H24 Green GT prototype

WE RACE FOR CHANGE

Motorsport, um acelerador da inovação

PORQUE É QUE COMPETIMOS?

Ao longo de décadas orgulhamo-nos de ter demonstrado em todo o mundo o rendimento dos nossos pneus de competição. No entanto, hoje em dia a natureza de motorsport mudou.   

O colossal desafio que enfrentamos é desenvolver pneus tudo sustentáveis para o mercado de massas, cujo design e produção tenham um impacto limitado sobre os recursos da Terra, a biodiversidade e as emissões de CO₂, sem diminuir as performances que tornaram a marca MICHELIN um êxito.    

Por isso, mais que nunca, o mundo motorizado serve de inestimável campo de provas e acelerador da inovação tecnológica. As condições extremas inerentes ao automobilismo brindam-nos com a oportunidade de inovar, experimentar em tempo recorde, aprender, conceber novas soluções e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis que se tornem num benefício de todos.

Motorsport - #WeRaceForChange Michelin - 96s - UK

COMPETIMOS POR UMA VIDA MELHOR EM MOVIMENTO

We race for change - Performance made to last

Dedicamo-nos à competição para oferecer aos nossos parceiros um rendimento que dure desde a saída até à meta. O nossos compromisso consigo é oferecer-lhe uma experiência de condução segura que dure desde o primeiro quilómetro até ao último quilómetro graças a pneus nos quais pode confiar até ao limite legal de desgaste.(1)

We race for change - Sustainable materials

Continuamos a competir para superar novos desafios. Os nossos pneus contêm uma proporção cada vez maior de matérias primas de origem biológico e recicláveis (2). Os materiais avançados que desenvolvemos nos desportos motorizados beneficiarão a todos os pneus MICHELIN a partir de 2025.

We race for change - simulation

Corremos para encontrar respostas, simular, aprender da ciência de dados e superar-nos a nós mesmos. O nosso uso da engenharia de simulação no automobilismo está num processo de estender-se à produção de pneus, o que se traduz numa importante poupança de recursos e emissões de CO₂. 

LE MANS: O NOSSO CENÁRIO FAVORITO PARA A INOVAÇÃO DESDE HÁ 100 ANOS

Michelin innovations through the history of the 24H of Le Mans #WeRaceForChange

As 24 Horas de Le Mans que são disputadas em estradas normalmente abertas ao tráfego quotidiano, submetem os nossos pneus a limitações excecionais, desde a superfície irregular da pista até às mudanças repentinas de tempo temperatura. No entanto, os nossos pneus devem oferecer performances impecáveis e perfeitamente equilibradas, assim como, segurança, aderência e versatilidade desde o início da corrida até à linha de meta.

Inovação que mudaram a mobilidade:

The winner of the inaugural Le Mans 24 Hours was a Chenard & Walcker

Pneu desmontável

1923: O vencedor da edição inaugural das 24 Horas de Le Mans foi um Chenard & Walcker equipado com pneus MICHELIN. Completou a corrida a uma velocidade média de90 km/h. Os pneus desmontáveis revolucionaram a mobilidade ao combinar resistência, longa vida útil, comodidade e facilidade de uso.

A Lancia B20 GT won its class on radial tyres at the 1951 Le Mans 24 Hours.

Pneu radial

1951: Patentados em 1946 e comercializados a partir de 1949, os pneus MICHELIN X apresentavam uma revolucionária carcaça radial que incorporava cinturões metálicos para uma segurança, conforto e poupança de combustível duradouros. Um Lancia B20 GT venceu a sua categoria com pneus radiais nas 24 Horas de Le Mans de 1951.

Michelin was the first to race slick tyres at Le Mans

Pneu slick

1967: Michelin foi a primeira a montar pneus lisos em Le Mans. A sua banda de rolamento totalmente lisa e sem desenho proporcionava uma aderência superior em condições de seco. O Alpine A210 completou uma volta em menos de quatro minutos pela primeira vez na sua categoria e ganhou a classificação P1.6.

