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MICHELIN ATUA PARA REDUZIR O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

Lideramos o caminho para uma mobilidade com impacto ambiental reduzido(1) , desenvolvendo produtos e soluções concebidos para tornar a mobilidade mais segura, mais acessível e eficiente.

INOVAMOS PARA CONCEBER AS NOVAS GERAÇÕES DE PNEUS

Seguimos uma cartilha de eco design para avaliar o impacto no meio ambiente dos nossos pneus em cada etapa do seu ciclo de vida(2) com o fim de reduzir o impacto global mantendo ou inclusive melhorando as performances.

Combater o desperdício concebendo pneus para durar

A verdadeira mudança é mudar menos. Chegue até ao final com o seu jogo de pneus. O nosso compromisso é garantir-lhe uma experiência de condução longa e segura desde o primeiro quilómetro até ao último, com pneus desenhados para confiar neles até ao limite de desgaste legal(3).


Saber mais sobre performances que duram

Reduzir o consumo de energia dos veículos e das emissões de CO₂

Consumir menos combustível graças à baixa resistência ao rolamento. Desde o pneu MICHELIN Energy Saver original de 1992, lançámos seis gerações de pneus para automóveis com uma eficiência energética melhorada: em 30 anos, reduzimos para metade a resistência ao rolamento das principais linhas de pneus para turismos.(4)

Investir na reciclagem para reutilizar os resíduos nos pneus 

Fabricar pneus com boiões de iogurte ou garrafas de plástico. As inovações em materiais de origem biológico e regeneráveis permitir-nos-ão transformar os resíduos quotidianos(5) em materiais para novos pneus, entre outros novos produtos. E para 2030, o nosso objetivo é ter utilizado até 13,5 milhões de toneladas de materiais recicláveis nos nossos pneus.(6)

O nosso primeiro pneu eco concebido: MICHELIN e.Primacy

MICHELIN e.PRIMACY é o primeiro pneu MICHELIN eco concebido cuja evolução do ciclo de vida incorporou-se ao seu design, também é o primeiro pneu do mercado para o qual se publicou uma Declaração Ambiental de Produto (EPD). 

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Uma linha de pneus turismo com 45% de materiais sustentáveis(7)

Em outubro de 2022, apresentámos uma linha de pneus de carro com 45% de materiais sustentáveis, homologada para utilização em estrada. O pneu possui performances equivalentes às dos pneus atuais(8). Estamos no bom caminho para alcançar o objetivo intermédio de 40% de materiais de origem biológico ou recicláveis (9) em todas as linhas de pneus para 2030 até 100% em 2050.

Protótipo MICHELIN UPTIS

O protótipo MICHELIN UPTIS(10) é uma solução montada sem ar (pneu e roda) para turismos. Reduz o risco de furos e outras avarias por perda de ar derivadas dos furos ou dos perigos da estrada e reduz o impacto no meio ambiente.

Conceito VISION, um pneu fabricado com materiais 100 % sustentáveis

Apresentado em 2017, o conceito VISION compõe-se tanto de uma roda como de um pneu sem ar. 

De origem biológico, conectado e com uma banda de rolamento renovável, o conceito VISION oferece uma ilustração convincente de como o nosso modelo de desenvolvimento sustentável transformará os pneus daqui a 2050 e alcançará o objetivo de que em 2050 os pneus sejam fabricados a 100% com materiais de origem biológico ou recicláveis.



Em 2050, os nossos pneus serão 100% sustentáveis

ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS ATRAVÉS DO DESPORTO AUTOMÓVEL

Um pneu fabricado com mais de 50% de materiais recicláveis e de origem biológico 

Desenvolvemos um pneu de corridas que já contém 53% de matérias-primas recicláveis e de origem biológico. Monta-se no protótipo GreenGT H24 impulsionado por hidrogénio, um carro desenvolvido para corridas de resistência, assim como no Porsche GT4 ePerformance. Este pneu de muito altas performances demonstra que as tecnologias disruptivas podem continuar a render em condições extremas de competição.

Pneus sustentáveis já em circuito

Desenvolvemos os pneus WorldCup MotoE integrando, para a temporada 2022, uma média de 40%(11) de materiais recicláveis e de origem biológico, ao mesmo tempo que oferecem altos níveis de performances. Estes pneus equiparam 18 pilotos durante as 12 corridas da temporada MotoE em 2022.

