Michelin foi escolhida pela Ferrari como fornecedor oficial de pneus para o seu novo 296 GTB. Como resultado, Michelin fornecerá dois pneus diferentes para o carro: o MICHELIN Pilot Sport 4 S K1 para a condução predominantemente por estrada e o MICHELIN Pilot Sport Cup 2 R K2, homologado para a estrada, para os condutores que desejem superar os limites do seu carro na pista. Com o lançamento de cada novo modelo, Ferrari supera as performances da geração anterior. Michelin partilha da mesma filosofia e há muitoa anos assume o desafio junto do construtor de automóveis, concebendp pneus especiais à medida.
Rendimento
Para um carro tão excecional, o rendimento dos pneus é muito mais que um mero aspeto funcional. Na procura das máximas performances, é um fator determinante que proporciona segurança, precisão e prazer de condução, ao mesmo tempo que se adapta perfeitamente ao estilo do veículo.
Um desenvolvimento específico
Os pneus do Ferrari 296 GTB foram concebidos especialmente num projeto conjunto com as equipas da Ferrari e identificam-se pela marca própria da Ferrari com o símbolo "K" nos flancos dos pneus. O design à medida era a única solução para alcançar os níveis de rendimento exigidos pela Ferrari.
As equipas da Michelin implicaram-se desde o início do projeto, desde o momento em que foram definidas as especificidades técnicas. Foram necessários quatro ciclos de desenvolvimento e 18 meses para conceber os pneus que agora estão aprovados para a sua venda. A utilização de ferramentas de simulação muito avançadas e de vanguarda foi um fator importante. Permitiram reduzir significativamente a marca no meio ambiente do projeto graças ao fabrico de menos protótipos de pneus de teste e à redução do tempo e número de testes físicos e de desenvolvimento. O simulador também permitiu ajustar os pneus ao veículo com grande precisão.
Dois pneus, dois tipos de utilização
A Michelin desenvolveu dois componentes inovadores e duas tecnologias especiais para criar dois pneus com utilizações muito diferentes, e fê-lo seguindo a estratégia totalmente sustentável do Grupo: menor uso de matérias primas, menor resistência ao rolamento, redução do número de pneus fabricados e do número de testes físicos realizados.