Alpine A442, the 1978 Le Mans winner

Pneu de altas performances

1978: A vitória do Renault-Alpine A442B em Le Mans em 1978 equipado com pneus radiais MICHELIN de alto rendimento expôs o extraordinário valor desta tecnologia. O resultado foi seguido pelo êxito na Fórmula 1, proporcionando uma prova adicional da superioridade dos pneus radiais e contribuindo para que a tecnologia se convertera na norma da indústria em todo o mundo.

Os avanços tecnológicos, como a evolução da tecnologia dos grupos motopropulsores, desde os motores de gasolina e diesel até às unidades de potência híbridas, a introdução dos travões de disco e uma aerodinâmica cada vez mais sofisticada, apresentaram novos desafios aos pneus. Tinham que adaptar-se a maiores limitações, como potências, cargas e binários mais elevados e, ao mesmo tempo, oferecer uma eficiência superior.  O historial de vitórias da Michelin em Le Mans esteve a altura da incrível revolução que experimentou a corrida em termos de rendimento. Só nos últimos 10 anos, ajudarão os protótipos LMP1 de ponta a completar até 750 km com um um só jogo de pneus a uma velocidade média de 240 km/h. Isto equivale à distância percorrida em dois grandes prémios de Fórmula 1.

Le Mans 2023: continuamos a inovar para um futuro sustentável

As 24 Horas de Le Mans do centenário não serão uma exceção no que respeita às inovações da Michelin:

  • Os últimos MICHELIN Pilot Sport Endurance Slicks e Wets concebidos para os emocionantes protótipos Hypercar de hoje foram concebidos de forma totalmente virtual utilizando tecnologia de simulador. O processo foi alargado ao desenvolvimento de pneus para o mercado de massas, o que se traduz numa importante poupança de recursos e de emissões de CO₂.
     
  • Este ano, apresentaremos um pneu de competição que contém 63% de materiais sustentáveis (materiales renováveis ou recicláveis de base biológica) para o protótipo de hidrogénio de GreenGT e ol Porsche GT4 ePerformance totalmente elétrico.  Este sucesso foi possível graças ao nosso conhecimento dos materiais sustentáveis no contexto dos pneus, sem detrimento nem das suas performances, nem do impacto no meio ambiente global.
Racing tyre that contains 63% sustainable materials
Designed to win

OS NOSSOS PNEUS ESTÃO CONCEBIDOS PARA VENCER

Somos o fabricante de pneus com mais vitórias nos principais campeonatos mundiais da FIA e FIM nos últimos 50 anos.
b2 moto

MICHELIN, PNEU OFICIAL MOTOGP™

24 hours of Le Mans

AS 24 HORAS DE LE MANS

100 anos de paixão pelo automobilismo

OS NOSSOS PARCEIROS CONFIAM EM NÓS

Também confia nos pneus MICHELIN em circuito ou estrada

Mais informação sobre porquê MICHELIN:

Collaborating with Porsche on its fully electric 718 Cayman GT4 E-Performance

A vanguarda da mobilidade elétrica

Estamos na vanguarda da mobilidade elétrica. Os nossos engenheiros trabalham em estreita colaboração com os construtores de carros, scooters e bicicletas para conceber pneus com performances que importam aos proprietários de veículos elétricos. 

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MENÇÕES LEGAIS

(1) Entende-se por último quilómetro até à profundidade mínima legal do piso (1,6 mm na Europa). Consulte a profundidade mínima legal do piso no seu país. Encontrará mais informação em https://www.michelin.co.uk/performance-made-to-last


(2) Michelin considera que os materiais sustentáveis são materiais recicláveis ou materiais de origem biológico renováveis na escala de tempo de uma vida humana e que não competem com o setor alimentar. Michelin não considera sustentáveis os materiais naturais não renováveis ao longo da vida humana, como o petróleo. Por isso, alguns materiais, ainda que sejam de origen mineral natural, como a sílica, não são tidos em conta na definição de "material sustentável" da Michelin. Os materiais recicláveis são as matérias primas geradas por qualquer operação de reciclagem mediante a qual os resíduos industriais ou pós consumo se reprocessam em produtos, materiais ou substâncias. Exclui-se a reutilização energética e o reprocessamento de materiais para a sua utilização como energia. (Baseado na definição da Diretiva Europeia de Resíduos).


(3) Para mais informação https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/working-towards

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