DESENVOLVER INOVAÇÕES E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS MAIS ALÉM DOS PNEUS

Alguns exemplos das nossas inovações sustentáveis:


Tornar realidade a mobilidade do hidrogénio

Levámos 20 anos dedicados ao hidrogénio. Estamos convencidos de que a mobilidade por hidrogénio será um dos componentes essenciais da mobilidade limpa, complementar das baterias elétricas.

Fomentar a gastronomia sustentável

O guia MICHELIN compromete-se a apoiar a gastronomia sustentável. A Estrela Verde, é um novo prémio, iniciado em 2020, para os chefs que contribuem para que a gastronomia seja mais responsável, permitindo um estilo de vida mais sustentável para os seus clientes.

Descarbonizar o transporte marítimo

O projeto Wing Sail Mobility (WISAMO) é um sistema automatizado, telescópico e insuflável de vela de asa que se adapta a navios mercantes e embarcações de recreio. A sua conceção revolucionária permite que os navios reduzam o seu consumo de combustível e as emissões de CO₂.

Descarbonizar a navegação

O projeto Wing Sail Mobility (WISAMO) é um sistema automatizado, telescópico e insuflável de velas de asa instalado em navios mercantes e embarcações de recreio. A sua conceção revolucionária permite que os navios reduzam o seu consumo de combustível e as emissões de CO₂.

MAIS INFORMAÇÃO SOBRE PORQUÊ MICHELIN:

Confie em MICHELIN para uma vida melhor em movimento

Os mais exigentes confiam nos nossos pneus: consumidores, construtores, atores do mundo motorizado e líderes de opinião chave pedem os nossos produtos.

à cabeça da mobilidade elétrica

Estamos na vanguarda da mobilidade elétrica. Os nossos engenheiros colaboram estreitamente com os construtores de carros, scooters e bicicletas para conceber pneus com performances que importem aos proprietários de veículos elétricos.

Desenvolvimento sustentável e mobilidade

A responsabilidade social do Grupo está plasmada na sua estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade. O seu objetivo é tornar a Michelin uma das empresas mais inovadoras, responsáveis e eficazes do mundo em todas as suas responsabilidades: económicas, no meio ambiente, sociais e sociais.

Legal mentions

(1) Para mais informação https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards-sustainable-mobility/

(2) desde o fornecimento de matérias-primas e a produção até às fases de utilização e reciclagem

(3) Por último quilómetro entende-se até à profundidade mínima legal da banda de rolamento (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal da banda de rolamento  no seu país. Encontrará mais informação em www.michelin.pt/performancemadetolast

As seguintes linhas de pneus estão concebidas para oferecer um alto nível de longevidade e performances duradouras: MICHELIN CrossClimate², MICHELIN CrossClimate 2 SUV, MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV, MICHELIN Pilot Sport 4 SUV, MICHELIN Pilot Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5.

(4) Cálculo interno comparando MICHELIN Energy (RR>12kg/T) vs MICHELIN e.Primacy e MICHELIN Pilot sport EV(RR <5kg/T) 

(5) "Resíduos quotidianos": milho, resíduos de madeira, frascos de alimentos, embalagens de plástico, garrafas de plástico...

(6) Qauntidade acumulada calculada de materiais reciclados consumidos pelo Grupo Michelin entre 2020 e 2030 no fabrico dos seus pneus com o objetivo de 40% de materiais recicláveis em 2030.

(7) Michelin considera que os materiais sustentáveis são materiais recicláveis ou materiais de origem biológico renováveis na escala de tempo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. A Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis ao longo da vida humana, como o petróleo. Por isso, alguns materiais, ainda que seja de origem mineral natural, como a sílica, não são tidos em conta na definição de "material sustentável" da Michelin. 

(8) Baseado em testes internos, em comparação com o atual MICHELIN Primacy 4 235/55R19 105W do mercado.

(9) os materiais reciclados são as matérias-primas geradas por qualquer operação de reciclado mediante a qual os resíduos industriais ou pós-consumo são reprocessados em produtos, materiais ou substâncias. Excluem-se a reutilização energética e o reprocessamento de materiais para o seu uso como energia. (Baseado na definição da Diretiva Europeia de Resíduos). 

(10) UPTIS: Unique Puncture-proof Tyre System, pneu sem ar desenvolvido em parceria com Maxion, fornecedor de uma jante específica para o pneu UPTIS.

(11) Corresponde à média ponderada da massa dos pneus dianteiro e traseiro, respetivamente de 33% e 46% de materiais sustentáveis.