A derradeira corrida de resistência para homens, máquinas e pneus
As 24 Horas de Le Mans são a corrida de automóveis mais famosa e prestigiada do mundo. Organizada pela primeira vez em 1923. A Michelin venceu o evento inaugural em associação com o construtor francês de veículos Chenard & Walcker. O início de uma longa história de sucesso para os pneus MICHELIN. Organizada pelo ACO (Automobile Club de l'Ouest), é uma ronda do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA. É a corrida mais longa da série e tem lugar no circuito mais longo e mais rápido do calendário (comprimento: 13,626 km/velocidade média: 240 km/h).
Para ganhar, existe uma única regra: ganha o carro que percorrer a maior distância em 24 horas.
Em 2024, mais de 329 000 espetadores testemunharam a vitória do Ferrari 499P #50, que percorreu mais de 4237 km,ou 311 voltas,a uma velocidade média de 176,3 km/h. Este ano, Le Mans proporcionou um cocktail alucinante de drama, suspense e aguaceiros que levaram a numerosos acidentes e a quase sete horas com os carros alinhados atrás do Safety Car! As condições excecionalmente difíceis dificultaram a escolha dos pneus, com os Hypercars a rodarem por vezes com pneus slicks no molhado e com pneus de chuva no seco. O final foi de grande ansiedade, com o carro vencedor praticamente sem combustível quando cruzou a linha de meta por uma margem de apenas 14,221 segundos!
Junte-se a Allan McNISH para descobrir os segredos dos pneus MICHELIN vencedores de Le Mans.
Allan McNish, 3 vezes vencedor das 24 horas de Le Mans (1998, 2008 e 2013), oferece-lhe em exclusivo ser testemunho entre bastidores de como se fabricam os nossos pneus de competição. Como se fabricam, se desenham e são provados antes de serem montados nos carros da maior corrida de resistência do mundo? Como trabalham juntos engenheiros, técnicos e pilotos para alcançarem as melhores performances que no último momento conduzirão à vitória? Descubra-o nesta série de cinco episódios.
Behind the Scenes - Episode 1 -The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport
Behind the scenes - Episode 2 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport
Behind the scenes - Episode 3 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport
Behind the scenes - Episode 4 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport
Behind the scenes - Episode 5 - The secret behind Michelin’s victories - Michelin Motorsport
A gama MICHELIN Pilot Sport para os Hypercars
Todos os Hypercar estão a disputar as 24 Horas de Le Mans de 2024 com pneus da gama MICHELIN Pilot Sport.

Ao contrário das outras rondas do Campeonato do Mundo de Resistência, onde as equipas estão limitadas a dois tipos de pneus slicks, os regulamentos das 24 Horas de Le Mans permitem a utilização dos três tipos de compostos slick.
As equipas Hypercar podem escolher entre três tipos de pneus (macios, médios e duros).
Macios: temperaturas inferiores a 15 °C, ou corridas noturnas.
Médios: temperaturas superiores a 15 °C.
Duros: temperaturas superiores a 30 °C.
Também está disponível uma opção WET versátil para condições que variam entre húmidas e muito molhadas.
Os Hypercar são a classe de topo para os protótipos mais potentes do desporto (cerca de 1000 cv). A categoria inclui os carros LMH (Le Mans Hypercar) da Toyota, Peugeot e Ferrari, Isotta Fraschini), bem como os protótipos LMDh (Le Mans Daytona hybrid) da Porsche, e Cadillac,Lamborghini, Alpine e BMW.
Desde o centenário das 24 Horas de Le Mans, que os pneus Michelin terão uma marca colorida nos flancos para facilitar a identificação do carro que está a utilizar o tipo de pneu em cada momento.
A Michelin foi nomeada pela FIA (Fédération Internationale de l'Automobile) e pelo ACO como o único fornecedor de pneus para os protótipos Hypercar.
Para mais informações sobre as 24 Horas de Le Mans e os pneus Michelin para a corrida, consulte o nosso Guia da Corrida 2024.
Os maiores construtores automóveis confiam na Michelin em Le Mans
Com um palmarés de 32 vitórias absolutas, incluindo um período contínuo de 27 vitórias consecutivas desde 1998, a Michelin tem uma experiência excecional nas 24 Horas de Le Mans e um conhecimento único. Todos os 23 protótipos Hypercar que disputam a competição em 2024 estão equipados com pneus MICHELIN Pilot Sport. É a primeira vez que a Michelin trabalha com tantos automóveis na categoria principal. Este ano, a Alpine, BMW, Lamborghini e Isotta Fraschini também entram na disputa, ao lado da Toyota, que foi o primeiro construtor automóvel mundial a inscrever-se nesta categoria. O desafio para a Michelin consiste em fornecer a estes veículos os pneus mais competitivos, enquanto se esforçam por vencer a 92.ª edição das 24 horas de Le Mans.







Os pilotos dos Hypercars são todos profissionais experientes e representam a elite das corridas de resistência. A lista inclui vários antigos vencedores de Le Mans, bem como ex-pilotos de Fórmula 1, como Sébastien Bourdais, Sébastien Buemi e o Campeão do Mundo de F1 de 1997, Jacques Villeneuve.