pneus de inverno e para todas as estações são concebidos para a condução em condições de inverno. A sua borracha permanece flexível mesmo a baixas temperaturas e as suas ranhuras profundas proporcionam aderência em pisos frios e molhados, bem como na neve. No entanto, mesmo com estes pneus, as correntes de neve podem ser úteis na condução em condições extremas, uma vez que aumentam a aderência no gelo ou na neve.

Certifique-se de que escolhe cuidadosamente os seus acessórios. Os pneus de inverno e os pneus para todas as estações são mais adequados para correntes compósitas ou metálicas, uma vez que as meias de neve privam os pneus de inverno e para todas as estações da sua aderência natural à neve. 

chaines neige michelin

Quais são as diferenças entre pneus de inverno, pneus de neve e pneus de borracha térmica ?

A principal diferença está no design: as correntes de neve são colocadas no topo do piso do pneu, enquanto as meias de neve cobrem completamente as rodas. Com correntes de neve, a aderência é o resultado do trabalho conjunto do pneu e da corrente. Com meias de neve, é o material de tecido da meia que proporciona a aderência.

Desempenhos das correntes e dos revestimentos têxteis

Na neve dura, os dois sistemas funcionam quase da mesma forma, enquanto que na neve fresca e no gelo preto, as correntes são mais eficazes. São também mais resistentes e irão deteriorar-se mais lentamente nas estradas que foram limpas de neve. As meias, no entanto, são muito mais fáceis e rápidas de colocar.

Os diferentes tipos de cadeias

Até ao início dos anos 2000, só se encontravam correntes metálicas no mercado. No entanto, nos últimos quinze anos, nomeadamente por insistência da Michelin, novos conceitos de correntes, como as meias (S.O.S Grip) e as correntes compostas (Michelin Easy Grip), foram desenvolvidos para uma utilização mais fácil, principalmente em termos de instalação e de melhoria contínua da performance.

Para saber mais sobre a nossa linha de correntes de neve, visite o nosso website dedicado.

bibendum

Qual é a legislação sobre correntes de neve na Europa?

 

Cada país europeu tem a sua própria legislação sobre a utilização de correntes de neve. Estes regulamentos especificam os tipos de produtos que podem ser utilizados (por exemplo, na Alemanha e na Áustria, só podem ser utilizadas correntes metálicas) e como e quando podem ser utilizados.

 

Consulte a nossa tabela abaixo para ver os regulamentos em diferentes países europeus.

 

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                                                *Cette réglementation est soumise à des changements permanents

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As correntes de neve podem ser colocadas em qualquer veículo?

 

A maioria dos veículos pode ser equipada com correntes clássicas ou padrão, mas alguns veículos requerem correntes especiais. Isto deve-se normalmente ao facto de terem uma cave de roda mais pequena, o que significa que a utilização de correntes padrão pode causar danos no veículo. Se for este o seu caso, terá de utilizar meias de neve, correntes compósitas ou correntes laterais.

Antes de escolher um produto, terá de saber o modelo do seu veículo e o tamanho dos seus pneus.

Também deve ter em consideração o sistema de propulsão do seu veículo. Nos veículos com tração dianteira, as correntes de neve só devem ser colocadas nos pneus dianteiros, enquanto que os veículos com tração traseira devem estar equipados com correntes nos 4 pneus para garantir a tração na traseira e a aderência na frente. Os veículos com tração às 4 rodas também requerem correntes de neve em todos os 4 pneus.

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