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INFORMAÇÃO SOBRE OS RISCOS DE INCÊNDIO DOS PNEUS

Esta informação documento detalha os principais riscos de incêndio associados aos pneus, assim como, as medidas gerais de prevenção que devem ser aplicadas durante as fases de utilização e armazenamento. 
Respeitante aos principais tipos de pneus: turismo, comerciais, camião, moto, agrícola, avião, movimento de terra ou mineria, de competição e metro, bem como, todos os pneus com a tecnologia Michelin Acoustic. 
De assinalar que as medidas gerais estabelecidas nesta informação podem completar-se com  recomendações especificas disponíveis nas documentações técnicas para ter em conta as particularidades de uso das distintas gamas de pneus (por exemplo: para pneus de mineria).

Perigos de incêndio

  • Em condições normais de uso e armazenamento, os pneus não apresentam nenhum perigo particular.
  • Os pneus não se inflamam facilmente. É preciso uma forte fonte de ignição para iniciar a reação de combustão (ver os parâmetros de inflamabilidade no quadro abaixo).
  • Os pneus ardem libertando calor intenso e densos fumos negros que contêm produtos principais como óxidos de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogénio, ácidos halogenados e grandes quantidades de fuligem e material sem queimar. Em alguns casos, os pneus ardem libertando líquidos oleosos.
  • A composição do fumo do incêndio é muito variável dependendo da contribuição de oxigénio durante o incêndio (incêndio ao ar livre ou em espaço confinado, com ventilação insuficiente ou excessiva) ou das condições meteorológicas (vento, neve, chuva, temperatura exterior, ...).
  • A quantidade de fumo produzida pelos pneus pode comprometer rapidamente a visibilidade e, portanto, a evacuação. Em espaços confinados (como túneis de metro, plataformas e estações de metro, por exemplo), também podem comprometer a viabilidade da atmosfera.
  • A tecnologia Michelin Acoustic é constituída por uma banda de espuma de poliuretano colada no interior do pneu para reduzir a propagação do ruído de rolamento no habitáculo do veículo.  Esta espuma tem um comportamento particular fase ao fogo. Um pneu com a tecnologia Michelin Acoustic pode arder mais rápido que um pneu standard e libertar grandes quantidades de fumo espesso e tóxico.

Parâmetros de inflamabilidade de um pneu em condições de laboratório:

  • Ponto de inflamação: 288 °C
  • Temperatura de auto ignição: 315 °C
  • Poder calorífico: entre 24 e 30 MJ/kg em função da gama e composição do pneu.

Prevenção

  • Os pneus devem ser armazenados de forma estável, em locais frescos, secos e ventilados, longe de chamas abertas e de fontes de calor.  Em particular, não devem ser realizados processos de trabalho a quente (soldadura, desbaste, corte, etc.) nas imediações dos pneus sem dispositivos de segurança adequados.  Evitar-se-á o contacto direto com superfícies quentes (incluindo tubagens de aquecimento ou radiadores).
  • É obrigatório proibir fumar. 
  • Os pneus devem ser mantidos afastados da maioria dos produtos químicos, incluido os dissolventes, hidrocarbonetos como a gasolina, o gasóleo, os óleos, os lubrificantes, os ácidos e os desinfetantes.
  • A reação ao fogo dos pneus, e dos pneus com tecnologia Michelin Acoustic em particular (rápida propagação do fogo, libertação de grandes quantidades de fumo), faz com que seja necessário assegurar-se de que estão disponíveis todos os meios para evacuar o pessoal das zonas de armazenamento.  Recomenda-se realizar periodicamente simulacros de evacuação.
  • Não é recomendável armazenar pneus em sótãos. 
  • Os pneus devem ser utilizados nas condições para os quais foram concebidos. Os trabalhos a quente sobre a roda de um conjunto insuflado podem provocar acidentes muito graves.  Um aumento da temperatura provoca um aumento da pressão no interior do pneu, o que pode provocar o seu rebentamento. Os pneus insuflados sobre as rodas devem ser mantidos o mais longe possível das fontes de calor.
     

Resposta de emergência em caso de incêndio

  • Os principais agentes extintores são a água em grandes quantidades e espuma.  No início da intervenção, pode-se utilizar pó para suprimir as chamas antes de continuar com a água ou, eventualmente, espuma.
  • O arrefecimento de um pneu que ainda está sob pressão e que aqueceu deve fazer-se a uma distância razoável (de 5 a 10 m como mínimo), para que em caso de choque térmico e explosão, as pessoas não possam ser atingidas por fragmentos e pela onda expansiva. Tenha em conta que, em caso de incêndio de um pneu de mineria, devem ser aplicados os protocolos de segurança específicos. Consulte a informação técnica específica.
  • Um pneu aquecido pelas chamas acumula muito calor.  Por isso, é muito provável que volte a reacender.  Os pneus queimados que foram apagados devem ser vigiados durante várias horas e arrefecidos continuamente. A ausência de chamas não significa que o fogo esteja apagado.
  • Deve-se levar um equipamento de respiração autónomo quando se responda a um incêndio de pneus.
  • Deve-se evitar a exposição ao fumo da combustão.

 

O conteúdo das informações sobre os riscos de incêndio dos pneus refere-se sempre às condições normais de utilização previstas.

Esta información se basa en los conocimientos disponibles en el momento de su redacción na data de maio de 2023. 

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