MICHELIN INOVA PARA ENFRENTAR O DESAFIO DA ELETROMOBLIDADE
Michelin desenvolve há mais de 100 anos soluções de mobilidade inovadoras. Os produtos e serviços da Michelin superam as expectativas dos clientes e limitam o impacto no meio ambiente. Já em 1899, Michelin desenvolve pneus para um veículo elétrico: o "Jamais Contente", o primeiro carro que bateu o recorde de velocidade de 100 km/h. Desde então, os primeiros pneus radiais até ao MICHELIN Energy Saver, Michelin não parou de inovar para criar pneus que emitam menos CO2, consumam menos recursos, durem mais e tenham uma menos pegada de carbono. Hoje, mais do que nunca, o desenvolvimento sustentável é a força impulsionadora po detrás da missão da Michelin e da sua oferta de produtos e serviços.
Michelin, pioneira e líder tecnológica em pneus para carros elétricos
Os veículos elétricos são exigentes com os pneus. Peso da bateria, binário do motor, travagem regenerativa, autonomia, baixo nível de ruído: a necessidade de ter em conta todas estas características específicas dos veículos elétricos significa que os consumidores e os construtores de automóveis prestam cada vez mais atenção aos pneus. Requerem pneus cada vez coz mais maior rendimento em termos de vida útil, eficiência energética, capacidade de carga e conforto, e Michelin aspira à excelência em todas eles.
Resistência ao rolamento
Para otimizar a autonomia da bateria, os veículos elétricos necessitam pneus com baixa resistência ao rolamento, um campo em que se reconhece a inovação e a liderança da Michelin. Michelin conseguiu aumentar a eficiência energética dos seus pneus para turismos em 20% nos últimos vinte anos sem comprometer a segurança nem a duração(1).
Duração
Os veículos elétricos são sinónimo de binário elevado, travagem regenerativa e baterias pesadas. Estes fatores influem inevitavelmente na vida útil e no rendimento de dos pneus ao longo do tempo, outro campo onde Michelin sempre foi pioneira. "Performances concebidas para durar"(2) ilustra o compromisso de Michelin de fabricar pneus que durem e ao mesmo tempo ofereçam um excelente rendimento no tempo para evitar a substituição prematura dos pneus.
Capacidade de carga
Os veículos elétricos são mais pesados devido às baterias. A Michelin fornece pneus com a mesma dimensão ou de maior diâmetro mas oferecem uma maior capacidade de carga. A Michelin também lançou o pneu Selfseal, que se repara em caso de furo poupando, assim, o acrescento da roda sobressalente.
Ruído
A tecnologia MICHELIN Acoustic contribui para reduzir o ruído interior causado pelos pneus gracias a um anel de espuma de poliuretano no interior do pneu; esta é uma grande vantagem para os veículos elétricos com motores silenciosos.
Michelin: um parceiro de confiança
Para além do rendimento real dos pneus, Michelin compromete-se a limitar o impacto dos seus produtos durante todo o seu ciclo de vida. Este foco sustentável converte o Grupo no parceiro preferido dos construtores de automóveis. Michelin tem quase 300 homologações de veículos elétricos e colabora com mais de 50 marcas em todo o mundo(3).
Dado que os veículos elétricos estão muito mais conectados, Michelin também pode reclamar a sua liderança em soluções de manutenção preditiva com algorítmos integrados. De facto, em 2021, Michelin foi o primeiro fabricante em lançar um pneu conectado com sensor integrado.
Pneus que marcam a diferença para os carros elétricos
Graças a mais de vinte anos de investimento, todos os pneus MICHELIN são compatíveis com veículos elétricos. Aqui tem dois exemplos de pneus MICHELIN para o seu veículo elétrico:
MICHELIN e.Primacy
Para os condutores de veículos elétricos, MICHELIN e·Primacy oferece 7% mais de autonomia de bateria(4).
MICHELIN Pilot Sport EV
O MICHELIN Pilot Sport EV é um pneu de design eco-responsável que oferece uma condução silenciosa e agradável combinada com um controlo duradouro para carros desportivos elétricos.
(1) - Fonte: Documento de registo universal Michelin 2022
(2) - As seguintes gamas estão concebidas para oferecer uma longa vida útil e performances duradouras: MICHELIN CrossClimate², MICHELIN CrossClimate 2 SUV, MICHELIN Primacy 4+, MICHELIN e.Primacy, MICHELIN Pilot Sport 4S, MICHELIN Pilot Sport 5, MICHELIN Pilot Sport EV , MICHELIN Pilot Sport 4 SUV, MICHELIN Alpin 6 e MICHELIN Pilot Alpin 5.
(3) - Fonte: Departamento de Equipamentos de Origem de Michelin Automotive (2023)
(4) - Quando está novo, o MICHELIN e·Primacy gera uma média de 2 kg/t menos de resistência ao rolamento que os seus concorrentes, quer dizer, uma poupança de combustível de até 0,21 l/100 km para um VW Golf 7 1.5 TSI, ou 7% mais de autonomia para um VW e.Golf com a dimensão 205/55 R16 91V, comparando MICHELIN e·PRIMACY (novo: 5.58kg/t) vs. MICHELIN PRIMACY 4 (novo: 7.74kg/t); BRIDGESTONE TURANZA T005 (novo: 7.17kg/t); CONTINENTAL ECOCONTACT 6 (novo: 6.39kg/t); CONTINENTAL PREMIUM CONTACT 6 (novo: 8.93kg/t); DUNLOP BLURESPONSE (novo: 7.97kg/t); GOODYEAR EFFICIENT GRIP 2 (novo: 7.01kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 BLUE (novo: 6.96kg/t); PIRELLI CINTURATO P7 (novo: 8.79kg/t). O “consumo de energia” refere-se ao combustível derivado do petróleo para os veículos com motor de combustão e híbridos e à eletricidade para os veículos elétricos.